03/05/2022

Seu Amauri

Manhã de domingo.

Bonita manhã de outono carioca.

Contemplo a bela paisagem e os gatos de rua que a integram...

Repentinamente um Sr. trajando bermuda, camisa regata e boné indaga:

_ Pode bater uma foto minha?

_ Sim Sr. Com certeza - Respondo.

_ Em pé ou deitada? Como o Sr. prefere?

_ Tanto faz meu jovem (sic)...

_ Prefere ao lado da bicicleta mesmo? - Torno a indagar.

_ Tá de brincadeira né?! - Diz ele sorrindo ao mesmo tempo em que se afasta três ou quatro passos da mesma.

Foto batida e a conversa começa a brotar fluida...

_ Você é daqui mesmo?

_ Não Sr. mas costumo pedalar por essas bandas vez ou outra... E o Sr?

_ Faz mais de cinquenta anos que moro aqui...

_ Adoro pescar sabe? 

_ Ano que vem vou pelo 23º ano seguido pescar no Pantanal... É meio como um vício, mas gosto muito mesmo... Dessa vez vou com meu filho... Ele têm 67 anos e está meio baqueado, mas acho que consegue me acompanhar... Já o desafiei!

_ Me perdoe, mas qual é a idade do Sr? - Indago.

_ Tenho 94 anos!

_ Estou impressionado com a vitalidade do Sr. Está muito bem para a idade que tem. Espero conseguir avançar de forma ao menos semelhante...

_ É rapaz, as pessoas costumam se conscientizar de que precisam se preparar para a velhice tarde demais... Geralmente, após um grande susto... Eu fiz diferente!

Nos despedimos e ele começa a se afastar...

E retorna...

Deixando cair uma lágrima e com a voz embargada fala um pouco da recente perda da companheira e enaltece o quanto ela aturou seus percalços ao longo da caminhada...

_ A vida continua Seu Amauri... Para o Sr. e para ela... - Ouso pontuar.

Ele me estende a mão e eu penso por um segundo e perguntar o que ele, com a autoridade de seus lúcidos e plenos 94 anos, sugeriria a mim, mero "garoto" de 50...

Mas nada indago... 

Não era necessário... 

A resposta já havia sido dada!

Aperto sua mão; digo da felicidade e do aprendizado proporcionados por aquele ligeiro encontro; agradeço...

Oferto-lhe uma continência!

_ A gente se vê por aí garoto... 

_ Espero que sim...

_ Seu Amauri!

Nenhum comentário: