23/06/2007

Alea jacta est.

Com regozijo, informo a quem interessar possa que a mobilização legal e pacífica de oficiais de polícia militar em prol da obtenção de condições salariais dignas e eqüânimes já é fato no RJ.
Integração salarial e cumprimento da lei (lato sensu) são os motes principais.
A idéia é simples e já foi aplicada em outras U.F. (recentemente, em Goiás), implicando no nivelamento salarial entre Coronéis e Delegados de Polícia de 1ª classe e na aplicação do escalonamento vertical definido em lei.
Para exemplificar em números, a aceitação do legítimo pleito elevará o salário do soldado de polícia militar para patamares superiores a R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).
Em breve, será marcada reunião aberta a todos (oficiais e praças) para que a questão seja devidamente exposta.
Parabéns a todos os presentes!

56 comentários:

Anônimo disse...

Saiu no jornal da assinap de julho,o sr diretor da dip vem informando aos reformados por invalidez com respeito aos cortes dos triênios,faz isso sob ordens do tribunal de contas do estado,mais uma vez a pergunta:O comando da pmerj viu que perderíamos a causa e,nada fez,como PILATOS,o problema não é meu,eu tenho minha gratificacão de comando e quero levá-la para casa quando reformar....estão lado a lado do governador e nada fizeram,poderiam ter lutado por um auxílio-invalidez como é pago aos integrantes do exército,fab e marinha...nós,pms,infelizmente estamos perdidos...espero que os colegas da ativa não passem por isso.....salvo raros casos,quando vejo um oficial tenho apenas desprezo....é um sentimento que eles nos deixam de legado depois de tudo que nos acontece!

Anônimo disse...

Lamento informar,mas acerca do que vi em quase 20 anos de pmerj,nunca vamos sair desta lama,eu tenho visto oficiais até major procurando brigar por melhorias,mas,quem está do lado das autoridades sepre irá dizer que está tudo bem,que estamos satisfeitos,bonecos nas mãos de governadores,esse que está agora é mais um...

Anônimo disse...

no texto acima,onde lê-se sepre(sempre).

Anônimo disse...

O dinheiro que tiram dos pobres reformados será cobrado de vocês um dia.............comando azul....

Anônimo disse...

Depois que meu marido foi baleado,ficou com sequelas e foi esquecido pela poícia,agora,o golpe mortal,diminuíram seu pagamento,tiraram os triênios,como se não passássemos tanta dificuldade,tenho que ficar em casa para cuidar dele,não posso trabalhar..fizeram duas covardias com ele,o abandono e a miséria...por isto essa polícia tá assim!

Anônimo disse...

AH,AH,AH,SOLDADO...2.500,00? NEVERRRRRRRRRRRRRRRRRR... Quando eu dirigia para um capitão,em 1994,ele me falou:Vocês irão ganhar entre 4 e 5 salários com o aumento que está por vir...........rsrsrsrsrsr...se o comando da pmerj é contra nós,quem será por nós?????????????????????????

Anônimo disse...

A pm de BRASÍLIA ganha bem porque tem que proteger os bandidos de lá.. todos sabem disso.Além disso,existe uma verba que é remanejada do governo federal para BRASÍLIA,esse dinheiro vem dos impostas recolhidos no país inteiro,especialmente dos estados mais ricos.Vejo aqui,diversos colegas falando que o nosso estado é rico,realmente o é,porém,os impostos destinam-se ao governo federal e pouco retornam para nós, o RIO é o décimo-quinto ou décimo-sexto estado em repasses de verba do governo federal,de que adianta arrecadarmos muito se vai para LULU e sua corja e não retorna?Expliquem sobre a federal que muito tem sido elogiada,quantas armas e drogas tem apreendido no RIO?A MAIOR PARTE do trabalho da federal tem sido contra os SONEGADORES DE IMPOSTOS, porque desse jeito,o governo LULA tem mais dinheiro pra dar pros GRINGOS...Eu sou pm,tenho amigos na civil,como seria se a civil ganhasse o que um federal ganha,se fosse um departamento de polícia como a federal o é,com certeza seria melhor!Agora,com certeza,a pmerj tem sido mal representada,por isso chegamos na lama,ao ponto de um funkeira imunda esculhambar pms na rua....e o polícia reformado tratado como lixo,igual no inss.......

Anônimo disse...

Caro MAJOR,tenho pelo sr um respeito muito grande,mas sobre o post in loco,não vejo eco nesse governo e neste comando atual,oxalá o sr esteja certo.....continue sua luta!

Anônimo disse...

Concordo com o que foi dito,este comando e governo de estado vão abafar quaisquer melhorias na nossa área,afinal,quem os ajudou a eleger e chegar no comando?????????????????????????????????????

Anônimo disse...

Apenas boa vontade do baixo clero não resolve,se o governador e comandante estão dizendo que não há verbas....................temos que ser militares e subservientes....eles fazem o que querem...

Anônimo disse...

Se houver melhoria,os reformados por incapacidade serão mais uma vez esquecidos.....êta pmerj..........

Anônimo disse...

AH,AH,RSRSRSR QUEM É ANTIGO, SE LEMBRA DA ISONOMIA QUE MOREIRA FRANCO ASSINOU E BRIZOLA TIROU,ENQUANTO O OFICIAL TRATAR OS DA RAIA MIÚDA COMO CACHORROS,FICAREMOS ASSIM.

Anônimo disse...

Acorda major, a pm não está pagando as férias,o que diria este reajuste,pm..polícia maltratada....

Wanderby disse...

Caros Srs
Não tenho dúvida alguma de que os mandatários diretos da Corporação não estão satisfeitos com condições adversas vigentes, dentre as quais e principalmente, no que toca a salário.
O momento parece ser de crise, o que é muito bom, pois gera oportunidades de reação e inovação.
Todavia, reações legais e fundadas nos parâmetros que regem a atividade.
Talvez não percebam, mas nossa força (ela existe e é maior do que os Srs podem pensar)possui como incremento os fatores que vulgarmente são apontados como limitadores.
Nosso primeiro grande obstáculo é vencer nossa própria incredulidade, inclusive (E PRINCIPALMENTE), em nós mesmos.
Dêem uma chance aos Srs mesmos!

Anônimo disse...

SR MAJOR,oxalá o sr esteja certo,me perdoe a incredulidade,tenho 23 anos de polícia,alguns poucos amigos de verdade,muitos se foram,gostaria de encontrar motivos para crer neste comando!

Anônimo disse...

Amigo Wanderby. Aos que não acreditam que "juntos podemos" eu pergunto: qual é a alternativa ? Ficarmos parados? Aguardar jesus cristo descer dos céus e nos conceder aumento? Que expressão tem Goiás ou Alagoas para que os policiais militares ganhem muito mais do que os PMs do Rio? Somos a terceira arrecadação do país e o pior salário PM.Essa matemática está muito estranha. Cada vez que ameaçamos uma manifestação fomos beneficiados (redução do interstício, aumento salarial).E se de fato for feito um movimento mais forte? Temos que acreditar, até porque a alternativa é ficar de braços cruzados e parados é que não seremos atendidos.Companheiros,às idéias!!! Roberto Vianna - MAJ PM

Anônimo disse...

Senhores, a incredulidade já é a primeira vitória dos que não querem nos dar aumento, dos que não nos querem trabalhando como policiais de verdade.
Espalhem essa notícia que vocês leram de boca em boca. Tenham certeza que o movimento está muito forte, inclusive com o apoio da imprensa. Mas precisamos do auxílio nesse momento de toda a tropa, pois sem vocês, realmente não iremos conseguir nada.
Precisamos que VOCÊS queiram o aumento; precisamos que VOCÊS estejam ao nosso lado para lutarmos; precisamos que VOCÊS mostrem a força que têm; precisamos que vocês chegam às últimas conseqüências conosco, estourando uma operação padrão em todos os níveis, contra todos (vejam os controladores de vôo).
Em breve lerão relatos na impressa.

Cap. Gancho (faço parte do Grupo de Oficiais )

Anônimo disse...

Srs,se vier alguma melhoria,será para os oficiais,já vi esse filme antes....equiparacão com delegados de polícia,e,para a ralé,que é enorme,10 por cento...ora senhores...tenho 26 anos de casa,não me venham com essa de oficiais amiguinhos da ralé....estão jogando os sds,cbs e sgts na cova dos leões,quando o bpchoque cobrir todos de porrada,a ralé toma 30 e rua,e os oficiais uma transferência para o interior...

