03/12/2006

"Polícia Civil ISO 9099".

Peço vênia para reproduzir os comentários anônimos feitos, ao que parece, por integrante da Polícia Civil, acerca de manifestação do Maj PM Ref Junqueira no Blog 200 anos (PROJETO 200 ANOS ( 37 ) OPERAÇÕES POLÍTICAS, O TENENTE POBRE, A "PENÚRIA", O ATENTADO, OUTRO 5X e OS EDITORIAIS - http://projeto200anos.blogspot.com/).
Apesar de os comentários haverem tido por foco proposta alusiva a regimes de escala, parece fornecer precisa análise conjuntural da policial judiciária fluminense, revelando o dia-a-dia e as dificuldades do que denomina "Polícia Civil ISO 9099".

"Gostaria de comentar que com relação à Polícia Civil, essa escala, que apesar de muito bem bolada, não se aplicaria, acho eu.
O gênio da Segurança Pública e ex-Governador ( arghhh!!! ) Garotinho, foi aos EUA, publicou um livro ( dizem que nem o escreveu ) e voltou com a idéia mais fenomenal de todos os tempos: as Delegacias Legais. Que não funcionam.
Foram concebidas para funcionarem de forma a que os policiais que registram as ocorrências eles próprios as investiguem, tendo, para tanto, extinto os setores cartório, homicídios, roubos e furtos, investigação geral.
Ocorre que os plantonistas com escala de 24/72h passaram a registrar 10, 15 vezes por dia e efetivamente não investigam nada, por isso mesmo.
Raramente tem-se tempo de se dedicar a uma VPI, pois as DPs foram transformadas em uma espécie de Procon, expedidoras de BOs para tirar segundas vias de documentos, de BOs para ganhar um celular novo, ou seja, o "BO" virou peça-chave para qualquer coisa. Perdeu documentos? Vá a DP mais próxima, conte uma estória para aquele idiota que está lá sentado que o DETRAN não cobra Duda!!!
Outra genialidade deste governo que aí está e melancolicamente se despede.
De posse do BO o cliente ainda pode dirigir, afinal o registro substitui qualquer documento, pensam eles. Se quer entrar na Vara de Família, faça um BO; na esera Cível, ídem, na de Vara de Fazenda Pública, só se apresentar um BO... É a Polícia-cidadã, segundo os gênios. Tudo o que o cidadão (cliente) quiser, faça. Agrade-o. Mesmo que não seja sua competência.
Perca seu tempo com feitura de ROs natimortos e deixe de investigar, afinal fazer 30 milhões de registros por anos é o que importa.
Investigar não importa. É ( foi?) o governo populista.
O ideal seria que as polícias só fossem solicitadas para fatos realmente policiais!
Ouço colegas PMs, nas DPs, que eles também sofrem com isso. Até para encontrar animal de estimação são chamados! Risível. Depois vêm os jornais - fato político, é claro - estamparem em letras garrafais: Investigação zero! É simples: liberem-nos para investigarmos.
Será que a Polícia Federal faz 30, 40 registros por dia? Claro que não. Investiga de imediato porque tem tempo para isso.
Voltando à escala: o policial trabalharia, de 2ª a 6ª feira, 6 horas por dia. Se tiver de fazer um APF talvez não desse tempo. Pagar-se-iam horas extras? Não! Teria o policial civil tempo para colocar uma VPI "embaixo do braço" e, claro, acompanhado, de outro, ir para as ruas investigar? Tem como, sr. (arghhh!!!) Garotinho? Não! Pena que os Governadores não ouçam a tiragem, a poliçada ( não fui eleitor do Wagner Montes ) mas tão-somente os homens de gabinete.
Com escala de 24/72h, sr. major, já não dá. Com esta, elaborada e muito bem pelo senhor, estaria de bom tamanho, salvo se não fosse revisto o real motivo de procura às DPS.
Em nada mudando, continuaremos sendo POLÍCIA CIVIL ISO 9099, pois somente "investigaremos" crimes de menor potencial ofensivo!
Meus respeitos" (grifos nossos).

Nenhum comentário: