17/03/2007

Triste retrato da ação da polícia "investigativa" fluminense.

Vigário geral - 16/03/07




Mas tudo bem né?


Não era no "asfalto"!


Não foi com sua filha!

Mas o problema é que a continuar a permissividade quanto à conduta tresloucada, desviada, pouco inteligente, ineficaz, ineficiente e pirotécnica da Polícia Civil, em breve pode ser sim com a sua (minha, nossa) filha. E eu confesso que detestaria que a minha menininha, muito semelhante aquela coitadinha da foto, fosse vítima de tamanha imundice.


VOCÊ NÃO?


Enquanto isso, a Secretaria de Segurança Pública ... mudou de nome e de sigla.

Enquanto isso, efetivo da Polícia Militar foi retirado da ostensiva e preventiva missão de policiamento de trânsito para fazer... fazer... Fazer o que mesmo?

Enquanto isso, no Méier, o jogo do bicho continua a proliferar e sedimentar seus pontos e sua ostensividade; o transporte pirata idem... . E a polícia? A polícia? Onde tem estado? O que tem feito? Como tem sido empregada? PARA O QUE, PARA QUEM E POR QUEM TEM SIDO E M P R E G A D A?

Enquanto isso, os crimes contra agentes da lei (não me refiro - ainda - aos de "hoje", mas aos de ontem e de antes... lembrem-se deles) permanecem NÃO ELUCIDADOS, não merecendo sequer a criação de mais uma delegacia "especializada".

Enquanto isso, mais policiais militares são passados à disposição da Polícia Civil para, quem sabe... fazer polícia ostensiva. Ou seria investigativa?

Enquanto isso, a polícia "investigativa" comemora o recebimento de... um HELICÓPTERO. Um helicóptero para fazer... . Para fazer o que mesmo?

Enquanto isso... as coisas permanecem como antes e nossas polícias surgem na mídia ora como algozes de crianças, ora como vítimas de criminosos.

DE QUE CRIMINOSOS?

Enquanto a Polícia Civil patrulha os morros, as vias e até as mochilas de crianças, além de ver seus delegados lutando por melhores salários, com a equiparação ao "mundo jurídico"; pela manutenção do jugo sobre a polícia técnica, pela manutenção de "reservas de mercado", etc, QUEM INVESTIGA E ELUCIDA OS DELITOS?


ATÉ QUANDO VAMOS TOLERAR QUE A POLÍCIA CIVIL DESVIE SEUS ESFORÇOS DA INVESTIGAÇÃO E ELUCIDAÇÃO DE DELITOS PARA GASTAR DINHEIRO PÚBLICO FAZENDO... DESCULPEM, MAS NÃO SEI QUE NOME DAR À COISA RETRATADA NA FOTO.


(Foto original obtida em http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime)

6 comentários:

  1. Anônimo21:26

    Caro Major Wanderby!
    Não adianta jogar a culpa da nossa condenação a morte pelos vagabundos apenas na ineficácia da PCERJ. Tem é que se adimitar a "mea culpa" de que as mortes ocorrem também pela ineficacia nossa ou de alguns membros que só se preoculpam em encher o bolso de dinheiro e bajular politicos para não perder o comando de OPM (junto toda a fonte renda), enquanto isso morremos na mão de vagabundos e o máximo que o nosso setor de inteligência faz é dizer que os PPMM falecidos é que são culpados pelas próprias mortes.
    Ora, se temos um setor investigativo dentro da PMERJ por que esperarmos a PCERJ, que nem consegue elucidar a morte dos membros deles?
    Então deixemos de hipocresia e vamos falar bem claro: se uma praça morre é porque cagou pal e o nosso setor de inteligência tem mais o que fazer do que correr atrás de vagabundo que mata PPMMM.
    Conclusão: Ao invés de jogar a culpa da zona da nossa casa no vizinho, vamos arregassar as mangas e nós mesmos faremos cumprir a lei com o nosso poder discricionário que é muito maior doque o judiciário contra esses marginais usando estrito cumprimento do dever legal.
    E também, Major, a PCERJ só pode agir depois que formos mortos... aí é tarde demais!!!!!!
    Um forte abraço e tenha uma boa passagem pelo GCG.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo00:08

    Major,

    O Sr também achou um absurdo os policiais do BPFER revistarem um menino de 9 anos na estação do Engenho Novo e encontrarem cocaína e maconha na mochila do mesmo?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo00:45

    Gostaria de fazer umas perguntas:
    1 - porque o patrulamento da linha vermelha, uma das vias mais perigosas do Rio também é feito por policiais motociclistas?
    2 - a esse tipo de policiamento não torna o policial motociclista mais vulnerável a ser morto?
    3- porque o patrulhamento das linhas amarela e vermelha não são feito com viaturas brindadas?
    4 - porque durante à noite, a partir das 22;ooh, as viaturas da linha amarela não se posicionam nas respectivas saídas e/ou entradas nos dois sentidos da via para melhor combater o marginal que adentra a via de carro para assaltar; enquanto uma viatura de cada lado tenta identificar o veículo usado no assalto, as demais fechariam as únicas saídas, proporcionando a detençaõ do delinquente?
    5 - porque as viaturas das linhas amarela e vermelha não são vistas à noite em patrulhamento?
    6 - Porque o Comandante Geral não acaba com o BPVE, como fez com o BPTran, distribuindo os diversos policiais aos btl respectivos da Av Brasil/linhas amarela e vermelha, a fim de que cada Unidade se responsabilizasse pela sua área de policiamento, como era antes? PS: imagine se cada btl dispuzesse de uma viatura para patrulha a Brasil; Ex: o 4° BPM patrularia o trecho dentro de sua área, o 22° idem, etc, etc. A linha vermelha - desde o 18° BPM na sua área de patrulhamento; cada trecho que existisse um btl seria patrulhado por este, e assim para a linha vermelha.Verificaríamos que essas vias estariam mais patrulhadas que a zona sul.

    ResponderExcluir
  4. Caro Anônimo
    No momento em que passarmos a encarar como normais revistas a crianças, algo deve estar muito errado, seja em que local for.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10:17

    senhores....

    já chegamos ao absurdo de ter que basear vtr na porta da 65ª DP e da 66ª DP (esta semana, 14/03/07), porque eles pediram pelo amor de deus... e o coronel cmt disse que era determinação e teríamos que cumprir...

    porra, aqui na area de maré 34 tinha DPO com 03 homens e na madrugada além de ter que assumir ocorrências, tinhamos que deixar somente 01 homem dentro do DPO de piabetá (quem conhece sabe que é area crítica) para os outros dois ficarem baseados na porta da DP para o PC de plantão dormir até babar....
    isso é muita safadeza... e o nosso pm, sozinho no delta, a mercê do perigo iminente... tomando conta do predio e do armamento ali guardado? enquanto o PC dorme pra cacete? eles que tomem conta da delegacia deles!

    isso não é minha incumbência... arrego para o comandante que emana uma ordem desse tipo.... ele pensa mais no bem estar do PC do que do seu proprio comandado....

    assim, iremos continuar morrendo...

    ASS: HE-Man da Baixada

    ResponderExcluir
  6. Baseamento de viaturas da PM em frente à delegacias de polícia constitui, em minha modesta opinião, exemplo flagrante de nosso amadorismo e subserviência.

    ResponderExcluir

Comentários postados não representam necessariamente as opiniões do dono do blog.
Caso qualquer pessoa julgue um comentário inapropriado, basta solicitar sua exclusão através de comentário ou do email wanderby@gmail.com.