04/05/2007

Nossa "fábrica", a pleno vapor!

JB
04/05/07

"Treze inocentes baleados em 48h
Felipe Sáles e Breno Costa

Apesar da guerra concentrada desde terça-feira na Vila Cruzeiro, na Penha, 13 moradores do Rio foram vítimas de balas perdidas em menos de 48 horas nas diversas praças de guerra espalhadas pela cidade. Ontem, entre mortos e feridos, mais seis inocentes foram atingidos na Vila Cruzeiro e proximidades, num total de 12, além da universitária Renata Ramirez Miranda, 32, ferida na coxa dentro da Universidade Estácio de Sá, no Rio Comprido.

Já no início da manhã, o Policial do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Wilson Sant'Anna Lopes, 28, foi atingido no lado direito do tórax logo ao chegar na Vila Cruzeiro para render a equipe da madrugada. O PM chegou com vida ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), mas não resistiu.

Dois caveirões do BOPE e outro do 16º BPM (Olaria) ocuparam o morro por volta das 11h e houve intensa troca de tiros. Mesmo assim, bandidos roubaram dois ônibus, um microônibus e um caminhão de lixo da Comlurb para fazer de barricadas nas vias de acesso à favela.

Pelo rádio, os bandidos debochavam pedindo um minuto de silêncio pela morte do Policial enquanto o tiroteio continuava. Às 15h, Elaine Santos Ribeiro, 27, foi atingida por estilhaços quando almoçava num restaurante em Olaria. No mesmo horário, Wamberto Nascimento da Silva, 30, levou um tiro na perna direita na Rua Galdiley, na Penha. Ele está em liberdade condicional por assalto a mão armada. Os dois tiveram alta e foram liberados.

O comércio ficou parcialmente fechado e a Avenida Nossa Senhora da Penha - uma das principais do bairro - só teve o trânsito interrompido à noite. Os tiros atingiram árvores, postes e muros do outro lado da rua, enquanto diversos veículos passavam pela via. Cinco Kombis estacionadas numa esquina foram atingidas, mas ninguém se feriu.

Fotógrafos e jornalistas também foram alvo de tiros, mas ninguém foi ferido. Famílias se mudaram do morro e um menino de 13 anos chegou a ser atingido de raspão na barriga. O quartel dos bombeiros na Penha teve de suspender atividades de recreações.

Cinco escolas no interior da favela tiveram as aulas suspensas, mas outras próximas à região funcionaram normalmente. - Meus filhos tinham prova, não podiam perder. Agora só voltam semana que vem - contou a mãe de dois meninos de 10 e 11 anos.

Atiradores de elite do BOPE se posicionaram na laje de prédios residenciais, provocando o revide dos bandidos. Um dos tiros atingiu um transformador e parte da comunidade ficou sem luz, fazendo com que os bandidos descessem até o asfalto e enfrentassem os Policiais.

À noite, Cláudio Eduardo de Moura, 42, foi atingido no tórax e teve de ser operado, mas está fora de perigo. Joaquim Dias Marques, 68, levou um tiro na perna quando passava perto dos Bombeiros. Também foi vítima de bala perdida Alessandro José Glória da Silva, 20, morador da Fazenda Botafogo.

Dois bandidos, um da Vila Cruzeiro e outro de Vigário Geral - onde também houve confronto com PMs - chegaram já mortos ao HGV.

A guerra na Vila Cruzeiro só se encerrará quando três bandidos conhecidos como Renatinho, Fabinho e Mata-Rindo forem encontrados. Eles seriam os mentores do assassinato dos PMs Marco Antônio Ribeiro Vieira e Marcos André Lopes da Silva, ambos de 34 anos, mortos terça-feira em Oswaldo Cruz.

Ontem, na Candelária, uma missa de sétimo dia foi celebrada em memória da estudante Juliana Pereira da Silva, 23, vítima de bala perdida durante confronto entre quadrilhas rivais na Favela do Fumacê, em Realengo, dia 26. " (grifos meus).

Treze inocentes baleados e agora três policiais militares mortos!
Quem seria(m) o(s) mentor(es) do homicídio de Wilson Sant'Anna Lopes?
Já sabemos a quem responsabilizar?

E hoje?

O que vai ser?

Quais serão nosso alvos?

Qual produto ofertaremos aos nossos clientes?

A propósito, quem são nossos clientes mesmo?

E quem (ou o que) somos nós?

Nenhum comentário: