23/02/2008

Blog

"Blog", de acordo com o "uol", é um diário online no qual são publicadas histórias, idéias ou imagens.
Já para o "último segundo", trata-se de página pessoal da Internet provida, dentre outras possibilidades, de mecanismos de interação.
Na "wikipédia" temos a descrição de blog como página da web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário).
Para mim, Wanderby Braga de Medeiros, cidadão brasileiro provido de título de eleitor n.º 782424403/45, blog é um pouco de cada coisa do que foi citado, mas, sobretudo, a oportunidade singular de exercitar a preciosa e consagrada LIBERDADE DE PENSAMENTO E DE EXPRESSÃO.
E no exercício de tal LIBERDADE, passo a fazer registro dos últimos acontecimentos, relacionados, direta ou indiretamente, à mobilização democrática pela conquista de condições dignas de trabalho e remuneração para os militares estaduais, na qual, a propósito, continuo e continuarei militando:
27/01/08
Participei e auxiliei na coordenação da MARCHA DEMOCRÁTICA.
31/01/08
Minha simples movimentação para a DGP, configurada como "ato punitivo", mereceu destaque no site institucional da Polícia Militar e na imprensa.
04/02/08
Postei em blog, sob o título "DIGNIDADE E HONRADEZ", compromissos assumidos por oficiais da polícia ostensiva do RJ.
07/02/08
Postei "Carta aberta a vocês".
08/02/08
Publiquei rol de sugestões para a reunião a ser realizada em 11/02/08, na AME/RJ, dentre as quais a realização de NOVA MARCHA DEMOCRÁTICA.
11/02/08
1. Fui movimentado da DGP para o 2º CPA.
2. Participei de reunião na AME/RJ, onde ficou decidida a realização da II Marcha Democrática.
3. Em termos eminentemente técnicos, solicitei a submissão a CJ do Cmt Geral e do Ch do EMG da polícia ostensiva estadual, franqueando a outros cidadãos a compreensão acerca de tal possibilidade para que, em desejando, também o fizessem (Cmt Geral e Ch do EMG).
12/02/08
Deflagrei busca de reparação de danos morais em relação aos periódicos "Época", Istoé" e Veja", bem como ao cidadão José Mariano B. Beltrame, disponibilizando orientações em blog para que quem desejasse também buscasse tal reparação ("Época", "Istoé", "Veja", "José Mariano")
14/02/08
1. Postei neste blog gravação com as promessas não cumpridas do Governador Sérgio Cabral.
2. Fui escalado pelo comando do 2º Comando de Policiamento de Área para o serviço de "Supervisão de Médio Escalão".
15/02/08
Fui apresentado ao 2º Comando de Policiamento de Área.
16/02/08
Denunciei à Corregedoria Geral Unificada, ao Ministério Público, à Ouvidoria de Polícia, à Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) e a outros o atentado à minha autodeterminação e liberdade de expressão representado por escalação abrupta, inédita e irregular para o serviço supra.
17/02/08
1. Trabalhei no serviço para o qual fui escalado, de 0700 às 1900 h.
2. Foi realizada, com êxito, a II Marcha Democrática.
3. Postei neste blog imagens retratando condições de trabalho indignas e aviltantes, reportando-as administrativamente em relatório próprio e denunciando-as à Corregedoria Geral Unificada e ao Ministério Público (Protocolo n.º 42265).
18/02/08
1. Encetei a busca de reparação dos danos morais derivados do constrangimento imposto (Processo n.º 20082080034035).
2. Informei ao responsável por minha escalação que impetraria QUEIXA contra o mesmo em face de haver sido escalado para serviço sem sequer ter sido apresentado, pelo que vislumbrava como real intento a vedação de minha autodeterminação em participar da II Marcha Democrática. Informei ainda a busca de reparação dos danos morais causados, bem como o endereçamento de petições a respeito, dentre outros, à Corregedoria Geral Unificada e Ministério Público (Protocolo n.º 42144).
3. Solicitei CERTIDÃO dos conceitos profissionais emitidos em face de minha pessoa ao longo de minha carreira como oficial intermediário e superior.
4. Impetrei QUEIXA contra o responsável por minha escalação.
5. Postei links para a oferta de denúncias acerca de irregularidades presenciadas.
19/02/08
1. A QUEIXA impetrada no dia anterior logrou INDEFERIMENTO e DETERMINAÇÃO de extração de DRD (requisição de informações) para mim, por impetração de recurso "com argumentos falsos ou de má fé, ou mesmo sem justa causa ou razão".
2. Foi exarado ofício solicitando minha apresentação para depoimento em IPM.
20/02/08
Fui incumbido das funções de Fiscal Administrativo do 2º CPA.
21/02/08
1. Evidenciei possíveis irregularidades na utilização de viaturas descaracterizadas.
2. Tomei conhecimento da DECISÃO prolatada em face da QUEIXA impetrada.
3. Solicitei CERTIDÃO do inteiro teor da publicação em Boletim Reservado que DELIBEROU sobre a QUEIXA apresentada.
4. Recebi ofício de apresentação para depoimento em IPM.
5. Solicitei CERTIDÃO acerca do objeto do IPM e da qualidade em que prestaria depoimento.
22/02/08
1. Impetrei RECONSIDERAÇÃO DE ATO em relação à DECISÃO prolatada na QUEIXA formulada em 18/02/08 (Bol Res PM n.º 05, de 19/02/08 - pág. 11).
2. Solicitei CERTIDÃO dos atos administrativos derivados do pleito de submissão a CJ do Cmt Geral da polícia ostensiva do RJ.
3. Solicitei CERTIDÃO dos atos administrativos derivados do pleito de submissão a CJ do Ch do EMG da polícia ostensiva do RJ.
4. Tive INDEFERIDO o pleito de CERTIDÃO acerca do objeto do IPM e prestei depoimento na qualidade de INDICIADO, tomando conhecimento então de que as imputações aludiam ao fato de haver solicitado a submissão do Cmt Geral e do Ch do EMG a CJ e de haver diposto em blog propostas de solicitação no mesmo sentido.
23/02/08
Fiz remessa à Corregedoria Geral Unificada e ao Ministério Público de "dossiê" contendo informações ricas e completas quanto a supostos esquemas de corrupção envolvendo Comissões Parlamentares de Inquérito, autoridades do poder executivo, estruturas fazendárias e empresas privadas.
...
Pode parecer quixotesco, mas eu acredito que o mal não prevalecerá.

E POR FALAR NISSO:

19 comentários:

anônimo disse...

Nem durante o período 1964/1985 se viu tanto autoritarismo e arbitrariedades como nos atos praticados pela administração pública contra este Major da PM.
É inevitável uma intervenção da ONU junto ao governo brasileiro neste caso.

Anônimo disse...

Esses hipócritas não vencerão, continuemos na luta, Juntos Somos Fortes.

Anônimo disse...

Sr Major,lendo o relato do que está passando em Fev08, percebe-se que a "enxurada" é forte...seja firme e tenha fé em DEUS e nos BONS POLICIAIS MILITARES que o acompanham, ao menos, em pensamento positivo!!!
Está sendo muito pesado ao Sr, temos certeza, mas as sementes que estão sendo plantadas com esse seu sacrifício vão germinar num futuro e não será longínquo. O Sr terá muitas histórias a contar num futuro para os seus familiares,(p.ex. netos...) pois no presente é exemplo de AMOR À CAUSA DAS POLÍCIAS MILITARES DO BRASIL!!!!
Ademias,de tudo o que é "ruim", o ser humano deve tirar lições boas, senão vejamos:

O SR tem honradez,seus "oponentes" usam de "perseguições" baratas...É fácil fazer OS(ordem de serviço) para Oficial PM que é submetido a RD e tem residência fixa....Quero ver se há toda "brabeza" com os políticos que nos ridicularizam diariamente nos quatro cantos do Br...

O SR tem "idéia fixa" em melhorar nossa PM e muitos se utilizam dela para benefícios próprios...Essa "teimosia" do SR causa inveja e furor....Mas o máximo que conseguem é chatá-lo por ter que.......Depor e "perder" algumas horas....
Não se preocupe tanto, pois num país onde há falcatruas e roubalheiras e nada acontece aos criminosos POLÍTICOS (vide inúmeros casos) não será o SR que deverá temer por algo se está procurando "defender sua tropa"...Acredito que o que mais vale é o "olhar" de confiança de outros PMs, talvez os Capitães que não "jogaram a toalha",Tenentes mais jovens que ainda estão "vibrando", os cadetes, enfim, os PMs mais jovens que precisam de "referência"....Acredite: Muitas preces e pensamentos positivos alimentam boas energias ao SR, até de longe em outros Estados.....Portanto, seja firme ao atravessar essa "tempestade" Sr Major Wanderby...O pai do Sr, pois o Sr demonstrou ter muito orgulho dele aqui no Blog há tempos, deve estar muito orgulhoso dos passos que o SR seguiu, ou seja, de AMOR A NOSSA AMADA POLÍCIA MILITAR.....

Estamos de pé aplaudindo o SR...seja firme...!!!!!!!!!!!

Luiz Alexandre disse...

Engraçado... Pelo o que eu me lembre:

1 - Ao impetrar queixa contra autoridade que determinou ato administrativo, o militar que a impetrou deve imediatamente sair da subordinação do impetrado. Ou mudou o regulamento?? Ou não é válido para todos?

2 - É técnico e legal solicitar a submissão de Oficial a Conselho de Justificação. Ou mudou também?? Ou também não é válido para todos?????

Que tempos estranhos... O que está escrito está valendo só para um lado.

Pietro Paolo disse...

Novas definições para o partido:

P artido
M ais
D emagogo do
B rasil


P rimeiro o
M eu
D epois o dos B arnabés


P rometi
M undos e fundos
D arei
B anana pra vocês!


P oliciais:
M il
D e salário está
B om!


P oliciais
M e
D eixem em paz!
B eltrameeeeee!!


P olíticos
M entirosos
D o
B rasil


P rometi.
M uito.
D ei
B olada.


P oliciais
M ilitares
D eixem os
B arbonos!


P artido
D os
M entirosos do
B rasil


P oliciais Civis
M ilitares
D efesa Civil
B ombeiros ... uns chatos!

Anônimo disse...

Meus parabéns e minha admiração pelos seus atos e coragem.
Juntos somos fortes !

Anônimo disse...

major, faça concurso para o MP, MPF, sei la, e saia desta porcaria de PMERJ. ACABOU. Honestos e honrados nao tem vez, vide Daniel Pontes. O Sr. acabará exilado.Eu estou fazendo a minha parte e vou sair dessa instituição.

Otacílio disse...

Sr. MAJ. Anteriormente postei no blog do CEL PAUL e "sugerindo" que está na hora de mostrarmos o que realmente acontece nos bastidores. Temos conhecimento que boa parte da mídia está comprometida com manobras políticas e consequentemente, não desempenham a sua missão princial que é a de propagar os acontecimentos sem quaisquer tipo de manipulação, distorção, parcialidade, entre outros.
Sabemos que o acesso aos blog tem sido um sucesso absoluto e mais do que nunca, acho que devemos explorar melhor esse humilde espaço relatando os acontecimentos em tempo real.

Anônimo disse...

"O PODER DA VERDADE"
(SARGENTO DA PMERJ)

POR INCRIVEL QUE PAREÇA, EXISTEM ALGUMAS PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM SE IDENTIFICAR COM A VERDADE. ISSO PORQUE, A VERDADE TRÁS À TONA, A PARTE INVISIVEL DO HOMEM. ISSO ACONTECE, PORQUE A VERDADE FAZ PARTE DO CARÁTER DE DEUS. EIS O PORQUE DA BÍBLIA DIZER: "CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ"(JOÃO 8:32). DIZER A VERDADE TEM O SEU PREÇO. MOSTRAR A VERDADE, TORNA O PREÇO AINDA MAIOR. AINDA MAIS QUANDO A MENTIRA QUE PREVALECE,TRÁS BENEFICIOS INCALCULÁVEIS PARA UMA MINORIA. O PROCESSO É LONGO QUANDO SE BUSCA A TRANSPARÊNCIA, PORÉM, ELE NÃO É INTRANSPONÍVEL. SABEMOS QUE EM NOSSA LUTA, MUITOS TERÃO QUE PAGAR UM PREÇO ALTO EM FAVOR DA MAIORIA. ISSO SERÁ FEITO, E EM MUITAS OCASIÕES NEM SERÁ PERCEBIDO, OU ENTENDIDO POR TODOS, MAS SERÁ FEITO. ALIÁS, JÁ ESTÁ SENDO FEITO. EIS O PORQUE DE TANTAS PERSEGUIÇÕES NAS ENTRANHAS DA TROPA. QUANDO O HOMEM NÃO PODE PREVALECER PELA RAZÃO, ELE DESCE AO NIVEL MAIS BAIXO EM SUAS ATITUDES, PARA MANTER O PODER QUE DETÉM, MAS QUE NA VERDADE, NÃO LHE PERTENCE, É DE TODA TROPA. TROPA ESTA,QUE SÓ EXISTE COMO UM TODO, NUNCA NO SENTIDO SINGULAR. INFELIZMENTE, ESSA VERDADE NÃO É COLOCADA EM PRÁTICA. E QUANDO ISSO ACONTECE, SE FAZ NECESSÁRIO ALAVANCAR AS ATITUDES DAQUELES QUE SÃO OS VERDADEIROS INTERESSADOS EM MUDANÇAS. EIS AÍ O PORQUE DE ESTAR DIGITANDO ESSAS LINHAS. SÓ PARA DIZER A CADA POLICIAL E A CADA BOMBEIRO QUE AS LÊ, QUE SE FAZ NECESSÁRIO DESEJAR A VERDADE. MAIS DO QUE ISSO, SE FAZ NECESSÁRIO AMAR A VERDADE, PORQUE ELA LIBERTA. QUANDO LIDAMOS COM O DESCONHECIDO, AGIMOS COMO VAQUINHAS DE PRESÉPIO, PARECENDO SERES INANIMADOS E SEM VONTADE PRÓPRIA. NO ENTANTO, QUANDO CONHECEMOS A VERDADE, PASSAMOS A ADQUIRIR UMA COURAÇA QUE NOS DEFENDE DOS DARDOS DO INIMIGO. SENDO ASSIM, PROCURE INVESTIGAR MAIS DE PERTO O QUE ESTÁ SE PASSANDO ALI, É ALI, BEM DEBAIXO DOS SEUS OLHOS. E, SE VOCÊ FOR UM BOM OBSERVADOR, VAI DESCOBRIR MANOBRAS IRREGULARES, ORDENS ABSURDAS, DOCUMENTOS ILEGAIS, TRANSAÇÕES ILÍCITAS, ETC. NESTE DIA, ONDE OS OLHOS DE CADA UM DE NÓS ESTARÁ A SERVIÇO DA VERDADE, NOS TORNAREMOS UMA FORÇA INVENCÍVEL. FORÇA ESSA QUE NÃO PRECISARÁ GRITAR PARA SE IMPOR, PELO SIMPLES FATO DE SER FORTE POR SI SÓ. COMO DIZ A CANÇÃO: "EU QUERO TER UM MILHÃO DE AMIGOS E BEM MAIS FORTE PODER CANTAR". UM DIA AMIGOS A NOSSA VOZ SERÁ A VOZ DE UM MILHÃO DE AMIGOS. UM MILHÃO DE AMIGOS LUTANDO PARA VER A VERDADE PREVALECER. E NESSE DIA QUE NÃO ESTÁ TÃO DISTANTE, ESSA MULTIDÃO SABERÁ TRAÇAR A DIFERENÇA ENTRE HERÓIS E BANDIDOS, VALENTES E COVARDES, DESTEMIDOS E OMISSOS, AMIGOS E JUDAS. A VERDADE VAI PREVALECER, PORQUE A VERDADE É DEUS. E DEUS NÃO PERDE BATALHA. UM ABRAÇO A TODOS. QUE DEUS NOS ABENÇOE.

Anônimo disse...

"SABER ESPERAR O TEMPO"
(SARGENTO DA PMERJ)

A MAIOR VIRTUDE QUE PODE SER APONTADA NUM HOMEM QUE DETÉM O PODER DE INFLUENCIAR A MASSA E POR CONSEGUINTE SE TORNAR UM FORMADOR DE OPNIÃO, É SABER DECIFRAR NO TEMPO QUE CORRE, QUAL É O MOMENTO CERTO PARA AS SUAS TOMADAS DE DECISÃO. POR MAIS QUE EU DISCORDE DE MUITAS ATITUDES DO PRESIDENTE LULA, TENHO QUE CITÁ-LO COMO EXEMPLO DE ALGUÉM QUE FOCOU UM ALVO(A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA), E LUTOU POR ELE, SEM SE DESVIAR DO PROPÓSITO. SINTO MUITO SE DECEPCIONO ALGUNS COM O MEU COMENTÁRIO, MAS A VERDADE É QUE O NÚMERO DE VOTOS EXPRESSIVO, QUE O DEPUTADO WAGNER MONTES RECEBEU NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES, SE DEVE EM MUITO AO APOIO RECEBIDO DOS POLICIAIS E BOMBEIROS DO NOSSO ESTADO. NA VERDADE, QUANDO DEMOS ESSE RETORNO À SUA CANDIDATURA, ESTÁVAMOS SINALIZANDO QUE ESPERÁVAMOS DELE UMA TOMADA DE POSIÇÃO QUE TAMBÉM FAVORECESSE A TROPA, OU SEJA, SE CANDIDATAR À GOVERNADOR E NÃO À PREFEITO. INFELIZMENTE, O QUE TEMOS VISTO É UMA PALHAÇADA GERAL, COM O APRESENTADOR DISLUMBRADO COM O NOVO ESTÚDIO DO SEU PROGRAMA, AGINDO COM PALHAÇADAS QUE NÃO CABEM A UM HOMEM DE TELEVISÃO, QUE DIRÁ A UM REPRESENTANTE DO LEGISLATIVO. PENSO QUE AQUELES QUE ACESSORAM O DEPUTADO DEVERIAM TRAZÊ-LO PARA O CHÃO OUTRA VEZ, MOSTRANDO-LHE QUE NA PREFEITURA A SUA INFLUÊNCIA NAS CAUSAS DO ESTADO, SERÁ AINDA MENOR DO QUE O É ENQUANTO DEPUTADO, PRINCIPALMENTE PELA DIFERENÇA DE PARTIDOS. PARA HAVER MUDANÇAS PROFUNDAS COMO ESPERAMOS, SE FAZ NECESSÁRIO QUE O CANDIDATO ESPERE O TEMPO CERTO, E ENTÃO SE CANDIDATE A GOVERNADOR DO ESTADO. SÓ ASSIM, TEREMOS DE VERDADE ALGUÉM QUE PENSE NA POLÍCIA COM UM CORAÇÃO DE POLÍCIA, E MAIS DO QUE ISSO, TEREMOS REAIS POSSIBILIDADES DE SONHARMOS COM SALÁRIOS VERDADEIRAMENTE DIGNOS. SE INSISTIR NESSA CANDIDATURA PARA PREFEITO, ENTÃO O DEPUTADO ESTARÁ DIZENDO CLARAMENTE QUE FEZ A MESMA COISA QUE OS DEMAIS CANDIDATOS EM QUEM CONFIAMOS(POR EXEMPLO SERGIO CABRAL), OU SEJA, APENAS NOS USOU COMO MASSA DE MANOBRA, E FEZ DAS NOSSAS MAZELAS E NECESSIDADES, A PAUTA PARA OS SEUS DISCURSOS, NA MAIORIA DAS VEZES IMPROVISADOS E RECHEADOS DE SENSACIONALISMO E FALSA EMOÇÃO, MAS QUE NO FUNDO, TINHA COMO OBJETIVO O MESMO QUE OS DEMAIS, OU SEJA, PENSAR EM SÍ PRÓPRIO E CHEGAR AO PODER. EU JÁ VI ESSE FILME ANTES, E ESPERO QUE A TROPA ESTEJA DE OLHOS ABERTOS PARA OS ACONTECIMENTOS. ATÉ AGORA, NA HORA QUE PRECISAMOS O "MOÇO" NÃO DEU AS CARAS EM NENHUMA PASSEATA. E QUANDO FEZ ALGUM COMENTÁRIO SOBRE A MESMA, FOI DE UMA MÁ VONTADE DE DAR GOSTO. COMO DIZ O DITADO: "O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER ENXERGAR". COMO EU JÁ DISSE EM OPORTUNIDADE ANTERIOR, A TROPA NÃO É MAIS CONSTITUIDA DE PESSOAS INDOUTAS, QUE POSSUAM APENAS A 4ª SÉRIE DO PRIMÁRIO. TEMOS EM NOSSO MEIO UMA MAIORIA COM CURSO SUPERIOR, SEM FALAR EM DOUTORES E MESTRES. CHEGA DE ENGANO, CHEGA DE MEIAS VERDADES. A HORA É DE REFLEXÃO, ONDE CADA UM SABE O QUANTO CUSTA AGUENTAR UMA PESSOA NO GOVERNO POR 4 ANOS, SEM SE QUER SE IMPORTAR COM AS NECESSIDADES DA TROPA. CHAMO A TODOS À UMA REFLEXÃO, POIS, ERRAR UMA VEZ É HUMANO, PORÉM PERSISTIR NO ERRO E EXPOR A SÍ MESMO E A PRÓPRIA FAMÍLIA A MAIS UM PERÍODO DE DOR E SOFRIMENTO JÁ É MUITA BURRICE. QUANDO PENSAR EM DAR O SEU VOTO, OU ATÉ MESMO FAZER OS SEU COMENTÁRIO FAVORÁVEL A TAL SITUAÇÃO, LEMBRE-SE QUE O PREFEITO GOVERNA A CIDADE, MAS NÃO TEM NENHUM PODER DE INFLUENCIAR A ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL. LOGO, UMA VEZ ELEITO O SR. WAGNER MONTES PARA A PREFEITURA, TEREMOS PERDIDO À NOSSA VOZ NA ASSEMBLÉIA, E TAMBÉM, AS POSSIBILIDIDADES DE INDICAÇÕES FEITAS AO GOVERNO, COMO FOI O CASO DO RIO CARD. O TEMPO É SENHOR DA RAZÃO. E COMO JÁ DISSE, O HOMEM DO PODER SABE ESPERAR SUA HORA E SE FIRMAR NOS SEUS PROPÓSITOS, SEM NUNCA SE AFASTAR DELE. SÓ ASSIM, SERÁ PARA OS QUE O SEGUEM UM LIDER APTO A REPRESENTAR AQUELES QUE LHE CONFIARAM O PODER. PRECISAMOS TOMAR CUIDADO, PARA QUE NÃO USEM O NOSSO SALÁRIO FAMÉLICO,AS NECESSIDADES DAS NOSSAS FAMÍLIA E ATÉ MESMO A NOSSA BUSCA POR DIGNIDADE, COMO INSTRUMENTO DE POLITICAGEM, E AO FIM DE TUDO, OS QUE JÁ SÃO RICOS SE TORNEM AINDA MAIS E NÓS, CADA VEZ MAIS AFUNDADOS NA LAMA, SEM QUEM QUEIRA NOS TIRAR DE LÁ, POIS AFINAL, QUANDO ESTAMOS NA LAMA, SERVIMOS EXATAMENTE PARA OS INTERESSES DE QUEM PRECISA DE VOTO. BASTA ALGUMAS PROMESSAS E ESQUECEMOS POR COMPLETO NOSSAS CONVICÇÕES PARA APOSTARMOS MAIS UMA VEZ NO QUE É BRILHOSO APENAS POR FORA. CHEGA!!!! É HORA DE ACORDAR! NÓS SOMOS FUNCIONÁRIOS DO ESTADO E NÃO DO MUNICIPIO. CHEGA DE TANTA CEGUEIRA. OU ACORDAMOS AGORA, OU NUNCA VAMOS SAIR DESSE LAMAÇAL EM QUE NOS ENCONTRAMOS.QUE DEUS NOS ABENÇOE.

Anônimo disse...

ESTÁ NA HORA DE AGIRMOS COM MAIS ENERGIA! VAMOS LIDAR COM ELES COMO NÓS FAZEMOS EM OCORRÊNCIAS, VAMOS USAR O MÉTODO GRADATIVO. ESTÁ NA HORA DE FAZERMOS PASSEATAS EM DIA DE SEMANA NA AVENIDA RIO BRANCO E NA ALERJ. ELES PRECISAM NOS OUVIR!!! O SR. TEM QUE TOMAR MUITO CUIDADO PRA FAZEREM COM O SR. O QUE O SAFADO DO CEL H..., CMT (...) NA ÉPOCA, QUE TENTOU REFORMAR PELA PSIQUIATRIA O MAJOR FERN..., UM POLICIAL EXEMPLAR, QUE SEMPRE ENFRENTOU A CORRUPÇÃO NA PMERJ, SEMPRE BRIGOU PRA CIMA, CRIOU A SAI(SEÇÃO DE ASSUNTOS INTERNOS) COM O OBJETIVO DE APURAR OS DESVIOS DE CONDUTA DOS POLICIAIS, MAS TAMBÉM PRA AUXILIÁ-LOS NOS PROBLEMAS E PRA COMBATER A "DENÚNCIA-VINGANÇA", QUE É CRIME DE DENUNCIAÇÃO CALUNIOSA, UM PAISANO VAI A UMA DPJM DENUNCIAR UM POLICIAL E SE INICIA UM PROCEDIMENTO APURATÓRIO E O POLICIAL DENUNCIADO PASSA POR TODOS OS TRANSTORNOS DURANTE O PROCEDIMENTO E SE NÃO É CONSTATADO NADA CONTRA ESTE POLICIAL, FICA POR ISSO MESMO E NÃO É IMPUTADO CRIME ALGUM AO DENUNCIANTE. O MAJOR (...) QUE CRIOU A PRIMEIRA SAI COM AS PRÓPRIAS MÃOS, PERDENDO FINAIS DE SEMANA, NO (...) BPM, UM BOM BATALHÃO, MAS COM A SUA REPUTAÇÃO PODRE, POR CAUSA DE OFICIAIS E PRAÇAS LADRÕES E ASQUEROSOS(SGT ... E SGT ... CONTINUAM LÁ ROUBANDO). NA ÉPOCA DA CRIAÇÃO DA SAI, TODAS AS DIFICULDADES POSSÍVEIS FORAM APRESENTADAS E HOJE NÃO EXISTE MAIS SAI E O ALOJAMENTO VIROU SUÍTE DE LUXO DE VAGABUNDO, POIS NO (..)BPM TEM CUSTÓDIA DE PRESOS DO INSS, ONDE O PRINCIPAL CABEÇA É O W..., UM AGIOTA QUE FAZ AS TRANSAÇÕES DE AGIOTAGEM PELO CENTREX DAQUELA OPM, E QUE TEM A ADMINISTRAÇÃO NO BOLSO, GESTÃO `GESTÃO, INCLUSIVE O CEL (...) JÁ COMANDOU AQUELA OPM, QUEM SABE ELE NÃO BELISCOU TAMBÉM? OS BONS MAJORES PRECISAM INVOCAR OS ESPÍRITOS DE "ASPIRA" QUE TEM DENTRO DE SI E SE UNIREM PRA GUERRA EM DEFESA DE SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO DIGNOS! PRECISAMOS COLAR CARTAZES DENTRO DO QG COM MENSAGENS "...". PRECISAMOS DO APOIO DOS OFICIAIS PARA CUMPRIRMOS O REGULAMENTO NO SEGUINTE: FARDAMENTO: SE O ESTADO NÃO O PAGA, OS SD E CB NÃO IRÃO COMPRAR DOS SEUS PRÓPRIOS BOLSOS. DEVERÃO SER ORIENTADOS PELOS SENHORES A PARTICIPAREM O FATO E NÃO SER EMPENHADO EM ATIVIDADE FIM; COLETE BALÍSTICO: É OBRIGATÓRIO O SEU USO, E O MESMO DEVE ESTAR NA VALIDADE E EM CONDIÇÕES DE USO; VIATURAS: APESAR DA MAQUIAGEM QUE FIZERAM COMPRANDO NOVAS, MAS A MAIORIA ESTÃO BASEADAS NAS "OPERAÇÕES ESPANTALHO", ONDE OS POLICIAIS FICAM BASEADOS EM LOCAIS ERMOS E SEM NENHUMA CONDIÇÃO DE FAZER RF OU NF, QUANDO PODERIAM ESTAR PATRULHANDO, AINDA TEM MUITA VIATURA EM DESACORDO COM O CTB E QUE NÃO DEVEM IR PRA RUA. TAIS VIATURAS CAINDO AOS PEDAÇOS CAUSAM REVOLTA NA POPULAÇÃO, "COMO PODE O POLICIAL MULTAR O MEU CARRO COM ESSA VIATURA TOTALMENTE EM DESACORDO COM O CTB?!". ISSO CAUSA DESCRÉDITO À CORPORAÇÃO. PRECISAMOS DEMONSTRAR O NOSSO VALOR!!! JUNTOS SOMOS INVENCÍVEIS!!!

Anônimo disse...

O MAJOR FERN... SE QUEIMOU PQ ACUSAVA APENAS OS OFICIAS...
COLAVA COM OS "INJUSTIÇADOS" PRAÇAS QUE, VENDO SUA "BOA INTENÇÃO", CHEGAVAM A ASSUMIR BOATOS COMO VERDADE, PASSAVAM PARA ELE QUE SEMPRE QUEBRAVA A CARA... COMO QUANDO ACUSOU O TEN... DE SER LADRÃO SOMENTE POR QUE O CARA TINHA UM GOLF, MAS O QUE ELE NÃO VIU É QUE O CARA ERA CASADA COM UMA JUÍZA FEDERAL.

APUREM O QUE DIZEM...

PRAÇA Q01 CBMERJ disse...

IMPRESSIONANTE,

A REDE GLOBO PARA AJUDAR NÃO VALE NADA, AGORA, PARA FALAR MAL, SAI DE BAIXO.

PARA VARIAR ESTA REDE MAFIOSA, TENDENCIOSA E ABUSIVA PARA FAZER CAMPANHA CONTRA OS PPMM E BBMM ACABA DE PASSAR NO FANTÁSTICO UMA MATÉRIA SOBRE AS MILÍCIAS.

PARA MIM, ESTA REPORTAGEM MOSTROU APENAS SER UMA APOLOGIA GENERALIZADA VISANDO DENEGRIR AINDA MAIS NOSSAS INSTITUIÇÕES.

FRANCAMENTE, ISTO É A PROVA MAIS DESCABIDA DE COMO NOSSO GOVERNADOR PINÓQUIO ESTÁ MANCUMUNADO COM ESTA EMISSORA.

MARIA CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Major Wanderby:

O que posso dizer?
Somente que Deus guie, ampare e o proteja.
E que o Sr. possa ser coberto pelo manto de Maria, mãe de Jesus!
Fé, coragem e determinação, pois nada de mal acontecerá ao Sr., até porque seus superiores são aqueles que mais tem responsabilidade sobre a sua integridade física!
E naturalmente, jamais descuidarão desta responsabilidade.

Abraço-o como mãe que sou!

CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Anônimo disse...

"SOU LIVRE PRA PENSAR"
(SARGENTO DA PMERJ)

EIS AÍ UM DIREITO QUE AINDA NÃO FOI CERCEADO DE NOSSAS VIDAS. O ESCRAVO PODE ESTAR COM OS PÉS AMARRADOS, OBRIGADO A TRABALHAR NUMA CARGA HORÁRIA DESUMANA, IMPEDIDO DE SE ALIMENTAR DIGNAMENTE, MAS É LIVRE PARA PENSAR. E QUANDO PARO PRA PENSAR, O QUE ME VEM A MENTE SÃO QUESTIONAMENTOS. PORQUE SERÁ QUE NÃO SUBSTITUEM ESSA CARGA BRUTAL DE SERVIÇO NA PMERJ, POR UMA ESCALA JUSTA, COMO POR EXEMPLO: 12/60 OU 24/72, QUE DARIA A OPORTUNIDADE DO POLICIAL DAR ATENÇÃO A SUA FAMÍLIA, PODER ESTUDAR E VIVER UMA VIDA COM MAIS DIGNIDADE. A QUEM INTERESSA UM POLICIAL TRABALHANDO ESTRESSADO E NO LIMITE DA SUA CAPACIDADE FÍSICA E PSICOLÓGICA? ESSA PERGUNTA PRECISA DE RESPOSTA, VISTO QUE AO SUBSTITUIR A ESCALA 12/24;12/48 PELA 24/72, SE UTILIZA O MESMO NÚMERO DE POLICIAIS. SENDO ASSIM, É APENAS UMA QUESTÃO DE VONTADE.
PORQUE SERÁ QUE É TÃO DIFÍCIL ALGUÉM ABORDAR A QUESTÃO DO INTERTÍCIO PARA OS PRAÇAS DA PMERJ E DO CBMERJ? ISSO TAMBÉM PRECISA SER RESPONDIDO. AFINAL, A QUEM INTERESSA QUE UM PRAÇA DEMORE LONGOS 8 ANOS PARA GALGAR A PRIMEIRA PROMOÇÃO? A QUEM INTERESSA QUE UM SOLDADO QUANDO CHEGAR A SER CABO, VEJA AQUELE CADETE QUE VIU AINDA CURSANDO, JÁ NO POSTO DE CAPITÃO? PORQUE SERÁ QUE NINGUÉM FALA NISSO? PORQUE SERÁ QUE NINGUÉM LEVANTA A BANDEIRA DA QUEDA DO INTERTÍCIO PARA BENEFICIAR OS PRAÇAS? NÃO SERIA CONVENIENTE QUE NA PAUTA DA PRÓXIMA REUNIÃO SEJA ABORDADO MAIS A FUNDO ESSE TEMA? DIGO ISSO, PELO FATO DE UMA PROMOÇÃO DE GRADUAÇÃO TAMBÉM REPRESENTAR UM AUMENTO DE SALÁRIO. SENDO ASSIM, PORQUE O OFICIAL RECEBE ESSE "AUMENTO" A CADA 3 ANOS E OS PRAÇAS PRECISAM ESPERAR 8 ANOS. A MINHA SUGESTÃO É QUE CAIA PARA 4 ANOS O INTERTÍCIO DE SOLDADO PARA CABO, E PARA 8 ANOS DE CABO PARA SARGENTO. NÃO SERIA MAIS JUSTO? PORQUE SERÁ QUE NÃO SE ABORDA O TEMA DOS 155%? A QUEM INTERESSA QUE ESSE ASSUNTO MORRA? PORQUE NÃO SE FALA CLARAMENTE QUE SE TEM ALGUÉM COM UM GRITO PRESO NA GARGANTA, ESSE ALGUÉM SÃO OS PRAÇAS DA PMERJ E DO CBMERJ. VISTO QUE, O CITADO AUMENTO DE 155% SÓ FOI DADO AOS CORONÉIS, E ATÉ ENTÃO OS DEMAIS ESTÃO LUTANDO NA JUSTIÇA. SE QUEM RECEBEU ESTÁ RECLAMANDO DE PÉSSIMOS SALÁRIOS, IMAGINA QUEM NEM TOMOU CONHECIMENTO DO FATO. A QUEM SERÁ QUE INTERESSA A MANUTENÇÃO DO RANCHO NOS QUARTÉIS? ISSO TAMBÉM PRECISA SER RESPONDIDO. DIGO ISSO, PELO FATO DE PERCEBER QUE HÁ UMA RESISTÊNCIA POR PARTE DE ALGUNS, PARA QUE O RANCHO NÃO ACABE. SERÁ QUE TEM GENTE COMENDO FILÉ NO LUGAR DE QUEM SÓ COME BIFE DE FÍGADO E DOBRADINHA? AOS DEFENSORES DA JUSTIÇA, FICA O MEU QUESTIONAMENTO. SE O DINHEIRO PERTENCE AO POLICIAL, PORQUE NÃO ENTREGÁ-LO, PARA QUE FAÇA O USO QUE BEM ENTENDER? ISSO PRECISA SER RESPONDIDO. DIZER PARA MIM QUE É POR QUE ESTÁ USANDO PARA CONSERTAR VIATURAS JÁ NÃO COLA MAIS. AFINAL, O GOVERNO FECHOU CONVÊNIO COM EMPRESA TERCEIRIZADA PARA A TAL MANUTENÇÃO. E ALÉM DISSO, EU NÃO TENHO NADA A VER COM ISSO, SE TEM OU NÃO VIATURA PRECISANDO DE MANUTENÇÃO. O QUE EU SEI É QUE ESSA OBRIGAÇÃO É DO ESTADO. E SE ELE NÃO CUMPRE COM AS SUAS OBRIGAÇÕES, CABE A CADA UM DE NÓS, NÃO SAIRMOS COM AS VIATURAS. AGORA USAR O DINHEIRO DA TROPA É ROUBO. A QUEM INTERESSA UM RDPM ULTRAPASSADO E ARCAICO, AINDA EM VIGOR? PORQUE PRENDER HOMENS E MULHERES DEBAIXO DE UM CABRESTO, COMO SE FOSSEM FERAS, SUBMETENDO-OS AS MAIS DIVERSAS HUMILHAÇÕES? OS TEMPOS ESTÃO MUDANDO, E NÓS COM CERTEZA NÃO VAMOS MAIS NOS CALAR. EU SUGIRO QUE CADA POLICIAL USE AS ARMAS QUE TEM EM DEFESA PRÓPRIA. AFINAL, QUEM NÃO DEVE NÃO TEME. ATÉ A POPULAÇÃO JÁ APRENDEU A FAZER ISSO. SENDO ASSIM, QUANDO FOR CHAMADO PARA UMA REUNIÃO, OU UM DEPOIMENTO, DÊ UM JEITO DE TER AS MÃOS UM MP3 GRAVANDO TUDO QUE É DITO. VOCÊ QUE ESTÁ FAZENDO CURSO, UTILIZE O SEU CELULAR PARA FOTOGRAFAR AS CENAS HUMILHANTES DE ALUNOS ROLANDO NO CHÃO COM ROUPA DE IR PARA CASA. FOTOGRAFE,GRAVE, DENUNCIE. SÓ ASSIM, DAREMOS UM BASTA NESSAS ARBITRARIEDADES. SE ISSO TIVESSE SIDO FEITO, TERÍAMOS AS GRAVAÇÕES DAS ORDENS PARA A TROPA NÃO PARTICIPAR DA PASSEATA. ESSAS SITUAÇÕES PRECISAM CHEGAR NA MÍDIA. SÓ ASSIM ENTENDERÃO O NOSSO GRITO. O SENHOR DA SENZALA PARECE FORTE. TEM CARA DE MAU. MAS QUANDO A MAIORIA COMEÇAR A PENSAR, E COMEÇAR A AGIR, A NOSSA FORÇA SERÁ AINDA MAIOR. ESTÃO ATIÇANDO UM CÃO AMARRADO, ESTIMULANDO ÓDIO EM QUEM ESTÁ PRESO E NÃO PODE REAGIR. MAIS UM DIA A CORDA VAI ARREBENTAR. E NESSE DIA VAI SER DE IGUAL PRA IGUAL. EU TENHO CERTEZA QUE CHEGARÁ O DIA EM QUE A MÍDIA VAI TOMAR CONHECIMENTO DOS MISTÉRIOS QUE RONDAM AS NOSSAS UNIDADES. DAS ARBITRARIEDADES COMETIDAS EM NOME DE UMA ESTRELA PREGADA NOS OMBROS. E OLHA QUE NEM TODOS TÊM A DISPOSIÇÃO DE UM PRAÇA, PRA SUBIR O MORRO E TROCAR TIROS COM BANDIDOS. CHEGARÁ O DIA EM QUE OS HOLOFOTES SERÃO APONTADOS EM OUTRA DIREÇÃO; E ENTÃO, PASSARÃO A OBSERVAR O MOVIMENTO DO DINHEIRO DO BICHO. PASSARÃO A MONITORAR COM AUTORIZAÇÃO JUDICIAL OS TELEFONEMAS DADO COM TELEFONES FUNCIONAIS. PASSARÃO A VERIFICAR OS DONOS DE FRANQUIAS, OS DONOS DE SEGURANÇA QUE SE DIZEM DONOS DA RAZÃO, OS MORADORES DE ÁREAS NOBRES, OS IMÓVEIS EM NOMES DE ESPOSAS E FILHOS, ETC. NESSE DIA, OS SENHORES DO ENGENHO NÃO MAIS CONSEGUIRÃO NOS CALAR COM AMEAÇAS DE TRANFERÊNCIA PARA UM BATALHÃO BEM DISTANTE. TAMBÉM NÃO NOS FARÃO CALAR COM AMEAÇAS DE PERSEGUIÇÃO OU PRISÃO POR COISAS PEQUENAS. UM COTURNO SUJO OU UMA BARBA POR FAZER, SERÁ ALGO INSIGNIFICANTE EM VISTA DO QUE ESTÁ POR TRÁS DA CORTINA. A HORA É ESSA. PRECISAMOS GRITAR TÃO ALTO, A PONTO DO NOSSO GRITO SER OUVIDO NOS RECANTOS MAIS DISTANTES. A LUTA SÓ ESTÁ COMEÇANDO. OU CONVOCAMOS A NOSSA FAMÍLIA E NOSSOS AMIGOS PARA O NOSSO GRITO DE INDEPENDÊNCIA, OU NUNCA DEIXAREMOS DE TER OS PIORES SALÁRIOS E AS PIORES CONDIÇÕES DE TRABALHO. PARE E PENSE. EU E VOCÊ SOMOS LIVRES PARA PENSAR. ESPERO VOCÊS NA PRÓXIMA REUNIÃO. PRAÇAS E OFICIAIS, JUNTOS PELA PRIMEIRA VEZ. COM CERTEZA OS QUE ESTARÃO PRESENTES, SÃO SO QUE NÃO TÊM O QUE TEMER.UM ABRAÇO A TODOS. QUE DEUS NOS ABENÇOE.

