09/12/2006

Repercutiu no JB (09/12/06) - Gustavo de Almeida

"VIOLÊNCIA

Ação na Justiça abre crise interna e oficiais preparam protesto para segunda Promoções paralisam a Polícia

Gustavo de Almeida

A ação na Justiça protocolada pelo corregedor da Polícia Militar, coronel Paulo Ricardo Paul gerou "filhos": um grupo de pelo menos dez tenentes-coronéis entrará com um recurso na segunda-feira, abrindo uma grave crise na Polícia Militar. É a primeira vez na história que oficiais de funções tão elevadas se insurgem contra uma decisão governamental. O cargo de corregedor é diretamente ligado ao do comandante-geral. Paúl e o coronel Esteves, que também ajuiza a ação, podem perder gratificações de R$ 2 mil sem ter nenhum ganho pessoal. A irritação dos tenentes-coronéis partiu da denúncia de que o novo quadro de acesso dos oficiais não foi feito por todos os integrantes da Comissão de Promoções, como é de praxe. A comissão não teria se reunido com todos seus integrantes, o que causou a revolta. A nova ação na Justiça - os nomes dos oficiais estão sendo mantidos em sigilo - vai se basear no fato de que diversos tenentes-coronéis que comandam unidades foram "ultrapassados" pelo hoje coronel Alexandre Carvalho Costa, na promoção do dia 21 de agosto. Segundo apurou o Jornal do Brasil, Carvalho Costa, então lotado no Tribunal de Contas do Estado, foi promovido na frente dos comandantes de 23 batalhões e de mais cinco unidades especializadas da PM.

- É possível que os preteridos ainda entrem com outra ação - diz o advogado Daniel Pereira de Oliveira, que ajuizou o recurso do corregedor da PM e do coronel Hildebrando Esteves. - Mas, por enquanto, o que está prevalecendo é a ação dos dois oficiais da cúpula - acrescenta.

O relações públicas da Polícia Militar, tenente-coronel Aristeu Leonardo Tavares, informou ontem que, antes de qualquer movimento na Justiça contra o Estado, os oficiais que desejam a ação precisam comunicar à PM através de publicação no boletim interno da Corporação. Tal medida, segundo Tavares, ainda não foi adotada. ".

Ao bravo Gustavo, nossas modestas congratulações.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Maj Wanderby.
Parece que os assuntos comentados pelos leitores, decambou excluivamente para o confronto entre QOA e QOPM. Nunca foi minha intençaõ fomentar esse tipo de coisa (que é até válido porfazer vir a tona os 'ranços' existentes...) Na verdade, a casa dividida fica mais fácil de ser dominada. É hora de colocarmos em pauta assuntos que mobilizem todo o Oficialato para estar lado a lado. Cada categoria ou especialidade tem seus valores e devemos não nos dividir mas sim ombrear.
É hora de buscar o melhor para todos e não para parcela da Corporação ou sociedade.

Excallibur - Ten PM

Wanderby disse...

Caro Excallibur
Concordo com o fato de que tais confrontos não têm potencial algum para o alcance de melhorias institucionais.
Coloco à disposição a pauta de lavratura de TC pela PMERJ como assunto que, em minha modesta opinião, merece a mobilização de oficiais e praças (além da própria população), em face das patentes conquistas agregadas.
Obrigado pelos comentários e pela participação

Anônimo disse...

E as cestas de Natal da Corporação?? Viraram um "Mc Lanche Feliz" ! Onde está o dinheiro? Por certo foi gasto na aquisição de medalhas...

Excallibur - Ten PM