10/04/2010

O que são agentes públicos "...ligados a bicheiros"?

(O Globo, primeira página, 10Abr10)

São aqueles (e seus patrões) empregados na segurança dos mesmos?
E o que dizer dos que prestam serviços à Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA)?

E daqueles postados (fardados e não fardados) em frente ao Barra D'OR garantindo a segurança do... contraventor enfermo?
.
(Caso de Polícia, Extra, 10Abr10)
.
E não nos esqueçamos daqueles que atuam nas ruas do Rio ao lado de pontos de bicho, bem como dos que ocupam prédios públicos em cujas esquinas a contravenção penal é notória e impune.
A propósito, se procurássemos, acharíamos pontos de jogo do bicho nas imediações do Quartel General da PM? Da Chefia da Polícia Civil? Da 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar? E nas cercanias da Secretaria de Segurança do RJ? Talvez uma boa olhada na periferia das sedes dos poderes judiciário, legislativo e do Ministério Público fosse também reveladora!
Otimista e legalista que sou, acredito que a resposta à pergunta por mim mesmo formulada deva merecer conotação abrangente, o que levará à deflagração de ações correicionais destinadas inclusive a responsabilizar comandantes, delegados...

e outros agentes públicos (basta nos reportarmos com evidências diretamente ao MP) por eventual comprometimento (por ação ou omissão) com a jogatina que parece dominar o Rio de Janeiro.
.
Talvez a Corregedoria realize minudente correlação entre patrimônio de autoridades e manifestações contravencionais em suas áreas de atuação...
Talvez responsabilize agentes públicos empregados pela LIESA...
Talvez até busque os reais motivos para que o problema de "falta de espaço" para apreensão de caça-níqueis não tenha sido ainda resolvido...

.
Talvez assistamos à instauração de diversos IPMs, à deflagração de interceptações telefônicas, de quebras de sigilos bancários e a inúmeros indiciamentos de agentes públicos (e não me refiro, é claro, apenas à "raia miúda") "ligados a bicheiro(s)".
.
Quem sabe!

13 comentários:

Paulo Ricardo Paúl disse...

Prezado Major Wanderby, amigo de lutas.
O que aconteceria se um cidadão brasileiro comparcesse ao Ministério Público e comunicasse formalmente a omissão de Beltrame, Allan Turnowsky e Mário Sérgio no tocante ao combate ao jogo dos bichos?
O MP arquivaria?
Penso que não...
Juntos Somos Fortes!
Coronel Paúl

Anônimo disse...

Se é assim, então por que vc ou qualquer outro que condena o jogo do bicho não prende em flagrante os homens e mulheres que trabalham no jogo, que existe há gerações, que mantêm suas famílias com seus salários pagos pela contravenção.
A sociedade não está preocupada com esses "marginais", pelo contrário, possui a vontade de fazer sua fé, sua aposta, da mesma forma que se faz nas zoomanias ou zootecas da vida, nas casas lotéricas em todo o país. Sei que o código de contravenções penais define o jogo do bicho como delíto, para as máquininhas nem tem capitulação, aí concordo que deveria regulamentar essas práticas, legalizar o bingos, que na sua maioria são frequentados pela classe alta e de nível superior, recolher impostos, tudo como é feito nas casas lotéricas e casinos pelo mundo "a fora", o arrego ou propina certamente irião acabar, não vai ser com ações de polícia, abarrotando os balcões do judiciário que se irá resolver o problema, é nesse mister que não condeno a ação da polícia contra essa prática, a sociedade quer é tranquilidade pública.

D. Quixote disse...

Major, estou de pleno acordo com a sua idéia sobre o assunto. Quem nao se lembra do próprio Dr. Nilo Batista quando em exercício no cargo de Governador que, ao ter seu nome figurando junto à valores na lista do bicho, disse ter pego o dinheiro e repassado ao Betinho. Patético.

Rose Prado disse...

É total falta de vergonha na cara desses 2 soldados, 2 cabos e 1 sargento. Mas a culpa também reside na PMERJ que não tem total controle sobre seus policiais. Finge não ver que os mesmosfazem bico, quando o certo seria que o bico fosse aceito e cada um deveria fornecer o nome do empregador e seu endereço para uma verificação séria.
O BOPE não permite que seus guerreiros façam segurança particular para a LIESA e para bicheiros.E ainda tem anotados os bicos de seus policiais. Na minha opinião Isso é o CERTO! Basta querer FAZER o certo!!!!

Anônimo disse...

