12/01/2007

Será que as coisas não vão mudar?

Fiquei confuso ao acessar "O Dia on line" e ler a seguinte matéria:

"O Dia on line

12/1/2007 01:42:00

Linha Vermelha é policiada por homens do grupo de elite

Rio - Nesta quinta-feira, em caráter emergencial, a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil iniciou patrulhamento ostensivo na Linha Vermelha até que comece a funcionar o Módulo Operacional das Vias Especiais (MOV) da PM, previsto para terça-feira.
Equipe de O DIA registrou na tarde de quinta-feira a presença de carros da Core circulando pela Linha Vermelha na altura do Complexo da Maré, Jardim América e São João de Meriti.
Na Avenida Perimetral e Aterro do Flamengo, vias que também integram o esquema do MOV, o patrulhamento ficou a cargo da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE)...
" (grifos nossos)

Caro contribuinte...

Saiba que não haveria confusão caso a matéria substituísse a palavra "policiada" por "investigada"; ou mesmo se a palavra "policiada" fosse utilizada em sua acepção mais correta, no que toca à Polícia Civil.

Saiba que o "grupo de elite" em questão pertence à polícia (civil) responsável por investigar, desvendar e elucidar os crimes praticados no estado do RJ, inclusive, na Linha Vermelha.

À mesma polícia que, diante do registro de ocorrência alusivo ao crime de que você foi vítima, tem o dever legal de desvendá-lo.

À mesma polícia que, de acordo com matéria publicada no Jornal "Extra" de 28Set06, instaurou inquéritos (instrumentos destinados à investigação de delitos e elucidação de sua autoria) em apenas 4% dos 202.665 registros de ocorrências feitos em 39 delegacias legais em 2006.

À mesma polícia que, de acordo com o Globo de 14Dez06, desvenda apenas 1,31% dos homicídios praticados.

À mesma polícia que, segundo as estatísticas oficiais (publicadas apenas uma vez - http://urutau.proderj.rj.gov.br/isp/admin/paginas/upboletim/2003_06_Bol.zip - pelo Instituto de Segurança Pública), detinha, à época (2003), os seguintes pífios índices de elucidação de delitos (os quais, apesar do título, abarcavam também as prisões em flagrante delito):
Roubos de carga - 5,4%
Roubos a bancos - 2%
Roubos a pedestres - 3%
Roubos a residências - 4,5%
Roubos a estabelecimentos comerciais - 3,7%
Roubos em ônibus - 3,9 %
Latrocínios (roubos seguidos de mortes) - 8,6%

Sinceramente, gostaria muito de saber qual é o índice de elucidação de roubos de veículos praticados, por exemplo, nas mesmas vias "policiadas" pela Polícia Civil.

E o que dizer, se é que há tal indicativo, dos índices de elucidação de delitos da CORE e da DRE.

Parece que estamos diante de verdadeira piada (de brasileiro... ou de carioca...), senão vejamos:

A Polícia Civil está "ajudando" no policiamento ostensivo; todavia, como não possui tal competência, o clamor público (e as cobranças) permanecem voltadas apenas à Polícia Militar.

Por outro lado, enquanto realiza tal "feito" sem qualquer possibilidade de aferição de responsabilidade territorial e tática, já que não possui delimitação de área de policiamento ostensivo, a Polícia Civil permanece quase inerte (do ponto de vista estatístico e à luz dos índices supra) diante do trabalho pelo qual deveria efetivamente ser cobrada, ou seja, ELUCIDAÇÃO DE DELITOS.

E olha que não mencionamos ainda que os "dirigentes" de tal polícia, responsáveis diretos por suas taxas de elucidação de delitos, são os agentes públicos policiais melhor remunerados no estado do RJ, chegando a receber mais de 1500 % do que percebe do erário um Soldado de Polícia Militar.

E o que é "melhor": tudo patrocinado por nós, contribuintes.

Enquanto a Polícia Civil "patrulha" vias expressas, quem verdadeiramente investiga (E ELUCIDA) os delitos nelas cometidos?

E a propósito, a quantas anda a situação do ex dirigente maior de tal polícia investigativa, o Delegado Álvaro Lins, investigado e plotado pela Polícia Federal em uma série de atividades de natureza, no mínimo, muito duvidosa?

3 comentários:

Anônimo disse...

É isso mesmo MAJ, se a PM tivesse também a atribuição de investigar, esse percentual seria muito maior.
Nós trabalhamos.

CB PM

Anônimo disse...

ELES TEM MEDO QUE OS POLICIAIS MILITARES FAÇAM O TERMO CIRCUNSTANCIADO E TIREM A ÚNICA COISA QUE ELES SABEM FAZER.
NEM PRECISA CITAR NOMES.
QUEM É SABE.
UM ABRAÇO.
ESSE PESSOALZINHO.

Anônimo disse...

LEIA O BLOG: "O ALVO DA CHIBATA - A VEZ DO PRAÇA DA PMERJ", MATÉRIAS POLÊMICAS, DE INTERESSE DE TODA A TROPA.... WWW.PPMM.WORDPRESS.COM