29/10/2006

Por que uns com tanto e outros com tão pouco?

O que justifica que militares possuidores do mesmo grau hierárquico e soldo tenham tamanha diferença no que respeita à carga horária de trabalho?
Por que motivo os oficiais do Quadro de Saúde da PM fluminense trabalham tão pouco em relação aos seus iguais, de quadros distintos?
Como podem as autoridades responsáveis admitir que um tenente médico trabalhe pouco mais de uma ou duas dezenas de horas semanais (dezesseis, vinte ou vinte e quatro), contrariando Decreto estadual e Resolução da Secretaria de Segurança Pública que fixam carga horária mínima de trinta e três horas? E como podem as mesmas autoridades permitirem que um também tenente, "de tropa", trabalhe mais de quarenta e quatro horas (máximo permitido)?
A propósito, o incremento da hierarquia e da disciplina, bases institucionais da PM, não seria medida de bom tom em relação aos nosocômios da Corporação?
Talvez fosse conveniente direcionar supervisões (correcionais e ostensivas) para tais organizações com o fito de verificar, por exemplo, o cumprimento de horários, a utilização de uniformes, a freqüência ao serviço, as relações hierárquicas e, claro, o atendimento ao público; afinal, o que justifica que tais supervisões não se dêem em relação às mesmas? Será que está tudo correndo bem? Será que as continências devidas estão sendo prestadas? Será que médicos de patentes diferenciadas observam tais diferenciações no tratamento mútuo? Será que superiores hierárquicos têm recebido dos mesmos o tratamento preconizado no R-2? Ou será que "você" é tratamento corrente, independentemente da posição hierárquica?
Será que a bandeira nacional tem sido hasteada nas organizações policiais militares de saúde? No Hospital Central da PM, por exemplo?
Não estaria na hora de, a bem da hierarquia e da disciplina, as direções dos nosocômios passarem a ser desempenhadas por oficiais do QOPM?
Por que oficiais de saúde não são nomeados para Conselhos de Justiça?
Por que oficiais de saúde não são incumbidos de procedimentos apuratórios ordinários?
Por que oficiais de saúde não frequentam escalas de serviço de oficial de dia?
Por que oficiais de saúde não utilizam cobertura regulamentar?
Haveria alguma relação com o fato de as posições dos referidos oficiais serem capitais à reforma ou não de militares de alta patente, com os correspondentes reflexos financeiros, como, por exemplo, isenção do pagamento de imposto de renda?

Nenhum comentário: