13/08/2007

CONSCIENTIZAÇÃO EM DEFESA DA VIDA.

.

Conforme estabelece o Boletim da Polícia Militar n.º 015, de 23Jan97:


A propósito da questão, vale ressaltar que de acordo com a atual legislação de trânsito, são os seguintes os equipamentos obrigatórios dos veículos automotores em geral:
.
1) pára-choques, dianteiro e traseiro;
.
2) protetores das rodas traseiras dos caminhões;
.
3) espelhos retrovisores, interno e externo;
.
4) limpador de pára-brisa;
.
5) lavador de pára-brisa;
.
6) pala interna de proteção contra o sol (pára-sol) para o condutor;
.
7) faróis principais dianteiros de cor branca ou amarela;
.
8) luzes de posição dianteiras (faroletes) de cor branca ou amarela;
.
9) lanternas de posição traseiras de cor vermelha;
.
10) lanternas de freio de cor vermelha;
.
11) lanternas indicadoras de direção: dianteiras de cor âmbar e traseiras de cor âmbar ou vermelha;
.
12) lanterna de marcha à ré, de cor branca;
.
13) retrorefletores (catadióptrico) traseiros, de cor vermelha;
.
14) lanterna de iluminação da placa traseira, de cor branca;
.
15) velocímetro;
.
16) buzina;
.
17) freios de estacionamento e de serviço, com comandos independentes;
.
18) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
.
19) dispositivo de sinalização luminosa ou refletora de emergência, independente do sistema de iluminação do veículo;
.
20) extintor de incêndio;
.
21) registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo, nos veículos de transporte e condução de escolares, nos de transporte de passageiros com mais de dez lugares e nos de carga com capacidade máxima de tração superior a 19t;
.
22) cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo;
.
23) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor, naqueles dotados de motor a combustão;
.
24) roda sobressalente, compreendendo o aro e o pneu, com ou sem câmara de ar, conforme o caso;
.
25) macaco, compatível com o peso e carga do veículo;
.
26) chave de roda;
.
27) chave de fenda ou outra ferramenta apropriada para a remoção de calotas;
.
28) lanternas delimitadoras e lanternas laterais nos veículos de carga, quando suas dimensões assim o exigirem, e
.
29) cinto de segurança para a árvore de transmissão em veículos de transporte coletivo e carga.
.
Vale lembrar que trafegar com veículo em desacordo com as prescrições supra caracteriza INFRAÇÃO DE TRÂNSITO GRAVE prevista no Código de Trânsito Brasileiro:

"Art. 230. Conduzir o veículo: ... IX - sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante; ... Infração - grave; Penalidade - multa; Medida administrativa - retenção do veículo para regularização; ".

E vale lembrar ainda que tal conduta, se praticada no âmbito da administração militar da PMERJ, além de caracterizar TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR prevista no regulamento castrense,

"Desrespeitar regras de trânsito, medidas gerais de ordem policial, judicial ou administrativa",

pode merecer configuração como delito capitulado no art. 324 do Código Penal Militar:

"Art. 324 - Deixar, no exercício de função, de observar lei, regulamento ou instrução, dando causa direta à prática de ato prejudicial à administração militar:
Pena - se o fato foi praticado por tolerância, detenção até seis meses; se por negligência, suspensão do exercício do posto, graduação, cargo ou função, de três meses a um ano. ".
.
Muito a propósito, é bom destacar a seguinte matéria, disponível na "folhaonline":
.
"Trânsito mata mais PMs no Rio que tiroteio
.
Acidentes foram os responsáveis por 28,7% das mortes ou ferimentos de policiais entre 1995 e 2005
RAPHAEL GOMIDE
DA SUCURSAL DO RIO
.
Pesquisa baseada em dados da Polícia Militar do Rio de 1995 a junho de 2005 mostra que acidentes de trânsito são, isoladamente e mais do que ataques de criminosos, a maior causa de mortes ou ferimentos de policiais fluminenses.
A conclusão é surpreendente tendo em vista o constante embate entre policiais e traficantes no Rio e o elevado índice de agentes mortos em confrontos ou tentativas de assalto, principalmente de automóveis.
De acordo com estudo encomendado pela Polícia Militar ao Iser (Instituto de Estudos da Religião) e entregue à CPI da Assembléia Legislativa do Rio que apura as morte de policiais, os acidentes de automóvel são responsáveis por 28,7% das causas de morte ou ferimentos de policiais no período -entre os mortos, são 10,8% do total; entre os feridos, 33%.
Somados a atropelamentos, chega-se a 32% do total.A incidência é a maior individualmente entre as categorias usadas pela PM para classificar as mortes de seus integrantes. Entre as categorias estão 'ação marginal' (que se refere a assaltos e representa 18,2% de mortos e feridos), 'confronto armado' em serviço (14,7%), "roubo/ tentativa" (10,1%) e 'roubo a coletivo' (2,8%).
Somadas, as ocorrências com origem em projétil de arma de fogo corresponderiam ao principal motivo de mortes e ferimentos de policiais, mas não o são individualmente.
Como no caso das mortes por arma de fogo, a maioria dos acidentes de trânsito envolvendo policiais ocorre no horário de folga.
.
Seja no serviço ou não, porém, a taxa de mortes de PMs em veículos é muito superior às da população em geral do Estado do Rio.
.
Em serviço, PMs chegam a ter taxa equivalente a quatro vezes à da população fluminense -caso de 2002, quando há 78 mortes de policiais por 100 mil habitantes em comparação a 19/100 mil. A disparidade é ainda mais evidente durante a folga. A proporção de óbitos chega a 5,5 vezes, em 2002 (mais de 110 mortes/100 mil habitantes contra cerca de 20/100 mil).
Entre 1995 e 2004, há grande variação da taxa, ano a ano, mas os policiais estão sempre acima de 40 mortes/100 mil habitantes, número elevado, levando-se em consideração a taxa mais alta do restante da população (30/100 mil) , em 1990.Uma acentuada queda ocorre a partir de 2002. A PM não soube explicar os motivos." (g.n.)
.

33 comentários:

Anônimo disse...

FACA NA BATATA !!!!

Operação padrão já! VAMOS COMEÇAR NOS MOBILIZAR E MOSTRAR, QUE O TEMPO DE NOS TRATAR COM MIGALHAS, HÁ MUITO JÁ PASSOU!!
FACA NA BATATA!!!

7 BPM CIENTE E DIVULGANDO!

Anônimo disse...

O Sr fala de reseito!
Major a muito a PMERJ não respeitada. Talves o Srº não perceba por no momento não está diretamente nas ruas.
Srº Major, o Governo está brincando conosco,sabe que não faremos nada, estamos demonstrando isto, não conesguiremos literalmente nadinha, apenas o vosso disgaste (Por estar a frente desta idéia), fazendo uma comparação, o que estamos fazendo é correr atraz de um "ladrão armado e forte" com apoio de muitos colocando os pés no caminho e nos empurrando e ainda desarmado, é isto sim eles não tem nenhum ,otivo para nos atender, porquê fariam isto? Por favor responda, se não existe respeito e nem medo, vão rir de nós.
Por favor, ou fazemos de maneira a serem obrigados a atender ou simplesmente, coloquemos narizes de palhaço, esttou convosco.
Policial do 7º

Anônimo disse...

O anuncio do aumento, ANTES da reunião marcada com os representantes da Categoria, tem como fim único, ESVAZIAR todas as mobilizações feitas.
AO MEU VER UM TAPA NO ROSTO DE TODOS OS BARBONOS E EVARISTOS.
E COMO IRÁ FICAR...
CREIO SER ESSA A HORA DE MOSTRAR QUE VERDADEIRAMENTE JUNTOS SOMOS FORTES!!!

Samango 1 CPI e 7 BPM

Anônimo disse...

Consequencia do PM trabalhar numa escala puxada em serviço e depois ainda vai para o "bico" para poder dar o que comer a sua familia...

Anônimo disse...

Agora sim Maj, a resposta que todos esperamos, ofensividade!!! Basta de meias palavras. Usaremos a lei, e pararemos a PM, o Estado, caso o governador continue nos tratando como idiotas.

aranha disse...

PEC PROPÕE PISO SALARIAL NACIONAL PARA POLICIAIS

10/08/2007
Fonte : ADEPOL/RJ
Direto de Brasília

PEC propõe piso salarial nacional para policiais





Fonte: Agência Câmara - 03/08/2007

Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 17/07, do deputado Neilton Mulim (PR-RJ), que institui sistema de cooperação técnica e financeira entre a União, estados e municípios para fortalecer OS serviços de segurança pública no País. O objetivo é valorizar as carreiras de segurança pública, de forma sistemática e progressiva.

Entre as medidas propostas estão a criação de um piso salarial nacional e a revisão e todos OS planos de carreira. "Somente mudando do discurso para a prática, com valorização efetiva do sistema de segurança pública - aí incluído um plano de carreira digno para OS profissionais e um piso nacional unificado - é que poderemos iniciar o verdadeiro resgate DA cidadania", afirma Mulin.

Exemplos
Segundo o autor, o principal obstáculo à valorização dos profissionais de segurança é a deficiência no financiamento. "Podemos adotar como modelo a proposta aprovada pelo Congresso Nacional para o piso nacional DA educação básica", exemplifica.

Para o deputado, cabe ao Estado oferecer condições efetivas para a existência de uma sociedade segura. "Convém relembrar que, se a sociedade não estiver segura, de nada adiantará trabalho, educação e saúde, pois as pessoas não poderão usufruir desses direitos", alerta.

O parlamentar cita ainda o exemplo DA Colômbia, "que investiu maciçamente em salários e equipamentos e obteve resultados que mudaram a imagem do país em poucos anos."

Recursos
A proposta não fixa o valor do piso salarial, o qual, segundo o autor, deverá resultar de ampla negociação entre a União, estados e municípios com OS representantes das categorias e o Congresso Nacional. Entretanto, o texto estabelece critérios para a composição dos recursos. A União aplicará, anualmente, o mínimo de 18% dos impostos federais arrecadados, e OS estados, o Distrito Federal e OS municípios, o mínimo de 25 % DA receita resultante de impostos.

Tramitação
A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim. Depois, segue para o Plenário, onde precisa ser votada em dois turnos.

Anônimo disse...

A propósito Maj, onde anda o Cap Luiz Alexandre, sempre tão presente, tão incisivo, e que não tem mais postado nada em seu -dele- blog nem feito comentários na blogosfera?

Inconfomado disse...

Mj, caso não seja respeitada essa determinação na minha unidade, como posso proceder uma denuncia???

Anônimo disse...

Precisamos difundir essa idéia de "tolerância zero" em todos os colegas, para que realmente façamos uma mobilização "VISÍVEL" a todo Estado, para que talvez e só assim, possamos ser notados e mostrar (aos que fingem não saber) o nosso valor, importância e respeito.

Companheiros, não dá mais pra sermos feitos de IDIOTAS a hora de agirmos é essa !!!!

Vamos em frente e vamos usar o regulamento que normalmente só é usado contra nós!!

Anônimo disse...

Rio - O governador Sérgio Cabral anunciou às 10h30 desta quarta-feira reajuste salarial de 25% para servidores de Educação, Saúde e Segurança Pública, em coletiva de imprensa no Palácio Guanabara.

Os beneficiados são policiais civis, policiais militares, professores, médicos e funcionários das secretarias. Os valores serão divididos em parcelas até 2009. Segundo o governador, o reajuste real será entre 18% e 19% por conta dos descontos. A medida atende funcionários ativos e inativos e beneficia 288.500 servidores.

Até 2009!!! hauhuahauhau, ele ta de brincadeira mesmo!!!
A inflação vai levando o reajuste todos os meses e não veremos nada de reajuste real no nosso poder de compra ou melho no poder de pagar nossas dívidas atrasadas. brincadera!!!


Se isso era o "bom" que o Governador se referia, imaginem o ruim.

Anônimo disse...

Major, se isso acontecer o 25º bpm vai parar...

Anônimo disse...

Me digam senhores!
É mais ineteressante a um politico fazer obras faraônicas, já são dois postos hs 24:00, para o povão ficar feliz ou reajustar os salários dos servidores que servem ao mesmo povão? Mas levaria muito mais tempo esse gasto de dinheiro para refletir nas urnas do que as obras...
E outra, é mais fácil desviar dinheiro do orçamento via obras públicas ou folha de pagamento?

Por tanto!

Em nome de todos nós policiais e bombeiros.
Em nome da população mais que sofrida e vitima de políticos nefastos.

Vamos fazer a operação padrão até que todos nós sejamos respeitados e botarmos essa gente que destroi o nosso amado Rio de Janeiro a cada dia que passa na disciplina.

Temos que voltar a termos respeitos pelo nosso poder polícia e não nós ficarmos acuados por essa gente que só ficar na sacanagem e nos fazer de meros fantoches protetores dos rabos deles quando merda fede.

JUNTOS SOMOS FORTES E VAMOS BOTAR A MORAL E OS BONS COSTUMES DE VOLTA À SOCIEDADE!

SAMANGO!!!!

Anônimo disse...

25% em 2 anos
irrisório.
op. padrão.

Anônimo disse...

TEMOS QUE FAZER ALGO RÁPIDO...
SERÁ QUE AINDA JUNTOS SOMOS FORTES.. 25% PARCELADOS EM DOIS ANOS.
ESTAMOS VIRANDO MOTIVO DE CHACOTA...
QUEM É SABE !!!
OPERAÇÃO PADRÃO.
VAMOS PRAS RUAS !!!
VAMOS DAR CONTINUIDADE AO MOVIMENTO ...
NÃO PODEMOS VIVER
DE MIGALHAS.

Anônimo disse...

Major, acabei de ler no "O DIA on line" a coletiva em que o governador anunciou 25% de aumento até 2009.
Gostaria de saber quais serão nossos próximos passos.
No Aguardo.

Anônimo disse...

25% EM 24X, 1,04% AO MÊS...

ESTE É O NOSSO VALOR PARA O GOVERNADOR.

AGORA EU PERGUNTO:

O QUE VAMOS FAZER?

VAMOS ACEITAR ESTA ESMOLA QUIETOS?

VAMOS ABAIXAR A CABEÇA COMO SEMPRE ACONTECE? OU VAMOS MOSTRAR NOSSA FORÇA?

SINCERAMENTE, SE OS COMANDANTES E OFICIAIS NÃO TOMAREM UMA PROVIDÊNCIA, NÃO SEI NÃO.

MOTORISTA DE ÔNIBUS GANHA MAIS QUE A GENTE, PREPARADOR DE SOM GANHA MAIS QUE A GENTE, TODO O MUNDO GANHA MAIS QUE A GENTE.(POR FAVOR, NÃO ESTOU DESMERECENDO O SERVIÇO DE NINGUÉM)

UM BOMBEIRO QUE SALVA VIDAS, UM POLICIAL QUE BOTA O PEITO NA FRENTE PARA PROTEGER ESTA POPULAÇÃO.

TENHO VERGONHA DE TRABALHAR E MORAR NESTE ESTADO.

NÃO TENHO NEM MAIS O QUE FALAR...

SÓ QUERO VER SE VAMOS SER BUNDÕES E DEIXAR POR ISTO MESMO!!!

JOÃO BAPTISTA disse...

MEU CMT; ESTAMOS INCONFORMADOS COM ESSA RESPOSTA DO GOVERNADOR. POR FAVOR A OPERA��O PADR�O!!!!!!

Anônimo disse...

Dito qual o percentual de "aumento" de 25% em 24 vezes, menos inpostos, o que torna o aumento na casa de 18% ( menos de 1% ao mês) quero ver agora o que o cmt geral vai dizer, já que havia recusado os 54% anteriormente. A resposta tem que partir do CMt Geral, dos Barbonos, da Oficialidade. Não vou a passeata nenhuma se não hoyver uma resposta pública desses. Primeiro vcs colocam a cara, depois me peçam pra fazer isso. UM PRAÇA QUE SEMPRE APOIOU O MOVIMENTO E ATÈ AQUI PARTICIPOU

Anônimo disse...

JORNAL O DIA ON LINE
Cabral diz que não vai tolerar reação de sindicatos ao novo reajuste

Governador espera que categorias compreendam que aumento de 25% foi o possível
Alfredo Junqueira

Rio - Ao anunciar reajuste salarial de 25% para servidores de Educação, Saúde e Segurança Pública, no Palácio Guanabara, na manhã desta quarta-feira, o governador Sérgio Cabral declarou que não vai tolerar reações de sindicatos das categorias, caso estes venham a propor greves ou paralisações por conta de insatisfações com o reajuste.

"E acredito que nenhum sindicato conseguiria apoio das categorias, que terão bom senso para compreender que este reajuste foi o possível", enfatizou o governador.

É A PIADA MAIS SEM GRAÇA QUE OUVI NA VIDA.

VAMO PARÁ TUDO!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

SENHORES:
1) fIZEMOS PASSEATAS....
2) ABRIMOS PORTAS AO DIÁLOGO...
3) FOMOS TOLERANTES, QUANTO A PRAZOS SOLICITADOS PARA ESTUDOS DE PROPOSTAS...
4)DECLARAMOS AOS NOSSOS FAMILIARES: "JUNTOS SOMOS FORTES!!"
** E VEIO UM AUMENTO DE 25% DIVIDIDO EM 24 VEZES!!

AGORA, SÓ NOS RESTA PROVAR QUE NÃO ESTÁVAMOS BLEFANDO.
DO CONTRÁRIO, NÃO MAIS PODEREMOS OLHAR NOSSOS FILHOS, AMIGOS OU FAMILIARES NOS OLHOS.
A DECISÃO É NOSSA!

SAMANGO 1 CPI e 7 BPM

Anônimo disse...

O JORNAL O DIA DE HOJE,DIA 15,VEM DIZENDO NA COLUNA DO SERVIDOR QUE OS OFICIAIS SAÍRAM SATISFEITOS DA REUNIÃO COM O GOVERNADOR.........DIZ TAMBÉM QUE FOI UM MAJOR QUE INFORMOU TAL FATO..........25 POR CENTO ESTÁ BOM?

Anônimo disse...

todos os passos já foram discutidos com antecedência;
creio que a decisão para tomada da tolerância zero seria a intransigência do governo à nossa causa;
o q falta para deflagração da tolerãncia zero?
o remédio deve ser dado de acordo com a doença.... e ela é gravíssima

Anônimo disse...

E aí Sr Maj, 25% em dois anos. Mais uma enganação?

Anônimo disse...

Por isso que sempre falo, não precisamos fazer greve. Apenas o certo!!! Simplesmente não terão vtr nas ruas... Não tem colete ou spray? Não vou para as ruas... Não me deram farda? Não vou para a rua...........

Anônimo disse...

e agora major! com essa vergonha que estão nos dando! o que devemos fazer?

Anônimo disse...

e agora Srs policiais oque vamos fazer chegou a informação aqui no interor que nosso amado GOVERNADOR nos deu um almento de 24% dividido em 25 vezes, em janeiro de 2008, parece brincadeira, se comprarmos algo que custe R$ 240,00, e parcelarmos em 24 vezes iremos pagar pelo menos uns R$ 400,00, ASSIM NÃO DA OU TOMAMOS ALGUMA ATITUDE OU VAMOS ACEITAR DE NOVO ESTA FORMA DE ALMENTO,interior pronto para.....................

Anônimo disse...

É major, e agora? 25% em 24 meses!!!!!!
Tá de sacanagem com a gente!
Já quero saber a partir de quando vamos entrar com a operação padrão, que vou prender até quem estiver chupando bala e não etiver com a nota fiscal em mãos!!!!!!
A ordem da operação tem que vir de cima, porque por aquí faremos a nossa parte, CUMPRIR A LEI A RISCA!!!!!!!!! PRINCIPALMENTE NA ZONA SUL, BARRA DA TIJUCA...
Tolerância -10, e não 0!!!!!!!!!!!
Espero que nosso Comandante Geral,e seus honetos aliados não aceitem essa ofença!!!!!!
Quem assina é um CFS PM MUITO PUTO DA VIDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

e agora senhores??
estão de sacanagem com nossa cara..
bom para ser forte temos de ser unidos.. nas manifestações e passeatas muitos ficaram em casa.. so esperando as benéficas que não vieram..
para a operação padrão dar certo temos de ter o apoio de todos os CELs de todas as unidades.. mostrar ao governador que o estado pode parar.. que não somos idiotas,e essa mereca que nos foi oferecida é ridícula...
operação padrão!!! mas para ter efeito não pode haver batalhões furões.. se isso não der geito sugiro uma pedida de inatividade geral .. de todos os policiais,, todos pedirem baixa. ao mesmo tempo..

Anônimo disse...

Operação padrão contra quem, contra os pobres, favelados, aqueles excluídos socialmente, onde a PMERJ têm seu alcance, deveria sim é haver um aquartelamento geral, aí sim atingiriamos a todos os niveis sociais.

Anônimo disse...

Oficial PM
Aquartelamento já, nestas condições não ha condições psicológicas de um policial de bem, enfrentar essa marginalidade gigantesca que existe no Estado do RIO DE JANEIRO.
Já chega ninguém aguenta mais ficar dando jeintinho para sobreviver.

Anônimo disse...

Oficial Superior
Desse jeito até os bons Policiais vão se entregar a mediocridade, os mediocres vão se corromper, os corruptos de ocasião, vão se entregar de vez, e os bandidos, estes estam rindo a toa.

Anônimo disse...

Com tanta marginalidade com tanta corrupção ainda existe a policia militar q no cenário atual ainda luta com bravura para o combate com a própria vida, q fez um excelente trbalho no PAN elogiado por toda população e toda autoridade governamental, esta q nos deu os míseros 25% de aumento em 24x, como se fossemos CASAS BAHIA, q afronta fazer isso com pessoas dignas e honradas q dão suas vidas a favor de muitos....OQ VAMOS FAZER???VAMOS CRUZAR OS BRAÇOS!!!????

Anônimo disse...

Caro Major, sou policial há 2 anos e meio, quando cheguei nesta casa que tanto almejei adentrar, vi um sonho ser diluído em desilusões, pouco se fala nos arregos do bicho que quase todos(sendo bem inocente) os batalhões recebem e que sabemos para as mãos de que vai, vi um oficial QOA
que tinha aquele discurso de honestidade nas aulas aceitar um agrado das RPs no seu dia de supervisão, por um tempo trabalhei no POG, no Centro de uma cidade do interior e vi que só havia esse tipo de policiamento devido a um grande laço de amizade entre a associação comercial e o comandante do meu batalhão, e o pior policiais(praças) que vi durante a minha infancia em Magé,patrulhando combatendo. Aprendi que quase tudo não passava de teatro. Percebi a poucos dias que um DPO não possui viatura pq uma das RPs do centro bateu motor e o policiamento motorizado e à pé por la não pode faltar pois assim a amizada supracitada fica estreita. Hoje vejo uma policia de promessas, são viaturas que chegarão, as 40 cherarão, aumentos chegarão... CHEGA DE PROMESSAS... INFELIZMENTE NOS PRAÇAS NÃO TEMOS VOZ, MAS GRAÇAS AO SENHOR E A HOMENS COMO CEL PAUL E OUTRS QUE TÊM COM TANTO AFINCO LUTADO PELA TROPA. Ainda tenho uma chama acesa no meu coração espero que melhorias ocorram antes que ela se apague e que eu um dia possa trabalha para a POLÍCIA MILITAR como sempre sonhei, pois hoje não possuimos nem condições, só pra constar desde 2002 que o 34ºBPM NÃO RECEBE VIATURAS... Está dificil!!!