04/01/2008

1º CONAME


"Mais de 500 Oficiais discutem segurança pública em Canela durante o 1º CONAME – Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais.

De 07 a 09 de novembro, no hotel Continental, em Canela, ocorreu a o Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais (CONAME) realizado pela Brigada Militar e ASOFBM – Associação de Oficiais da Brigada Militar, contando com o apoio da FENEME - Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais.
No dia 07 (quarta-feira) o presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar, entidade organizadora do evento, Ten Cel Altair Cunha, inaugurou os trabalhos dizendo: Já é hora de discutirmos, analisarmos e propormos alternativas e soluções para os graves problemas da segurança pública brasileira. Sabemos que o que nos falta é um triângulo de carências: carência de salário, de pessoal e de estrutura. Mas estamos aqui para juntos planejarmos e projetarmos um futuro melhor para nossas instituições, para a sociedade e para nossos filhos.
Ainda na solenidade de abertura o secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, José Francisco Mallmann, representou a governadora Yeda Crusius. Também prestigiaram a cerimônia, o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar, Juiz Cel Sérgio Antônio Brum, o Comandante-Geral da Brigada Militar, Cel Nilson Nobre Bueno, o Comandante-Geral da Polícia Militar de São Paulo e presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), Cel Roberto Antônio Diniz, o General dos Carabineiros do Chile, Gerardo Gonzalez Theodor, o presidente da AMEBRASIL, Cel RR Sigfrido Maus e o presidente da FENEME, Cel Marlon Jorge Teza. Também registraram presença, o diversos Comandantes-Gerais de Policiais e Bombeiros Militares e mais cerca de 500 Oficiais, dentre congressista e palestrantes.
Durante o Congresso vários assuntos de caráter técnico de Polícia e de Bombeiro foram apresentados e debatidos, tendo como destaque as palestras do Secretário Nacional de Segurança Pública o Exmo Sr Antônio Carlos Biscaia, o qual falou sobre suas ações na SENASP e do empenho que terá em apoiar para que todas as Polícias Militares do Brasil realizem o Termo Circunstanciado, e da correspondente internacional da rede globo de televisão Sônia Bridi que falou sobre sua percepção sobre as policiais do mundo e do Brasil face sua atividade.
Outro ponto marcante do congresso foram as palestras dos Oficiais da Polícia Nacional Colombiana, dos Carabineiros do Chile e da Guarda Nacional Republicana de Portugal, os quais explanaram sobre o sistema de segurança pública nos respectivos países e como se constituem e funcionam suas instituições policiais.
Paralelamente ao CONAME foram realizadas: a reunião do CNCG – Conselho Nacional de Comandantes-Gerais PM/BM; a assembléia geral da FENEME; e a assembléia geral da AMEBRASIL. Durante todos os dias do CONAME também houve a Feira de Produtos e Tecnologias de Segurança Pública onde várias empresas da área expuseram seus produtos e serviços, oportunizando vários contatos com os Oficiais PM e BM no sentido de divulgá-los aos participantes.
No encerramento do CONAME, na tarde do dia 09 de novembro (sexta-feira) foi lançado o 2º CONAME que realizar-se-á em Brasília Distrito Federal no ano de 2008 com realização da Polícia Militar do Distrito Federal e das Associações e Clubes de Oficiais da mesma Unidade Federativa.

O evento foi considerado pelos participantes um sucesso já que proporcionou ao debate e a produção do conhecimento, bem como a necessária confraternização entre os Oficiais de todos os Estados Brasileiros..."
(g.n.)


Fonte: FENEME (http://www.feneme.org.br/)

Um comentário:

Anônimo disse...

Major, o texto a seguir foi copiado de um comentário do blog Santa Bárbara e Rebouças, do jornalista Gustavo de Almeida, em sendo verdade, e creio que seja, é a síntese da união entre nossos Oficiais e os Praças da PMERJ, dá vergonha!
Anônimo disse...
Gustavo, acaso voce ficou sabendo que na festa de confraternização do 31ºbpm os oficiais isolaram as mesas de seus familiares das mesas dos praças com uma fita daquelas usadas para isolar local de crime? que os praças tinham que enfrentar uma enorme fila até onde estava a comida enquanto os familiares dos oficiais eram servidos por garçons? que em determinada hora as bebidas acabaram somente para os praças? que somente não houve um verdadeiro motim porque praças mais graduados conseguiram convencer a maioria de que aquilo que os oficiais achavam que era uma área VIP era somente um cercadinho mais parecido com um curral ou uma área de crime como a fita de isolamento fazia crer? e depois querem que os praças acreditem na unidade na PMERJ. é por isso que não temos representantes dignos na política. se acham seres superiores. e os que estão hoje no poder dentro da PM não são diferentes dos tantos que já vimos passar, até muito pelo contrário, o que se viu nessa festa é a síntese do tratamento que os oficiais dispensam aos praças. mas o apartheid deles saiu pela culatra: todos riram deles e de seus familiares dentro daquele curralzinho VIP! e com certeza saíram de lá muito menos respeitados por todos.