Anônimo disse...

Interessante, se nada é feito a conversa é sempre a mesma, ficamos pelos cantos nos lamuriando, se é formado um grupo, primeiramente só de oficiais, é corporativismo, ora, então senhor praça com 26 anos de serviço, qual a soloção mágica que o senhor possiu no auge de sua experiência?? Esqueci, o btl de Choque é formado por policiais militares de outro planeta seus salários são melhores que os nossos, deixe ser pessimista, ao invés de ficar reclamando e tentando desestabilizar um grupo ainda em formação, pq o senhor não comparece a reunião? Boa sorte e que venha logo a sua reforma.

Anônimo disse...

Já vi essa história antes,passeata dos tenentes 2,a missão,depois que conseguirem o objetivo,caem de pau nos sds,cbs e sargentos...

Anônimo disse...

SR sds,cbs e sargentos,não caiam nesta armadilha de greve,na hora do pau comer o samango toma rua e o oficial é transferido...

Anônimo disse...

Vai ficar só nesse discurso niilista, ou vai apresentar alguma proposta? Já basta a nossa realidade para nos desanimar, não precisamos dos comentários de alguém que apesar dos seus vinte e seis anos de polícia não possui o mínimo de auto-estima se auto-intitulando e aos demais praças como RALÉ.

Anônimo disse...

Nas condições em que nos encontramos precisamos nos unir contra o descaso governamental! Precisamos brigar por melhorias! A PMERJ está ruindo, e cabe a todos nós, policiais militares, lutarmos pelo que acreditamos! Chegou a hora de fazermos história! Salário digno e condiscente com nossa função perante a sociedade! Nós arriscamos a própria vida diariamente, merecemos respeito e consideração pelo sacrifício imposto a nós todos, praças e oficiais unidos por uma PMERJ melhor!

Anônimo disse...

Só rogo uma coisa: união! acreditem! precisamos tentar, se naum fizermos quem fará?

Anônimo disse...

Naum se deixem iludir, tem mta gente que esta lutando contra, tentando desestabilizar a tropa!

UNIÃO DA TROPA! OFICIAIS E PRAÇAS!

OPERAÇÃO PADRÃO JÁ!

Anônimo disse...

Caro major Wanderby, o senhor tem o meu respeito e a minha admiração, sua atitude serve de inspiração para muitos policiais militares independente de postos e graduações.
UNIÃO DA TROPA! OFICIAIS E PRAÇAS!
OPERAÇÃO PADRÃO JÁ!

Anônimo disse...

Caramba... Qdo não se faz nada, todos reclamam. Qdo se faz, dizem que não devem fazer.
Afinal, o que queremos?
Infelizmente, quem não aderir, caso saia o aumento, tb será beneficiado, né?

Cap Gancho

Anônimo disse...

Samango inteligente não cai em conversa de oficial,cuidado companheiros,na hora que a quarta parte cantar muitos chorarão.....

Wanderby disse...

Srs
Plagiando o Maj Roberto, qual é a alternativa?
Vamos esperar que a solução caia do céu?
Acreditem que podem e poderão.
Façamos juntos alguma coisa.
Juntos, somos muito fortes.
Desagregados, somos quase nada.

Wanderby disse...

Precisaremos de ajuda.
Por favor, não nos deixem sós.

Anônimo disse...

A única maneira de se ter uma vida melhor é saindo da pm.

Anônimo disse...

SRs, o rdpm ainda não foi rasgado...cuidado..

Anônimo disse...

Senhores.

É chegado o Momento. Podemos fazer algo ou simplesmente lamentar. Se não demonstrarmos união, coragem e sobretudo unidade de propósitos, nunca seremos ouvidos ou levados a sério.
A Bíblia registra que "O Reino dividido não subsiste!". Não é hora de divisões ou facções. Não é hora de olharmos Oficiais como se fossem de outro mundo ou com sangue diferente! É hora de união, mostrarmos coesão e força!
ESPALHEM A NOTÍCIA EM SEUS BATALÇOES EM SUAS UNIDADES! ESPALHEM E DIVULGUEM, POIS ESSA PODE SER A NOSSA ÚLTIMA CHANCE.
Como disse o Sr. Maj Wanderby, POR FAVOR NÃO NOS DEIXEM SÓS !!!!

SAMANGO.

Anônimo disse...

Que não aderir se mostrará cônscio de seus deveres.

Anônimo disse...

Senhores.

É chegado o Momento. Podemos fazer algo ou simplesmente lamentar. Se não demonstrarmos união, coragem e sobretudo unidade de propósitos, nunca seremos ouvidos ou levados a sério.
A Bíblia registra que "O Reino dividido não subsiste!". Não é hora de divisões ou facções. Não é hora de olharmos Oficiais como se fossem de outro mundo ou com sangue diferente! É hora de união, mostrarmos coesão e força!
ESPALHEM A NOTÍCIA EM SEUS BATALÇOES EM SUAS UNIDADES! ESPALHEM E DIVULGUEM, POIS ESSA PODE SER A NOSSA ÚLTIMA CHANCE.
Como disse o Sr. Maj Wanderby, POR FAVOR NÃO NOS DEIXEM SÓS !!!!

SAMANGO.

Anônimo disse...

Que não aderir se mostrará sabedor de seu dever.

Anônimo disse...

COLOQUEM AQUI O CIENTE DE CADA UNIDADE OPERACIONAL, DIRETORIA, ETC!!

pOR FAVOR ACUSEM O 'CIENTE' DE SUA UNIDADE. VOCÊ SERÁ O RESPONSÁVEL EM DIVULGAR A NOTÍCIA EM SEU LOCAL DE TRABALHO!

A HORA CHEGOU E É AGORA!! NÃO NOS DEIXEM SÓS!

SAMANGO.

Anônimo disse...

SRs, repito,o rdpm ainda vigora...............

Wanderby disse...

E, graças ao bom Deus, a Constituição Federal também.
A Lei de Contravenções Penais também.
O Código de Trânsito Brasileiro também.
A nossa capacidade de indignação também.
Ou não?

Anônimo disse...

Os oficiais subalternos estão usando os sds,cbs e sgts para conseguirem benefícios como interstício menor e equiparacão com os delegados,sabemos que somente esses oficiais se beneficiarão,depois os samangos ficarão a ver navios...não sejam burros....

Anônimo disse...

Os oficiais subalternos estão usando os sds,cbs e sgts para conseguirem benefícios como interstício menor e equiparacão com os delegados,sabemos que somente esses oficiais se beneficiarão,depois os samangos ficarão a ver navios...não sejam burros....

Anônimo disse...

Pela primeira vez neste blog vejo um tópico que realmente mexeu com os brios de todos!! Vamos nos unir!
O benefício é coletivo mas a mobilização também deve ser! O momento é esse!!!
Major , Parabéns pelo Blog!
Avante!!!
Ten TWISTÃO

Wanderby disse...

Caros Srs.
Cuidado com a utilização do espaço democrático aqui disponibilizado para tentativas de promoção de descrédito do que se pretende.
O fato é que a proposta a ser apresentada eleva o salário do Soldado para mais de R$2500,00. Não sei se sabem, mas nossos soldados estão mais de 1500% aquém de delegados de polícia (aos quais não estão subordinados) em termos saláriais.
Há justiça?

Anônimo disse...

Descrédito não,mas isso é iludir pobres coitados,se o cmt geral já falou que não haverá reajuste esse ano,azar militar!

Anônimo disse...

Descrédito não,mas isso é iludir pobres coitados,se o cmt geral já falou que não haverá reajuste esse ano,azar militar!

Luiz Alexandre disse...

Caramba... Azar militar? É assim que alguém que freqüenta um Blog para a melhora da nossa Polícia Militar, se refere ao continuísmo das nossas mazelas, da nossa falta de amor próprio, da nossa vida tão difícil, enquanto outras categorias recebem infinitamente melhor que nós e são mais bem vistas?
É melhor então acabarmos com tudo, e escrevermos, quem sabe, sobre como plantar flores.
Que eu saiba, quem está colocando a cara até agora, são as pessoas que assinam seus blogs e seus comentários. Nós sim, estamos mostrando quem somos e estamos sujeitos a sermos punidos.
Azar militar para você, me desculpe, é covardia...
Pelo o que eu saiba, são somente propostas que serão feitas ao Exmo. Governador, que pode aceitá-las ou não.
Mas não se preocupem vocês, que só sabem reclamar, e quando têm a oportunidade de mudar algo se escudam no medo de punições. Caso essa equiparação seja conseguida, você também terá direito.

Anônimo disse...

Caraca, e dificil conceber isso, mas concordo com o Cap Luiz Alexandre

Anônimo disse...

Não há como punir um movimento dentro da ORDEM E LEGALIDADE. O que precisamos fazer é obedecer os ditames da legalidade e do próprio RDPM. Afinal de contas, uma Operação Padrão não tem nada de ilegal. Se não há condições de circular, que sejam proibidas de sair do quartel. Se o fardamento está velho, roto, que não saia do quartel. Que todas as feijoadas (TODAS MESMO!) SEJAM CONDUZIDAS PARA A DP. Ou seja se trabalharmos certos, como poderemos ser punidos..

Samango, apoiando e aguardando intruções.

Anônimo disse...

Caro Major Wanderby, sou Bravo Mike e gostaria de parabenizá-lo pelo blog, gostaria muito que em nossa Corporação os oficiais se espelhacem nesse site e brigassem por todos.
Parabéns

Anônimo disse...

Azar militar si senhor,para melhorar,PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL 21, chega da monarquia do oficialato,a pmerj é um aborto junto com suas desigualdades um coronel de pm ganhar 12,13 mil para continuar menosprezando os soldados?Oficial se juntando com soldado,os monarcas e a plebe,o óleo e a água????????????????A pmerj não é e nunca será uníssona,lutem primeiro para vocês serem excluídos quando pegam as propinas de vocês,lutem para que seus boletins com suas cadeias sejam de conhecimento de todos,que cumpram suas cadeias e detimentos em lugares fechados,como o soldado o faz..hipócritas..PEC 21 em vocês,quantas vezes já ouvi desses energúmenos de estrela cadente a seguinte e despudorada frase:Nós estamos no topo da cadeia alimentar,ou seja,ninguém nos atinge,apenas atingimos...PEC 21,está no senado..... peguem suas estrelas cadentes e sumam,e uma coisa,a maioria dos delegados de poícia é muito mais educada e cordial que os srs oficiais detentores de estrelas cadentes....reflitam soldados,cabos e sargentos,o lobo que hoje se diz amigo,amanhã,como sempre,te humilhará....

Anônimo disse...

SR LUIZ ALEXANDRE, querendo ou não,oficial comete peculato,furta e enriquece ilicitamente,nem todos,é óbvio,lutem os srs primeiro para terem o mesmo destino que seus subordinados tem quando praticam tais atos,caso contrário,este movimento não é normal,trata-se de egoísmo pois somente sua casta será ouvida,haja vista seu comando geral não dar-lhes a mínima,ou seja,querem ficar os 2 aninhos lá para reformar com a querida GRATIFICACÃO de comando.Mas não se preocupe,como li num blog em que o sr BARRUIM conversava com outro oficial,(estamos no topo da cadeia alimentar),UM DIA O SR CHEGARÁ NO MESMO LUGAR E VIRARÁ SUAS COSTAS PARA A TROPA COM MEDO DE SER EXONERADO PELO GOVERNADOR,COM MEDO DE PERDER A GRATIFICACÃO DE COMANDO...Só a pec 21 melhora,o resto é balela.....

Capitão Luiz Alexandre disse...

Caros amigos anônimos. Provavelmente não devem me conhecer, pois não costumo virar as costas para policiais honesto, que vivem do seu próprio esforço.
Porém, confesso, que não tenho muita pena de corruptos, assaltantes fardados, ou qualquer tipo assim, infiltrados na minha polícia. Pq eu entrei para ser polícia, não um bandido fardado.
Caso, um dia, que não acredito que ocorra, assuma uma Unidade, terei a maneira de agir que sempre preguei, e que você pode constatar com quem trabalhou diretamente comigo (praças ou oficiais). Pode me cobrar isso, caso ocorra um dia.

Agora você está equivocado em alguns temas:
1 - A PEC 21 permite que as polícias sejam organizadas pelos Estados, contanto que seja única e completa, podendo até mesmo ficar somente a Polícia Militar. O grande problema são os possíveis desgovernos que podem existir e mudar a polícia ao bel prazer;
2 - Os Oficiais não estão no "topo da cadeia alimentar", mas são os atuais e futuros Diretores da empresa chamada Polícia Militar. Caso você queira ser um Diretor dela também, é fácil, coloca o corpinho 3 anos no CFO (eu fui Soldado e fiz isso) ou estuda para sair Tenente QOA;
3 - Tem muito tempo que a gratificação para quem fica 2 anos assumindo algum cargo, ACABOU. Então, novamente, você está bem equivocado;
4 - Finalmente, concordo com você que têm Oficiais desonestos que cometem todo o tipo de crime. Por mim, também, quando provada sua culpa, são bandidos. Aliás, se você quiser constatar isso, tem um grande número de Oficiais lá no BEP, respondendo na Justiça, muitas vezes indiciados por IPM's conduzidos pelos próprios Oficiais da PM. É só checar que verá como eles também são presos, igualzinho aos Praças. Quem sabe, um dia, quando o Praça não for também corrupto, e denuncie os Oficiais criminosos, como alguns têm a CORAGEM de fazer, a Oficialidade não melhore?
5 - E eu tenho visto, nos meus 10 anos de polícia, como os Delegados são cordiais conosco...

Anônimo disse...

Aos companheiros oficiais e praças.

Concordo com o sgt 26 anos de serviço quanto ao medo de no final da luta, mais uma vez, a divisão das honras e conquistas ficarão apenas com o andar de cima. Mas também concordo com os oficiais que estão botando a cara a tapa que o momento de caos que vivemos é ideal para união.

Por tanto pergunto a estes que querem nosso apoio para esta revolução salarial, compreende caro sgt 26 anos, sem nós as praças para executar as operações padrões o grupo da Evaristo não sairá do lugar, qual a garantia que não seremos esquecidos no final da luta?

Faço uma proposta:
Criem um manifesto com os objetivos a serem alcançados e expressando claramente quanto cada graduação vai levar no final e inclusive inativos e pensionistas, porque se deixá-los de fora não há acordo para operação alguma, isso mesmo eu disse acordo. E todos os 40 da Evaristo carimbem e assinem tal documento, divulguem o local e data da próxima reunião para que praças de diversas unidades tenham acesso a esta e possão obter uma cópia desse documento para serem multiplicadas nas unidades, dando assim uma garantia que os esforços não serão em vão e quando vierem as cobranças, nós poderemos relatar quem nos apoiou.

Anônimo disse...

Aos companheiros oficiais e praças.

Concordo com o sgt 26 anos de serviço quanto ao medo de no final da luta, mais uma vez, a divisão das honras e conquistas ficarão apenas com o andar de cima. Mas também concordo com os oficiais que estão botando a cara a tapa que o momento de caos que vivemos é ideal para união.

Por tanto pergunto a estes que querem nosso apoio para esta revolução salarial, compreende caro sgt 26 anos, sem nós as praças para executar as operações padrões o grupo da Evaristo não sairá do lugar, qual a garantia que não seremos esquecidos no final da luta?

Faço uma proposta:
Criem um manifesto com os objetivos a serem alcançados e expressando claramente quanto cada graduação vai levar no final e inclusive inativos e pensionistas, porque se deixá-los de fora não há acordo para operação alguma, isso mesmo eu disse acordo. E todos os 40 da Evaristo carimbem e assinem tal documento, divulguem o local e data da próxima reunião para que praças de diversas unidades tenham acesso a esta e possão obter uma cópia desse documento para serem multiplicadas nas unidades, dando assim uma garantia que os esforços não serão em vão e quando vierem as cobranças, nós poderemos relatar quem nos apoiou.

Por favor, publique dessa vez.

SD PM

Anônimo disse...

Obrigado Major!!!!!

SD PM

Mauricio Neto disse...

Diante de fatos, não existem argumentos... a Sra. Juíza Denise Frossard, outrora candidata a Governadora do Estado declarou que cumpriria a lei, ou seja, faria valer a Carta Magna. Como Juíza, acredito nisso, pois o fato de exercer a Justiça explicaria o de ser a Justiça. Porém o policial resolveu utilizar a força de seu voto em contrário à possibilidade latente de cumprimento de uma justiça que agora nos falta... Quem sabe, talvez, não teria sido a oportunidade de termos a Justiça em nosso favor... quem sabe...