26/04/2007

Mais uma criança na contabilidade oficial! "Parabéns" polícia do Rio!

.
O Globo Online - 25/04/07

"Criança de cinco anos é atingida na cabeça por tiros disparados por PMs
Flavia Lima - EXTRA

RIO-Uma criança foi baleada no início da noite desta quarta-feira em uma troca de tiros entre policiais militares e traficantes, no Morro Camarista Méier, no Méier. Segundo as primeiras informações, o menino, de sete anos, foi atingido de raspão na cabeça, quando saía da escola, na Rua Venância Ribeiro.
O menor foi levado para o Hospital Salgado Filho, no Méier
.".

Eu sei... é apenas mais uma vítima da guerra entre o poder público e a marginalidade... não há como evitar tais "incidentes"... não podemos deixar que os traficantes permaneçam exercendo impunimente suas práticas delituosas.
BLÁ, BLÁ, BLÁ, BLÁ... Eu sei!

Não é seu filho, é?

Talvez, quando o filho de um dos incompetentes que costumam utilizar tais expressões para justificar o não justificável for uma das vítimas inocentes das ações do próprio estado, as práticas nada profissionais disso que chamamos "polícia" possam ao menos tender à mudança.

E, enquanto isso, a Polícia Civil, tal qual o Jogo do Bicho e as máquinas caça-níqueis (práticas relacionadas às acusações envolvendo Marina Maggessi, Álvaro Lins, Marcelo Itagiba, etc - não parece ser por acaso que a PM não utiliza o instrumento, leia-se, termo circunstanciado, que lhe permitiria carrear tais infrações penais diretamente ao poder judiciário), continua LIVRE, LEVE e SOLTA, envolvida em ações pirotécnicas, sem elucidar crimes de maneira eficaz e, como de costume, sob vergonhoso manto de proteção!

E a Polícia Militar, que com a chegada do EB e conforme publicado nos jornais de ontem, ficará mais livre para "patrulhar" as áreas de risco, deve contribuir, ainda que sem sequer se dar conta de tal fato (pobre coitada), para o incremento de números alusivos às vítimas inocentes.

Podem acreditar, o "combate" ao tráfico deve se dar em bases mais técnicas e cirúrgicas, do ponto de vista da investigação que deveria ser feita (E NÃO É) pela Polícia Civil. Afinal, será que traficantes, tal qual nós outros, não vão ao cinema, ao shopping, ao cemitério, à região dos lagos, etc, etc, etc.

Mas a Polícia Civil, diante da aparente ABSOLUTA inércia da Secretaria de Segurança (www.ssp.rj.gov.br) em por fim a tamanho absurdo e diante da "proteção" do ISP (www.isp.gov.br), que mantem conveniente segredo sobre as taxas de elucidação de delitos , prefere "fardar" suas "tropas de elite" e colocá-las em patrulhamento. Prefere aparecer a investigar!

Aonde pretendemos chegar com tamanha sandice, incompetência, falta de coragem para promover mudanças e desleixo com a vida humana?

Um comentário:

Anônimo disse...

Queria deixar aqui que fiz o CFSD há pouco tempo. Durante o meu curso, devo ter dado aproximadamente 50 tiros. Uns 10 de pt40, uns 20 de 38 e 20 de Fuzil 5.56. O engraçado (para não falar trágico) é que fui considerado privilegiado, por "colegas" de farda, inclusive instrutor. Já que consegui dar tiro com quase todas as armas. De inicio, achei que era uma piada. Dar 20 tiros de fuzil (isso cabe num carregador), pouco mais de 10 de pistola (2 carregadores(não cheios!).

Mas conversando com soldados antigos, vi que muitos, inclusive do mesmo curso que eu, mas fez em batalhão do interior, ele deu apenas tiro de 38!

Parece, que fui privilegiado, mas não me considero assim (nem tem como!). Falar que estou preparado para ir as ruas, atirar de fuzil numa favela, tendo usado 1 carregador? Ou usar a .40 que tanto se fala que é uma ótima arma para uso policial(concordo com isso) tendo usado 2 carregadores?

Um amigo meu fez o curso na ANP (agencia nacional de policia) para ser Policial Federal, e ele disse que deve ter atirado pelo menos 1500x. Bom, se eu atirei uns 50 e ele 1500, ele atirou aproximadamente 30 vezes mais. Agora quem vai precisar atirar mais, quando estiver de serviço? Eu, subindo favelas, ou meu amigo policial federal???

Não vou nem entrar no assunto salário e viaturas. Mas acho que no mínimo treinamento, eu deveria ter. Pois quando um PM erra um alvo e atinge uma criança inocente, a culpa foi dele, que não atirou na hora certa. Mas convenhamos que atirar 20 tiros de fuzil, e ir revidar os tiros numa favela, é trágico! Na hora do juiz, ele diz que sou perito em usar armas, que imperícia não cabe no nesse caso. Mas a verdade é essa, é imperícia! Não por culpa do Soldado, que não teve o treinamento que queria e deveria ter...