06/03/2008

"Os números não mentem". Ao menos eles!

Resultado mais do que previsível!
A polícia ostensiva, indignamente remunerada, escravizada por escalas de serviço e condições de trabalho inadequadas e sob a batuta do RD, continua com suas forças mais focadas nos pretensos criminosos de que em nós outros, verdadeiros usuários de seus serviços. Logo, continua matando, ferindo, morrendo e sendo ferida SEM RESULTADO.
A polícia investigativa, cujos pleitos dos "agentes" continuam convenientemente inaudíveis, permanece cada vez mais FARDADA e À VONTADE, envolta, sob os conformados holofotes da mídia, na mais completa PIROTECNIA.
A "reserva de mercado" dos delegados de polícia, calcada em funesta burocratização de serviços, rotinas e mesmo do acesso ao poder judiciário, foi alvo de hercúleo e, convenhamos, eficaz esforço classista de preservação.
As taxas de elucidação de delitos continuam SECRETAS.
A IMPUNIDADE, mãe dos delitos, continua a PROSPERAR.
No RJ, contrariamente ao adágio, o CRIME continua a "COMPENSAR".
E nós, cidadãos fluminenses, continuamos - e continuaremos - a MORRER como moscas; ou, melhor dizendo, como moradores do Rio de Janeiro mesmo.

11 comentários:

Anônimo disse...

Corretíssimo, major.Ressalto, porém, que com o advento Programa Delegacia Legal-Grupo Executivo-ISP, na verdade as DPs Legais foram transformadas em locais onde a população pode tudo. Explico: Nós, policiais civis, conforme curso de formação na ACADEPOL, recebemos treinamento para registramos ocorrências com o fm de apurar a autoria de crimes e o fazíamos com o que dispúnhamos. Eram os anos 80/90. Um delegado de plantão; equipe com oito policiais; íamos a locais de homicídio, acompanhávamos o trabalho da perícia; o mesmo em locais de arrombamento, ou seja a DP funcionava 24h por dia sendo que as investigações se davam imediatamente após o cometimento do crime.
Aí veio aquele governador que, "aos moldes da polícia americana", implementou as DPs Legais. Prédio bonito, ar condicionado, toda em paredes de madeira, atendentes terceirizados, policiais de gravata. Um delegado de 2ª a 6ª de 9h às 6h, dois ou três policiais registrando. Criou-se a fábrica de Registros de Ocorrência! De maneira que vc, cidadão, pode ir a qualquer DP Legal que mesmo se seu caso nada tiver com nosso trabalho, de polícia investigativa, nós o atenderemos. Fazemos ROs " a torto e a direito". Registrar é preciso; investigar, não". Isso para justificar a existência do tal Grupo Executivo e do ISP. Não concursados que conseguiram emprego vitalício às custas da Segurança Pública. Quantos são, quanto ganham, o que fazem exatamente, não sabemos.
Nunca consegui entender como nós, funcionários concursados, mormente os delegados, autoridades policiais, se submeteram aos ditames dos tais executivos. Estes, que nunca atenderam a uma ocorrência policial, pensam que nos não temos o que fazer, aí determinaram que toda e qualquer pessoa que entra na DP tem que ser atendida. Se quiser que registremos que " vi um saci-pererê", será atendido, afinal, no final do ano " atendemos a um zilhão de pessoas " dirão os leigos burocratas. Perdemos grade parte de nosso tempo registrando absurdas queixas sem pé nem cabeça, mas o importante é que o " cliente " saia da DP com um papel. Enquanto isso os crimes assolam a cidade e nós, por total falta de tempo, intimamos os autores pelo correio... Não entro em uma viatura há anos! Se me envolver em uma troca de tiros sou capaz de acertar meu pé. Não me sinto mais um policial. Sou sim um mero digitador que vez por outra, quando explica a um cliente que seu caso não é com a polícia, vê seu dedo apontado em minha direção, afinal basta o queixoso ligar para alguém, que liga para o delegado, que sequer quer te ouvir e manda registrar... E investigar não é preciso. A fábrica de ROs não pode parar...É a ordem do Grupo Executivo.
O mesmo governador decidiu também que as pessoas vítimas de roubo ou furto de documentos não pagarão pelas segundas vias se "provarem", através de um RO que o crime ocorreu e dada a dureza d cidadão brasileiro não é difícil imaginar quantos falsos registros são feitos.
O mesmo se dá com as operadras de telefonia celular. Só atendem seus clientes se estes apresentarem cópia de um "BO", para que ganhem outro aparelho... É uma festa o nº de aparelhos roubados/furtados todos os dias. E a polícia totalmente submissa, é o policial robotizado, maniteado, que só pode dizer sim, sendo obrigado a deixar seu trabalho de lado - o de investigar - para ficar registrando, atendendo a todos os clientes, clientes estes que atendem aos anseios do Grupo Executivo...
E nesse ponto, major,o aumento de 25% no quesito roubo a transeunte é bastante questionável.
Fora Grupo Executivo!
Fora ISP!
Deixem que policiais tratem de assuntos inerentes à polícia!
Aliás, Saúde e Educação não estariam mais necessitadas dos seus seviços?

Anônimo disse...

Desculpe Major, mas os culpados disso tudo é o nosso secretário de segurança e o nosso Governador... homens que matam sem dar um tiro...

Anônimo disse...

O DESGOVERNADOR SÉRGIO CABRAL E O SECRETÁRIO DE INSEGURANÇA PÚBLICA BELTRAME NÃO TÊM COMPETÊNCIA PARA EXERCER AS FUNÇÕES QUE LHES SÃO ATRIBUÍDAS.

Anônimo disse...

Tem notícia no uol

http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/03/06/ult23u1381.jhtm

A luta continua companheiro.

Anônimo disse...

o PC ANÔNIMO do primeiro comentário está com toda a razão.
A Polícia Civil está, como um todo, DESVIADA DE SUA FUNÇÃO.
E DESVIO DE FUNÇÃO é CRIME!
CABE ao MP, que se diz independente, iniciar a AÇÃO.

Anônimo disse...

A TODOS, DEVEMOS MOBILIZAR UMA PASSEATA NO DIA EM QUE O PRESIDENTE LULA VIER AQUI NO RIO PARA FAZER SUA "SIC" PROPAGANDA COM O SERGITO PINÓQUIO SOVRE O PAC.

LEVAR FAIXAR E CARTAZES DEMONSTRANDO A TODOS O NOSSO DESCONTENTAMENTO COM SUA POLÍTICA DE MENTIRAS.

Anônimo disse...

Sérgio Pinóquio está fazendo mais um de seus famosos discursos 171:

- E a partir de agora, nossa polícia terá de fazer mais sacrifícios!

- Trabalharemos o dobro! - diz alguém na multidão.

- E nossa polícia terá de entender que não haverá aumento e continuarão recebendo apenas uma esmola, porque apesar do superávit do estado, sobra dinheiro para prioridades como escola de samba, ONG, etc. mas não há dinheiro para pagar salários dignos aos policiais!

- Trabalharemos o triplo! - diz a mesma voz.

- E as dificuldades vão aumentar! -Vem aí mais horas extras não remuneradas, mais operações de alto risco, mais confronto, mais rigor e o PAC !

- Trabalharemos o quádruplo!

Aí Sérgio Pinóquio pergunta ao Régis Fichtner:

- Quem é esse sujeito tão valioso que vai trabalhar tanto para nós?

- O coveiro, meu governador.

Anônimo disse...

Evento Público a se realizar dia 11 deste mês e excelente oportunidade de expor nossos argumentos e anseios à sociedade civil:

http://www.oab-rj.org.br/index.jsp?conteudo=4955

Atenção especial ao tema 2

Anônimo disse...

major wanderby concordo com o senhor que subiu alguns delitos mas tô vendo que desceram outros. Seu comnetário ficou parecendo manipulação da opinião. Bota os números e deixa o leitor julgar.
saudações

Anônimo disse...

As regras do Governador Sergio Pinóquio são muito simples: eu te exploro e você me agradece (ou, como é o costume, finge agradecer). Se, por alguma incontrolável razão, você decidir se vingar... bem... para isso existem as prisões e os hospícios.

Anônimo disse...

Faixas e cartazes reclamando da esmola sem vergonha na cara que chamam de "salário do PM" devem ser expostas por todos os lugares onde o presidente for passar.

Certamente elas aparecerão na imprensa!

Desenhos do Sérgio Pinóquio também devem ser expostos, com cartazes colados nos muros!