Prometer é fácil, falar tb é facílimo, mas fazer algo de fato e com comprometimento e sem interesses políticos é que são elas!! O tal do SC reflete o típico político brasileiro, isto mesmo, aquele mentiroso, que promete e não cumpre nada na maior cara-de-pau; que só realiza marketing, mas no fundo e na base, tá tudo uma grande porcaria; que realiza inúmeras viagens ao exterior alegando que tá a trabalho; que gasta o dinheiro público com a mídia somente em benefício próprio; que diz que o estado não tem dinheiro para coisas necessárias, mas para outras banais tem de sobra; que só pensa em futilidades, tipo olimpíadas e copa-do-mundo, achando que isso lhe eternizará no poder etc etc etc. Enfim, isso reflete a pessoa e o político que é o governador Sergio Cabral Filho.
Que pena que ainda temos que aturá-lo por mais alguns meses!!

Mulher na Polícia disse...

Prender colega deve ser uma dos piores constrangimentos na vida de um policial. O corte na própria carne dói, mas se não cortar o câncer se espalha.

Anônimo disse...

SENHORES, ME RESPONDAM SOMENTE UMA COISA:

QUANDO DO EVENTO DO CARNAVAL, ENCONTRAMOS DELEGADOS DA PF,POLICIAIS DA PF, DELEGADOS DA PC, INSPETORES DA PC, SOLDADOS .....SUB-TENETES, OFICIAIS,GOVERNADOR, E O PIOR, BELTRASME NOS CAMAROTES,COMENDO E BEBENDO AS CUSTAS DO """"DRS.BICHEIROS.SENDO QUE OS POLICIAS DAS FORÇAS MENCIONADAS FICAM FAZENDO SEGURANÇA PARA A LIESA,ENTÃO ISTO PODE, MAS NOTEM QUE A LIESA É PATROCINADA POR BICHEIROS,PODE OU NÃO PODE????
ENTÃO FAZER SEGURANÇA PARA BICHEIRO NÃO PODE, MAS PODE PARA A LIESA?MAS A LIESA NÃO É COMANDADA POR BICHEIRO?TÔ FICANDO MALUCO MEU.A FINAL O QUE PODE E O QUE NÃO PODE SR BELTRASME?????PF O QUE É QUE PODE??????

Anônimo disse...

o senhor jorge piciani acabou de dizer na ALERJ, em assembléia, que todos, TODOS, os PMs são corruptos. Isso mesmo. Cabe a cada PM, em ação INDIVIDUAL exigir que o citado parlamentar prove em juízo tal afimartiva. Caso contrário responderá por crime de Difamação. Ação individual para que ele nunca mais venha a falar mal de alguém(até porque tem telhado de vidro, pois ninguém tem o poder que ele tem por acaso) e tenha que comparecer a centenas, talvez milhares de audiência para responder pelo crime que acabou de cometer, embora saíbamos que não se trata de uma pessoa comum(a lei foi feita para pessoas comuns.

Anônimo disse...

Gostaria de saber do Sr. Coronel Paulo Ricardo Paúl os motivos pelo qual ele quando foi corregedor da Policia Militar, não tomou nenhuma iniciativa para prender, pelo menos, os policiais militares (oficiais ou soldados) envolvidos com a contarvenção. Por que não foi ao ministério Público, por que não instaurou nenhum IPM? O Sr. tem razão! Algo tem que ser feito! Mas por que só agora que o Sr. está fora da corporação esta tão firme com esta bandeira, ou será que na sua época o Sr. desconhecia que policiais de diversos batalhões recebiam regularmente propinas dos bicheiros?

O brado disse...

eu sou Bombeiro e cansei de trabalhar no sambodromo a 00800 sem um puto no bolso, uma vez fiz a parte dos camarote das autoridades não escapa ninguém os Três poderes estavam la, digo os quatro Poderes estavam lá, se é que vc me entende.
então o BM que trabalha de serviço pode trabalhar na folga, porque não? Uma vez o chefe da segurança acho que foi o Cel barbono traidor era maj, pedi se ele poderia colocar a minha esposa pra dentro, ele perguntou se ela tinha convite eu disse que não ,estava pedindo a ele, então ele falou um sonoro NÃo
Eu reagi e disse que ele era Roleteiro ignorante, ali e não Maj
ele quis falar mas outro MajPM o conteve, e foi a meu favor pele indelicadeza dele, eu me retirei e fui trabalhar.Um funcionaria do gabinete da Prefeitura viu e permitiu a entrada e levou-nos para frisa me disse que para BM tudo ele faz. JSF

Anônimo disse...

PARABÉNS PELA PROMOÇÃO,JÁ ERA TEMPO SR MAJOR.

QUE DEUS TE ILUMINE.

Anônimo disse...

Prezado amigo Wanderby:

Parabéns pela sua justa e TARDIA promoção.

Tenho a certeza de que o amigo, continuará sendo este oficial exemplar e que muito nos inspira para ajudar a mudar a briosa e bicentenária Instituição.

Forte a abraço e sinceros votos de felicidade.


Drº André Luiz Tavares

Anônimo disse...

Prezado amigo e companheiro Wanderby:

Receba deste velho companheiro de guerra, os sinceros votos de felicidade e sucesso pela justa promoção e mui digna carreira.

Forte abraço.

CEL PM REF WELLINGTON TAVARES