21/04/2010

Antiguidade também é mérito

Conversa fiada!
Por mais torta que possa ser a "meritocracia" vigente, por mais que quesitos conjunturais de ordem evidentemente não profissional, de natureza "política" e/ou sei lá mais o quê (?) possam ter preponderância sobre outros de melhor jaez (probidade, dedicação, competência e constância não são de alguma forma avaliáveis?), antiguidade é antiguidade, "merecimento" é "merecimento" e ponto final; digo, reticências...
Mas nem tudo são espinhos!
Relativizando o relativizável (perdoem meu filosofês barato, mas acredito que há valores sobre os quais é muito complicado atribuir caráter relativo), lembro-me de ensinamento recebido de um camarada de acordo com o qual, dependendo das circunstâncias e práticas vigentes, a manifestação de ausência de mérito profissional - o "não" - pode representar tácita ou até expressamente alguma forma de "coroamento", não do ponto de vista de benfeitorias pessoais - úteis ou voluptuárias -, mas da "mera" afirmação de valores, de convicções e do próprio "eu".
Talvez seja melhor mesmo imaginar que o reconhecimento de demérito é na verdade uma grande e inequívoca manifestação tácita (ou não) de mérito. Quem sabe!
E vale ressaltar que mesmo no campo objetivo do "reconhecimento de mérito", já há quem no passado não o tenha obtido e, mesmo assim, tenha recebido um pouco mais à frente efusiva coroação (?). Sei que jamais terei alguns de seus méritos e tampouco os almejo (acho que muito ao contrário), mas fatos são fatos.
Choro da "derrota"? Não e vale ressaltar que ela poderia ter sido maior (ao menos do ponto de vista das "ameaças" recebidas e dos constrangimentos impostos). Busco apenas elaborar simples e pessoal leitura da realidade na qual estamos imersos até o pescoço (ou mais).
E é de tal elaboração, temperada, é verdade, com um pouco de conflitos, decepções, observações pessoais e também com uma dose daquele incômodo sentimento de injustiça, que emerge a real sensação de que a linha divisória entre vitória e derrota no campo em que labuto não é mais tênue do que contraditória...

20 comentários:

Anônimo disse...

Tc Cel Wanderby, minha continência.
Parabéns pela "merecida" promoção.
Pelo menos do meu ponto de vista, mais merecida do que algumas feita pelo critério de merecimento da corporação e com certeza a mais comentada positivamente nos meios policiais. tenho grande admiração pelo senhor.

Anônimo disse...

traduzindo:
sou antigo, mas resolvo.
os modernos, são amigos,mas dos sem méritos.
ten cel, ta díficil ler sem o dicionário em mãos.

Inconfomado disse...

Caro tcel, significa que o sistema pelo menos tem que reconhecer de algum modo, na ausencia de processos realmente meritorios. Sou recruta de policia, mas sargento de curso(2007)e me considero um bom policial, algumas vezes e´claro procurando nao criar problemas pra cima, pois nao vale o sofrimento; se nao fosse um concurso interno, eu jamais teria sido promovido sem ser por tempo. Trabalhei na iniciativa privada por mais de uma decada e sempre fui promovido, em todos os meus 3empregos. Aproveite para fazer mais com o mesmo empenho pela policia, pois ela precisa muito. Se fosse uma empresa dessas em que trabalhei, com essa administracao ja teria falido.

waldyr disse...

Meu caro companheiro Wanderby!
Não é minha praia postagens na internet (tenho preguiça!), mas nesta oportunidade quero te felicitar pela promoção, que ela possa ser desfrutada intensamente por ti e por todos os teus familiares. Imagino a alegria que o saudoso Cel Wander não teria neste momento de tua ascensão ao penúltimo posto da carreira. Meus parabéns e que o Deus da Bíblia te ilumine e te abençoe.

Cb BM Sardella disse...

Parabéns pela promoção Ten Cel!!!

Felicidades pro sr e pra sua família!

Ref cansado. disse...

Sou reformado Há tempos, mas tenho acompanhado sua luta. continue sendo a pessoa que é, e serás mais um herói desta pátria sofrida. Ela precisa de homens valorosos como o senhor. Minha continência, e, Parabéns pela merecida promoção. Em tempo,... Não gosto de políticos, mas faria campanha pelo senhor caso se candidatasse para deputado federal. Já pensou em lutar mais objetivamente pelos seus ideais?. existe uma campanha nos blogs conclamando os PPMM para votar em PPMM.Pense nisto. Que Deus o abençôe nesta nova jornada.

Sardella disse...

Oi companheiro!

Seguem os procedimentos para os bombeiros poderem fazer a Operação Tolerância Zero e os modelos de Partes para os respectivos procedimentos. Tudo com respaldo legal.

http://bombeirosdobrasil.blogspot.com/2010/04/br-bombeiros-como-proceder-na-operacao.html

http://bombeirosdobrasil.blogspot.com/2010/04/br-bombeiros-modelos-de-parte-para.html

Um grande abraço e JUNTOS SOMOS FORTES!!!

paulo fontes disse...

Caro amigo Wanderby,
Eu te dou os parabéns pela promoção ao novo posto.
Sei muito bem que irá honrá-lo, como nos anteriores postos ocupados.
Um abraço do
Tenente Coronel PM RR Paulo Fontes

papa myke homens de verdade disse...

Parabens, por sua promoçao, que nesta 20 de abril foi a unica merecida, e por continuar sendo o sujeito homem que é, nunca trabalhei mas acompanho sua luta, um dia espero ter o prazer em conhece-lo não desista nunca de seus objetivos. Deixo Salmo 18 vers. 37 ao 42. um abraço

Paulo Ricardo Paúl disse...

Meu amigo Wanderby:
Parabéns!
Penso que na atual gestão, as promoções por antiguidade sejam as que possuem os maiores méritos, diante de alguns casos das promoções por merecimento, onde o mérito para ser o grau de parentesco ou de amizade com os gestores.
Nós que amamos a Polícia Militar temos que festejar a sua promoção, ela nos conduz à esperança de dias melhores para a sofrida Polícia Militar.
Você é um dos raros que podem ser apontados como exemplo positivo a ser seguido.
Que Deus ilumine ainda mais a sua carreira brilhante e penso que vc deva colocar o DO da promoção por antiguidade na parede, ao lado das cópias dos boletins com as suas punições, tudo deve ser motivo de orgulho.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

OPERAÇÃO TOLERÂNCIA ZERO - RECOMENDAÇÕES.
EMAIL RECEBIDO:
Eis aqui as ferramentas.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
II- ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa em virtude de lei.
Veja o que diz também a Lei.
VIATURAS DE EMERGÊNCIA.
O condutor deste tipo de veículo sobre o forte emoção de estress que a situação de emergência causa, pois deve-se estar constantemente atento ao trânsito e a direção do seu veículo. Os pré-requisitos para o curso são: ser maior de 21 anos; estar habilitado em uma das categorias “A”, ”B”, ”C”, ”D” e “E”; não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 (doze) meses e não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação do direito de dirigir. O curso tem que ser de 50 h/a, divididas em 4 módulos: Legislação de Trânsito – 10 h/a; Direção Defensiva – 15 h/a; Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito – 10 h/a e Relacionamento Interpessoal – 15 h/a.
A grande maioria das ambulâncias da SAMU, estão em mal estado de conservação, falta extintor de incêndio, cinto de segurança, pneus carecas, e seus condutores sem o curso pra dirigir viaturas de emergências.
Conforme o Art. 145 do CTB e Resolução 168/04 do CONTRAN combinados a Portaria 12/00 do DETRAN os condutores que quiserem conduzir veículos de emergência, deverão participar de treinamento de 50 horas/aula.
Curso obrigatório para Condutores de veículos de Emergência:
* Ambulância
* Viatura da CET
* Veículos de resgate
* Viaturas Policiais (grifo nosso)
Documentos para o curso EMERGÊNCIA - FORMAÇÃO
• Xerox simples do CNH
• Xerox autenticada da CNH
• Habilitação B,C,D, E
• 3 fotos 2x2 (idade mínima 21 anos)
• (Observar se você esta sujeito à suspensão do direito de dirigir)
Documentos para o curso EMERGÊNCIA - RECICLAGEM
• Xerox simples do CNH
• Xerox autenticada da CNH
• Xerox autenticada da credencial
• 2 fotos 2x2
• Certidão do prontuário da CNH para fins trabalhistas
Informo a V.Sª que não possuo as qualificações necessárias exigidas pelo Código Nacional de Trânsito (Lei 9.503/97) para conduzir/operar viaturas de emergência, faz se necessário também que eu seja habilitado e constando em minha CNH o curso de habilitação em viaturas de emergência no ART 145 do CTB, e ser aprovado em curso especializado e treinamento de prática veicular em situação de risco, nos termos da normatização do CONTRAN. Condições estas que me impedem de assumir o serviço de motorista da guarnição ........, sem oferecer riscos à mesma e à terceiros, em tempo informo a V.Sª que estou à disposição para assumir outra função no serviço do CBMERJ.
Fato este que levo ao vosso conhecimento, e certo da sua compreensão.


