03/05/2009

Paralelos

Na Alemanha de 1944, oficiais de diversas patentes se aperceberam da falta de acerto nos rumos então tomados por seu governo e da necessidade de promoção de mudanças. Por cá, em 2007, pela via democrática e guardadas as devidas proporções, também.

Por lá, a indecisão e o caráter vacilante de alguns contribuiu para o retardo da execução do que havia sido planejado. Por cá, infelizmente, não foi diferente.
Por lá, terminada a mobilização, os conspiradores, mesmo os "arrependidos" e/ou dissimulados, foram executados. Por cá, alguns foram alijados e perseguidos, mas outros receberam promoções, comandos e honrarias.

Por lá e em momento crucial, um Maj não conspirador e adepto do nazismo atendeu às ordens de Adolf Hitler, "salvou" Berlim dos conspiradores e foi promovido. Por cá, foi um dos próprios conspiradores de alta patente que traiu seus camaradas e o fez.

Por lá, nove meses após a conspiração, Adolf Hitler deixou o poder ao praticar suicídio. Por cá, levará algum tempo a mais e a via será a democrática.

Por lá, hoje, a percepção sobre o papel desempenhado por conspiradores e algozes se inverteu.



Por cá, os algozes ainda estão no poder!

9 comentários:

Arthurius Maximus disse...

Infelizmente a população, e nisso incluo os praças e demais integrantes da polícia, ainda não se deu conta de seu poder e de suas responsabilidades. Ao se acharem sem meios de reagir aos desmandos; sufocam-se e se submetem a tudo cordeiramente.

A questão é simples: Até quando?

Alexandre, The Great disse...

Aquela frase proferida por Goebells, o ministro da propaganda nazista, quando os russos adentravam Berlim e os alemães perdiam a guerra é emblemática e atualíssima: "Eles (o povo)nos elegeram, portanto nada tem do que reclamar. Se estão morrendo, a culpa é deles mesmos, e não nossa."

Quem o elegeu que vista a carapuça!

Anônimo disse...

08/05/2009
Da Redação do Sindsprev/RJA Associação de Funcionários do Iaserj encaminhou, ontem, ofício ao Ministério Público, à Comissão de Direitos Humanos da OAB e da Assembléia Legislativa, denunciando a transferência, às pressas, de pacientes internados no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Iaserj, para a transformação do hospital em um centro de atendimento a suspeitos de gripe suína. A transferência dos pacientes em estado grave foi feita sem a autorização das famílias, na noite do dia 28 para 29 de abril, por ordem do secretário estadual de Saúde Sérgio Côrtes e do governador Cabral Filho.
Os pacientes foram levados para os hospitais Albert Schweitzer, na Zona Oeste, e Alberto Torres, em São Gonçalo. Um deles, Francisco Orlando Alves, de 41 anos, morreu dentro da ambulância do Samu, ainda, no pátio do Iaserj.
Toda esta pressa se deve ao fato do estado do Rio não contar mais com um hospital especializado em infectologia, como era o caso do São Sebastião, localizado no Caju, fechado pelo governo Cabral este ano. Também o Iaserj não tem as condições necessárias para atender às vítimas da gripe suína, já que vem passando por um processo de esvaziamento, com vários setores sendo fechados, inclusive o de esterilização de materiais.
AmeaçaSegundo a presidente da Afiaserj, Mariléa Ormond, uma diretora da entidade de classe, foi ameaçada pelo major bombeiro Max, que passou a ser o responsável pelo CTI do Iaserj, com a militarização da saúde. “Ela viu quando os pacientes estavam sendo tirados do CTI e presenciou a morte de um deles. O militar, então, colocou o dedo em riste na direção da diretora da Afiaserj e perguntou, ameaçadoramente, o que ela faria com o que os olhos dela haviam visto”, contou Mariléa.

A presidente da Afiaserj condenou a atitude do militar, bem como transferências. “O secretário e o governador agiram de forma irresponsável ao transferir pacientes internados no CTI, em estado grave, necessitando de cuidados especiais, de noite, para unidades distantes. E, pior, sem a autorização dos familiares. Estão fazendo como se fosse gado”, afirmou.

Anônimo disse...

Caro major wanderby, esse é só pra relaxar.
PRESÍDIO
Você passa a maior parte do tempo numa cela 5x6m.

TRABALHO
Você passa a maior parte do tempo numa sala 3x4m.
_____________________________________________________
PRESÍDIO
Você recebe três refeições por dia de graça.

TRABALHO
Você só tem uma, no horário de almoço, e tem que pagar por ela.
_____________________________________________________
PRESÍDIO
Você é liberado por bom comportamento.

TRABALHO
Você ganha mais trabalho com bom comportamento.
______________________________________________________
PRESÍDIO
Um guarda abre e fecha todas as portas para você.

TRABALHO
Você mesmo deve abrir as portas, se não for barrado pela segurança por ter
esquecido o crachá.
_____________________________________________________
PRESÍDIO
Você assiste TV e joga baralho, bola, dama...

TRABALHO
Você é demitido se assistir TV e jogar qualquer coisa.
_____________________________________________________
PRESÍDIO
Você pode receber a visita de amigos e parentes.

TRABALHO
Você não tem nem tempo de lembrar deles.
_____________________________________________________
PRESÍDIO
Todas as despesas são pagas pelos contribuintes, sem seu esforço.

TRABALHO
Você tem que pagar todas as suas despesas e ainda paga impostos e taxas
deduzidas de seu salário, que servem para cobrir despesas dos presos..
_______________________________________________________
PRESÍDIO
Algumas vezes aparecem carcereiros sádicos...

TRABALHO
Aqui no trabalho, carcereiros usam nomes específicos: Gerente, Diretor,
Chefe...
_______________________________________________________

PRESÍDIO
Você tem todo o tempo para ler piadinhas.

TRABALHO
Ah, se te pegarem...
_______________________________________________________

TEMPO DE PENA
No presídio, eles saem em 15 anos.

No trabalho você tem que cumprir 35 anos, e não adianta ter bom
comportamento.
_______________________________________________________

AGORA VAI TRABALHAR! CHEGA DE FICAR LENDO EMAILS...
ONDE VOCÊ ACHA QUE ESTÁ??? NO PRESÍDIO??? CAI NA REAL!!!

Anônimo disse...

Excelente postagem, mas acredito que o intelecto diminuto do nosso "chefe", não vai alcançar o significado do texto.

Anônimo disse...

Caro amigo Wanderby, vou lhe mandar um comentário que fiz num desses blogs:

Sou Oficial Bombeiro Militar e, conforme o comentário anterior, concordo em todos os sentidos que, para a nossa classe e a classe policial, o Governador Garotinho, sem sombra de dúvidas, foi muito superior a este atual governo.
Faço questão de ressaltar que não sou partidário do Garotinho ou da Rosinha, não morro de amores por eles, sentimento sincero, pois "não sou afeto a demagogias". Mas agora, comparando os governos, vejo éramos mais felizes e não sabíamos. Nunca pensei que um dia eu votaria no Garotinho, mas se ele for candidato ao próximo governo, ele terá meu voto e de todos os meus familiares e amigos. Isso é certo, uma vez que depositei esperanças de melhoras no Exmº Sr Governador Sérgio Cabral, votando nele, mas atualmente percebo que todos nós militares fomos enganados da pior forma possível, isto é, fomos ludibriados com promessas descaradamente mentirosas. E o pior de tudo, foi a confiança que eu e minha família depositamos na sua pessoa, pois durante as suas campanhas ele havia se separado do Garotinho, e isso para mim foi uma atitude corretíssima da sua parte, porque à época eu não gostava nem um pouco do Garotinho, e dessa forma, achei que ele era merecedor do meu voto. Mas agora me sinto profundamente enganado, não somente no tocante à questão salarial, mas pelas suas explanações de campanha convictas de que tudo melhoraria no serviço público. Fato que lamentávelmente não aconteceu até o presente momento. É um sentimento horrível este que sinto. Mas em 2010 creio que nosso rumo deverá mudar com outra gestão mais comprometida, mais competente, mais organizada e menos mentirosa.
Saibam que nunca mais teremos, eu, meus familiares e muitos amigos meus, o desprazer de confiar votos ao Exmº Sr Governador S.C., seja para que cargo eletivo ele se candidate. o DESABAFO FAZ MUITO BEM AO ESPÍRITO. Peço Obrigado aos moderadores deste blog - Amigos do Sérgio Cabral - pela portunidade de tecer tal comentário.

Anônimo disse...

Meus amigos PMs e BMs, nosso reajuste poderá ser concedido somente em setembro, ressaltando que deverá ser pago a partir de novembro, caso se concretize. Vejam quanto tempo falta, e sem falar que deverá ser aquele reajuste bem insignificante. Quantas promessas meu DEUS!!!

Fico triste em sentir que estamos nas mãos de um governo dessa estirpe, o qual muito fala e realmente pouco, ou quase nada, faz de concreto. Fico com pena de vocês profissionais de saúde, os quais não serão contemplados com absolutamente nada. é vergonhoso um estado como o nosso estar numa situação caótica como esta.

Anônimo disse...

Vejam que somente em apenas num Boletim Ostensivo do CBMERJ, do dia 13/05/2009, sete (07) médicos Bombeiros Militares da última turma do concurso (2008), os quais estão distribuídos nas UPAs, estão solicitando exoneração do serviço ativo (baixa), isso sem falar das inúmeras exonerações que já ocorreram anteriormente e das que virão acontecer futuramente. Por que será????????????

Anônimo disse...

O SENHOR É UM DOS POUCOS LÚCIDOS NESTA PODRIDAO, SEI Q GOSTA MUITO DO MILITARISMO, MAS DO JEITO Q ANDA A PM, SÓ VEJO UMA SAIDA A DESMILITARIZAÇAO E PROFISSIONALIZAÇAO DEMOCRATICA DA POLICIA.... O ADMIRO PELA CORAGEM E BRAVURA, SEI Q ESTA SENDO DESCRIMINADO NESTYA PM Q LEMBRA A DITADURA SEGREGALISTA DA ANTIGA AFRICA DO SUL, MAIS SE LÁ A DEMOCRACIA CHEGOU AQUI NAO TARDARA. SEJA FORTE; POIS JÁ SEI Q ÉS, E NAO DESISTA NUNCA POR QUE É DE HOMENS OUSADOS E DE CARATER COMO SEU Q O BRASIL MERECE.DEUS TE ABENÇOE E ILUMINE.