Anônimo disse...

Major Wanderby até hoje de todos os blogs que já visitei, o seu é o que me inspira mais confiança. É em razão disso que faço ao Sr. uma pergunta e gostaria se possível que o Sr. respondesse aqui no Blog e também levasse para a pauta da reunião de amanhã. A pergunta é a seguinte: Se a exigência para que se faça o CAS, é ser sargento, porque não se abre a prova para todos os sargentos, independente de ser 1°,2° ou 3°? e se a prova de QOA só pode ser feita por sargentos e subtenentes, porque não estender também a oportunidade a todos os sargentos, e não só aos que são 1º sargento? Creio que esse seria um meio mais justo de encurtar a distância entre as praças e o oficialato. Desde já, fico grato pela sua atenção.

Pietro Paolo disse...

Do Blog da Segurança Pública

O Prêmio Tesouro Nacional estimula a pesquisa na área de finanças públicas e agracia os melhores trabalhos com prêmios em dinheiro, bem como com a publicação da pesquisa.

Classificado em terceiro lugar na categoria “Qualidade dos gastos públicos”, o trabalho de Brunet, Berte e Borges mede a qualidade dos gastos do governo dos 26 estados e do DF, comparando a despesa total e o retorno, em forma de melhoria na qualidade de vida da população.

No quesito segurança pública, foram avaliados o orçamento total da segurança (incluindo salários) em comparação com os seguintes índices: homicídios, roubos, furtos e óbitos em acidentes de trânsito por grupo de 100 mil habitantes.

As conclusões são aterradoras para moradores do DF e RJ:

Ao se observar o resultado do IQGP para as unidades da federação, apresentado na tabela 4, chega-se à conclusão de que, talvez, a função Segurança Pública devesse ser repensada pelos governos das unidades da federação.

De forma geral, embora antagônica, unidades da federação com maiores índices de Insumo [recursos] apresentam menores índices de Bem-Estar e, portanto baixa qualidade de gasto público.

Das dez unidades da federação com o maior Índice de Insumo (DF, RJ, AC, AP, RO, SC, MG, RR, MT e MS), sete ( DF, RJ, AC, AP, RO, RR e MT) apresentam IQGP menor do que um. Exemplos típicos dessa situação são o Distrito Federal e o Rio de Janeiro, que ocupam o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, em relação ao Índice de Insumo. Entretanto em relação ao Índice de Bem-Estar, o Distrito Federal é o último colocado e o Rio de Janeiro, o penúltimo.

Esse fato coloca essas duas unidades da federação com os piores índices de Qualidade do Gasto Público.

A pesquisa, por mais que tenha suas limitações metodológicas, reflete de maneira acadêmica o que vem sendo dito no nosso e nos demais blogs policiais Brasil afora: as políticas de segurança pública atuais são inócuas e o dinheiro público é ridiculamente mal gasto.

À título de ilustração, o RJ paga o segundo pior salário do país a seus policiais, ao passo que o DF tem os maiores salários de todos. Em comum, a incompetência na gestão dos recursos públicos e na administração dos organismos responsáveis pelo controle social.

Agora é só esperar as autoridades governamentais e de segurança virem contestar a metodologia da pesquisa para dizer que gastam bem os recursos disponíveis. Ou então, como sói ocorrer, usarem a tática do avestruz, enfiando a cabeça em um buraco e fingindo que nem tomaram conhecimento dos fatos.

Wanderby B. de Medeiros disse...

Caros Srs e Sra
Jamais aceitarei patrulhamento ideológico de quem quer que seja, custe o que custar.
Caro Anônimo
Não estou suficientemente instruído para responder tecnicamente ao seu questionamento, mas creio que da mesma forma que Majores podem fazer o curso que os habilita a ascender ao posto de Coronel, talvez devêssemos realmente pensar na possibilidade de que ao menos 3º Sgt também o pudessem em relação à graduação de 1º Sgt.
Quanto ao QOA, talvez fosse sim uma ótima oportunidade de estímulo ao aperfeiçoamento pessoal franqueá-la ao menos aos 2º Sgt com CAS.

Anônimo disse...

Caro Wanderby,
Servimos juntos no BPRv (você era Capitão e eu 1° Tenente). Não chegamos a formar uma amizade estreita (até porque, convenhamos, não é muito fácil fazer amizade com você), o que não impede que eu admire sua postura, convicção, obstinação e coragem. Hoje, somos Majores e o que eu tenho a lhe dizer é que busque ação imediata do Ministério Público, custe o que custar. Só para você ter uma idéia, conversei com um Ten Cel PM de Brasília sobre o escândalo que é a questão das não agregações de Oficiais que estão há anos fora da Corporação e ele me disse que lá o MP interveio na questão e as coisas mudaram. Esse é só um exemplo. Em um Bol PM dessa semana foi publicada a agregação de alguns Oficiais que estão há oito, dez anos fora, mas a contar de 2007. Isso é um escândalo, uma vergonha. Só estou falando nesse caso concreto para ilustrar um caminho que você pode e deve buscar para se resguardar. Outra idéia interessante é buscar a reparação material e moral, que você, ao que parece, já buscou. Boa sorte e cuidado, pois o sistema é cruel e massacrante.
TFA