15/12/2006

Repercutiu no Globo - Promoções na PM.

"Oficiais da PM vão à Justiça contra promoções

Policiais em serviço no Palácio Guanabara conseguiram melhores posições na relação para subir de patente

Dimmi Amora
Oficiais da Polícia Militar do Rio vão entrar na Justiça, nos próximos dias, para anular uma reunião da Comissão de Promoção da corporação. O encontro, para elaborar uma nova lista de promoções para coronel e tenente-coronel neste fim de ano, teria sido realizado em desacordo com a legislação interna. Além disso, a ata da reunião não teria recebido a assinatura de todos os integrantes da comissão.

Os oficiais estão revoltados porque policiais que estavam de serviço no Palácio Guanabara deram saltos de mais de 70 posições na lista. Enquanto isso, outros, que estavam de serviço na PM, foram colocados para trás na fila. Na próxima semana, a governadora rosinha-garotinho deverá assinar um decreto promovendo até seis oficiais a coronel e a tenente-coronel.
Oficial que denunciou secretário foi prejudicado
Um dos que ficaram em pior posição na lista foi o tenente-coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, atualmente ajudante de ordens do Comando Geral da PM, uma espécie de administrador do QG. Ele seria o terceiro na lista de promoções a coronel. Mas viu seu nome cair para o 18º lugar. Erir foi o comandante que denunciou que o ex-secretário de Esportes Chiquinho da Mangueira esteve no 4º BPM [São Cristóvão], para pedir que a Polícia reduzisse o patrulhamento na Mangueira, em 2003. Depois da denúncia, o tenente-coronel perdeu o posto. Chiquinho foi investigado pelo Ministério Público e o procedimento foi arquivado.

Segundo oficiais da PM, ao ver seu nome cair na lista, o tenente-coronel tomou uma atitude radical : devolveu todas as medalhas recebidas pela PM. Além disso, mandou que fossem retirados de sua ficha todos os elogios recebidos, inclusive os feitos pelo atual comando, por seu trabalho à frente do QG, conseguindo economia nos gastos com o rancho e melhorando a qualidade da comida, inclusive dando refeição igual a oficiais e praças.

- A revolta é grande, porque os que ficaram aqui ajudando a PM, até tomando tiro nas ruas, estão sendo preteridos por quem ficou de terno e gravata no ar-condicionado - disse um oficial.
Tenente-coronel pulou da 40ª para a 4ª posição
Foi o caso do tenente-coronel Murilo Martins Magalhães, que passou da 40ª posição para a quarta na lista elaborada no início do mês. Outro que estava no palácio e deu um salto na lista foi o tenente-coronel Carlos Alberto Pereira de Aguiar, que passou da 79ª para a oitava posição.

Ambos estiveram os últimos oito anos trabalhando fora da corporação. Já o tenente-coronel Renato Fialho, que estava à frente do 23º BPM [Leblon] no início do ano, viu seu nome cair do quinto para o 16º lugar.

- O pior é que não há qualquer justificativa para que essas posições sejam trocadas dessa forma. Existem critérios para a elaboração dessa lista e eles não estão sendo cumpridos, para beneficiar quem está sendo apadrinhado pela política, afirmou outro policial.

De acordo com um policial, a reunião que elaborou nova lista teria sido realizada no gabinete do comando da corporação, o que constituiria uma irregularidade. Além disso, nem todos os integrantes da comissão assinaram a ata, porque não concordaram com os critérios que beneficiaram os oficiais que estavam fora da PM. O globo entrou em contato com a assessoria da Polícia Militar, deixando recado no celular do assessor, tenente-coronel Aristeu Leonardo, que não retornou a ligação. ".

Nenhum comentário: