31/01/2007

A ADEPOL/RJ e o teto dos delegados.

"A QUESTÃO DO TETO REMUNERATÓRIO DOS DELEGADOS FLUMINENSES
29/01/2007
Fonte : ADEPOL/RJ

NA JUSTIÇA E NOS DEMAIS PODERES. NOTA DA ADEPOL-RJ

1- Preliminarmente, como se sabe, por motivos políticos e sem qualquer base legal o subsídio do Governador do Estado encontra-se congelado no valor bruto de R$12.765,00 (doze mil, setecentos e sessenta e cinco reais), teto máximo remuneratório aplicável no Poder Executivo. Até agora, apesar de promessa do novo Governador Sérgio Cabral Filho, não foi aplicada a Lei Fluminense nº 4.057, de 30 dezembro de 2002, que estabelece a equivalência com os subsídios dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, em parcela única, no total de R$22.111,00 (vinte e dois mil e cento e onze reais).

2- O Órgão Especial do Tribunal de Justiça nos autos do mandado de Segurança nº 2005.004.01554 do SINFRERJ, no julgamento ocorrido no último dia 15, decidiu não conhecer do MS. já que a matéria deveria ser apreciada através de ação ordinária visando o estabelecimento da equivalência de subsídios entre o Governador do Estado e Desembargadores.
3- Por sua vez, em 22 de janeiro o OESP/TJERJ decidiu no Mandado de Segurança n° 2005.004.00535, relator o em. Desembargador Sílvio Capanema, que a verba de representação de 212% – comum às carreiras jurídicas, apesar de ser considerada por lei estadual, verba de natureza indenizatória, deve continuar dentro do teto. Ao denegar o MS. o Tribunal considerou que, não se aplicava esse direito, no ponto, tendo em conta que a representação permite a incidência no seu cálculo cumulativo dos triênios, admite o desconto do imposto de renda, bem como é mantida para os aposentados. Não tem, sublinhe-se, a referida representação no valor de 212%, natureza indenizatória, inobstante a existência da regra legal que servia de fundamento para o ajuizamento da ação da ADEPOL-RJ

4- Saliente-se, por oportuno, que encontra-se ainda pendente de julgamento de mérito no mesmo OESP/TJERJ, o Mandado de Segurança n° 2004.004.00883, rel. o em. Desembargador Paulo Ventura, com previsão para decisão próxima. Esse MS coletivo foi ajuizado pelas Associações dos Delegados de Polícia , dos Defensores Públicos e dos Procuradores do Estado e, obteve medida liminar, à época, suspensa, temporariamente, pelo Presidente do STF (Suspensão de Segurança n° 2.376).

Espera-se, nesse julgamento, na esteira do decidido pelo STF no Mandado de Segurança n° 24875, que o OESP/TJERJ mantenha o princípio constitucional da irredutibilidade, isto é, ninguém pode ter redução nos seus vencimentos, muito embora essas vantagens, a título pessoal, possam ser absorvidos pelos futuros aumentos

5- Por último, a ADEPOL-RJ, na esfera legislativa, ofereceu ao nobre Deputado Délio Leal um texto que se converteu no Projeto de Lei n°3721/2006 a fim de ser atualizada a norma que disciplina os subsídios do Governador do Estado que tem a seguinte redação:

PROJETO DE LEI Nº 3721/2006

DA NOVA REDAÇÃO AO ART. 1º, DA LEI Nº 4.057, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2002.

AUTOR: DEPUTADO DÉLIO LEAL

Despacho:A imprimir e às Comissões e Justiça; de Servidores Públicos; e de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle.

Em 28.11.2006.

DEPUTADO JORGE PICCIANI – PRESIDENTEA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RESOLVE:Art.1º - O art. 1º da Lei nº 4.057, de 30 de dezembro de 2002, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 1º - O subsídio mensal do Governador do Estado é o valor do subsídio de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e constitui-se exclusivamente de parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, de qualquer origem.

Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.Plenário Barbosa Lima Sobrinho, em 23 de novembro de 2006.

DEPUTADO DÉLIO LEAL

JUSTIFICATIVA

O art. 1º, da atual Lei nº 4.057, de 30 de dezembro de 2002, data venia, merece ser alterada. Efetivamente, os Desembargadores do Tribunal de Justiça, de acordo com a sua legislação de regência, não têm um subsídio base referido na citada L. 4.057.

O projeto, não acarreta aumento de despesa, releva registrar, tendo em conta que apenas busca aperfeiçoar o texto vigente e observa os parâmentros fixado pela Resolução nº 13, de 21 de março de 2006 do Conselho Nacional de Justiça, tudo em consonância com o disposto no § 12º, do art. 37, da Constituição Federal, com a nova redação dada pela Emenda Constitucional nº 47/2005.

A luta continua!

Wladimir Sergio Reale" (grifos nossos).

Disponível em http:www.adepolrj.com.br

Só para lembrar:

I-Vencimentos (brutos) e correspondências



II - Elucidação de delitos (dados oficiais)

http://urutau.proderj.rj.gov.br/isp/admin/paginas/upboletim/2003_06_Bol.zip).


III - Devassa

"PRIMEIRO ENTREVERO
10/01/2007
Fonte : JB - Coisas do Rio (cidade A13)
O Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado, Wladimir Reale, enviou ao governador Sérgio Cabral mensagem de protesto contra o subsecretário de Segurança, delegado de Polícia Federal Mário Derene que, em entrevistas, tem ameaçado fazer uma devassa na Polícia Civil: Trata-se de uma afirmação genérica e abstrata, dada por uma jovem e inexperiente autoridade policial, que será objeto de imediata interpelação judicial - reagiu o presidente da Adepol.
É a primeira rusga do novo governo na área de segurança".

Disponível em http:www.adepolrj.com.br


A pretensão soa justa?

Seu atendimento iria ao encontro de interesses PÚBLICOS?

6 comentários:

  1. Anônimo22:00

    caro major wanderby,

    acredito que para se reivindicar algo, primeiro deve-se mostrar algo à altura. se a classe reivindica um aumento significativo de salário, equiparando tetos, eles teriam por dever de apresentar resultados que fossem satisfatórios à altura da pretensão. Nesses dias que os cidadãos clamam por justiça e melhores condições de vida, que é atrelada diretamente com a segurança pública, não vejo motivo relevante para que se tome tal decisão por parte do executivo estadual, visando o referido teto remuneratório. De antemão digo que se for para melhorar os salários, que sejam melhorados os salários do policiais militares, que dão o "sangue" nas ruas 24 horas por dia para cumprir o que manda a Carta Magna brasileira em seu art. 144 § 5°, homens que deixam suas familias em casa sem a certeza de quando finalizado o serviço, irão conseguir chegar em seus lares e abraçar seus filhos.

    "Para quem combate, tudo!!! para que se esconde, o rigor da justiça!!!"

    ResponderExcluir
  2. Anônimo22:12

    ESTA SEMANA NO BLOG
    "O ALVO DA CHIBATA", MAIS UM ASSUNTO POLÊMICO NO EDITORIAL: "SONHAR NÃO CUSTA NADA, FOME ZERO E ETC"

    FALANDO SOBRE O FIM DO "rancho" NA PMERJ.

    ACESSE E DÊ SUA OPINIÃO: WWW.OALVODACHIBATA.BLOGSPOT.COM

    GRATO PELO APOIO, AVANTE GUERREIROS!

    posted by O FETO

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:29

    Major Wanderby,

    É uma enorme satisfação poder ler mais uma nova postagem em seu blog. Foram 12 longos dias de um "doloroso recesso". É isso Major, a vida continua, espero que o Sr. tenha reencontrado a "graça" de ser PM, pois essa "graça" tem inspiração e razão de ser no saudoso e inesquecível Cel. Wander.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo22:04

    E PRA QUE NINGUEM ESQUEÇA.. NADA MUDOU... OS ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE CABOS E SARGENTOS CONTINUAM TIRANDO SERVIÇO EXTERNO ALÉM DE ESTAREM NO CURSO DURANTE A SEMANA TODO.. AFINAL O DECRETO QUE DIZ QUE SÓ PODEM TIRAR SERVIÇO EXTERNO AL SD PM E AL OFICIAL VALE OU NÃO. E POR FALAR EM SERVIÇO EXTERNO... TODOS OS ALUNOS QUE APOIARAM O SEXTO BATLHÃO E GEPE NP SERVIÇO DO JOGO DE SÁBADO ALÉM DE CHEGAREM AS UNIDADES EM QUE ESTÃO FAZENDO CURSO AS 14:OO, NO MARACANÃ AS 16:30 E O RETORNO AS TUAS UNIDADES EM TORNO DE 1:00 E 2:00 DE DOMINGO E CHEGANDO CADA UM EM SEUS LARES ENTRE 3:00 E 5:00 DA MANHÃ NA SEUGANDA TERÃO TODOS QUE ESTAREM EM FORMAS NAS TUAS UNIDADES AS 8:00. COMO CONSEGUEM TER CORPO E CABEÇA PRA ESTUDAREM NA SEGUNDA FEIRA ALÉM DE CUIDAREM DE TUAS FAMÍLIAS... ALIAS NO DOMINGO ACHO QUE TODOS NEM ACORDARAM PRO ALMOÇO DE FAMÍLIA. MAS A PM É ISSO MESMO. E COMO DIZEM É CURSO !!! SÓ TOMANDO UM ENO E COMENDO UM PACOTE DE TRAKINAS. QUEMÉ SABE !!! FALTA POUCO. NO TEMPO 3 CANÇÃO DO POLICIAL MILITAR.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo22:46

    Leia esta semana no blog: O Alvo da Chibata.

    "Ratos e Urubus, larguem minha fantasia; fome zero - parte II"

    O relato importante de um PM indignado, continuando o assunto sobre o fim dos "ranchos" na PMERJ.

    acesse e dê sua opinião:
    www.oalvodachibata.blogspot.com

    grato pelo apoio dado,

    fraterno abraço, avante guerreiros!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo23:58

    Leia esta semana no blog: O Alvo da Chibata.

    "Os enteados de Hitler - A volta ao holocausto "

    O video da HUMILHAÇÃO DOS PRAÇAS no 8º BPM.

    acesse e dê sua opinião:
    www.oalvodachibata.blogspot.com

    grato pelo apoio dado,

    fraterno abraço, avante guerreiros!!

    ResponderExcluir

Comentários postados não representam necessariamente as opiniões do dono do blog.
Caso qualquer pessoa julgue um comentário inapropriado, basta solicitar sua exclusão através de comentário ou do email wanderby@gmail.com.