Retransmitam, imprimam e colem nas OPMs. Vamos, lá!
Agora só depende de nós, senhores!

Anônimo disse...

Sabe onde tem uma máquina caça-níquel? Denuncie!!!

http://robertatrindade.wordpress.com/2010/04/21/denunciecacaniquel/

Marcello B@rbosa RJ disse...

Ten Cel Wanderby,meus parabéns por esta promoção,e o seu mérito já está mais do que provado pela sua competência,coragem e honestidade.

Cabo Policial Militar Barbosa - DGP.

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Ten.Cel.Wanderby:

Fiquei felizzzzz!!!!!!

Use e abuse,do fato de ser um Tenente Coronel, na luta por direitos e deveres!
Caraca! Temos agora um Tenente Coronel, atuante e com claras convicções, o que é uma bênção!

A alegria e felicitações dessa promoção é extensiva à sua família que sempre, é aquela quem mais sofre, antes essa "tortuosa" caminhada.


No Meio Do Caminho

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra."


Abraços fraternos,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Emir Larangeira disse...

Caro Wanderby

Sua promoção por antiguidade tem gosto de muito merecimento.
Parabéns!!!

Mário Lara disse...

Caro Wanderby,
Parabéns! fiquei feliz com a sua promoção.
Abraço fraterno.

Túlio Hostílio disse...

Cada vez mais caminhamos nesse sentido. Parabéns pelo blog.

Brigada439 disse...

SEM PEC...SEM DILMA!

Revolta dos PM's, BM's e Policiais civis, em virtude da não votação da PEC300/446.

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=99399883

Anônimo disse...

Tc Cel Wanderby,enquanto no Bombeiro se promove os 3º Sgts de curso com 04 anos na graduação,aqui na PMERJ sobra vagas e o 3ºSgt que estudou tem que aguardar 6 anos e sobra vagas.OBRIGADO MEU COMANDANTE GERAL!!!!

Aj G – Bol da PM n.º 082 - 12 Maio 10
1.3 – Na graduação de 2º Sargento PM:
Soma: 1588 (um mil quinhentos e oitenta e oito) vagas.
Obs.: Destas vagas, 03 (três) serão preenchidas por 03 (três) 2º Sgt PM, excedentes, existentes na
graduação.
Total: 1585 (um mil quinhentos e oitenta e cinco) vagas.
Obs.1: Não há candidatos habilitados

OBRIGADO POR ME FAZER ESPERAR!!!
ESTUDAR PRA QUE?

Unknown disse...

Não lhe conheço pessoalmente mas o admiro pelo que escuto ao seu respeito. Muito mais que merecido! Espero vê-lo chegar ao posto máximo que essa corporação pode lhe oferecer. Parabéns! Liliane (esposa do CB Enio 27º)