22/02/2008

Por favor, leiam os comentários coerentes, ponderados e bem fundamentados de um sargento de polícia.

"ESTOU AQUI MAIS UMA VEZ, PARA FAZER MAIS UM COMENTÁRIO, SEM ME DEIXAR INFLUENCIAR PELOS ACONTECIMENTOS. PERCEBO QUE É HORA DE MUDANÇAS. ISSO JÁ FICOU CLARO PARA A MAIORIA DOS POLICIAIS E DOS BOMBEIROS. SENDO ASSIM, ACREDITO QUE SERIA VIÁVEL QUE OS QUE ENCABEÇAM ESSA CAUSA, INCLUAM NAS SOLICITAÇÕES AO MINISTÉRIO PÚBLICO A ABERTURA DE UMA AUDITORIA NOS QUARTÉIS TANTO DA POLÍCIA, COMO DOS BOMBEIROS. DEVERIA SER FEITO TAMBÉM UM PEDIDO A PRESIDÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS, PARA QUE VISITASSE OS NOSSOS QUARTÉIS E OUVISSEM DE FORMA SIGILOSA, OS NOSSOS PRAÇAS. DIGO ISSO, PORQUE QUANDO ISSO FOR FEITO, VIRÁ A TONA AS INÚMERAS BARBARIDADES COMETIDAS POR HOMENS QUE DISLUMBRADOS COM O BRILHO DE UMA ESTRELA NO OMBRO, NÃO CONSEGUEM DEIXAR DE LADO A VAIDADE E A TIRANIA, E TRATAM OS SEUS SUBORDINADOS COMO SE FOSSEM BICHOS.
SERIA MUITO INTERESSANTE VER ESSE GRUPO QUE LUTA POR CONDIÇÕES DIGNAS, COMEÇAR A CORTAR NA PRÓPRIA CARNE, E ADMITIR QUE EXISTE MUITA COVARDIA COMETIDA NO INTERIOR DA CASERNA. PARA TUDO QUE SE DESEJA IMPOR, BASTA ELABORAR UM MEMORANDO E ACRESCENTAR A SEGUINTE FRASE: 'O NÃO CUMPRIMENTO DAS NORMAS ESTABELECIDAS, SERÁ CONSIDERADA TRANSGRESSÃO DA DISCIPLINA DE NATUREZA GRAVE'.
É SENHORES. O ASSUNTO É MAIS SÉRIO DO QUE SE POSSA IMAGINAR. EU ACREDITO QUE SE TEMOS A INTENÇÃO DE VERMOS A CASA LIMPA, SE FAZ NECESSÁRIO MUDANÇAS PROFUNDAS.
É IMPOSSÍVEL TRATAR UMA PESSOA COMO QUEM ATIÇA UM CÃO BRAVO AMARRADO, E NÃO ESPERAR QUE UM DIA ELA REAJA. ISSO ESTÁ ACONTECENDO A MUITO TEMPO. NO ENTANTO, NOS DIAS ATUAIS, NÃO TEMOS MAIS UM EFETIVO COMPOSTO DE PESSOAS QUE TENHAM APENAS A 4ª SÉRIE DO PRIMÁRIO. ATUALMENTE, A MAIORIA DOS NOSSOS PRAÇAS JÁ POSSUEM O CURSO SUPERIOR, E PORTANTO, CONHECIMENTO SUFICIENTE PARA REALIZAR UMA LEITURA CULTUADA NO NIVEL MAIS PROFUNDO DA HERMENÊUTICA, PARA INTERPRETAR PELO MENOS O ART. 5° DA CF/88.
É FÁCIL INVESTIGAR. DIFÍCIL NA VERDADE É ESTAR SOB INVESTIGAÇÃO. EU PENSO QUE É CHEGADA A HORA DE FAZER UM LEVANTAMENTO NA VIDA DE TODO CONTIGENTE DAS DUAS INSTITUIÇÕES. AFINAL, QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME. E SÓ PARA DAR O EXEMPLO, EU ACREDITO QUE DEVERÍAMOS COMEÇAR PELA VIDA DOS OFICIAIS. EU NÃO TENHO DÚVIDAS DE QUE O TEMPO É SENHOR DA RAZÃO. É POR CAUSA DISSO QUE HOJE ME EXPRESSO ATRAVÉS DESSAS LINHAS. TRANCARAM NUMA MASMORRA SEM CONDIÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA, HOMENS E MULHERES QUE QUEREM APENAS CONSEGUIR LEVAR PARA DENTRO DE CASA O PÃO DE CADA DIA, COM DIGNIDADE. MAIS ESTÁ DIFÍCIL. DEUS SABE O QUANTO ESTÁ DIFÍCIL. É QUASE IMPOSSÍVEL ENCONTRAR ALGUÉM QUE ESTEJA SATISFEITO COM A PROFISSÃO QUE EXERCE DENTRO DA POLÍCIA. E ISSO NÃO É APENAS POR CAUSA DO SALÁRIO, MAS POR DIVERSAS RAZÕES QUE OCORREM SILENCIOSAMENTE NO DIA A DIA DESSES PROFISSIONAIS. FÉRIAS SUSPENSAS; DINHEIRO PRA SE MANTER NUM DETERMINADO SETOR; GRITOS, CHINGAMENTOS, HUMILHAÇÕES. É O PROFISSIONAL DE POLÍCIA SENDO FORJADO À MÃO DO COMANDANTE, PARA REFLETIR NAS RUAS, DIANTE DA POPULAÇÃO, O TRATAMENTO QUE RECEBE INTRA-MUROS DO QUARTEL.
EU CREIO EM DEUS. E ESSA É A ÚNICA RAZÃO QUE ME FAZ ACREDITAR QUE UM DIA OS HOMENS QUE ESTÃO NO PODER SABERÃO TRATAR COM RESPEITO OS SEUS SUBORDINADOS. NO DIA QUE ISSO ACONTECER, O HOMEM DO PODER NÃO MAIS SE IMPORÁ PELO MEDO QUE PRODUZ, MAS, PELA LIDERANÇA QUE DETÉM. SABERÁ AINDA QUE NÃO COMANDA INDIOS, QUE NECESSITAM DE CHEFES, MAS QUE COMANDA SOLDADOS, QUE ACIMA DE TUDO, NECESSITAM DE LIDERES. O CHEFE MANDA, PORQUE NUNCA CONQUISTOU. O LIDER PEDE, POR QUE ALÉM DE CONQUISTAR, DETÉM O PODER DE PERSUADIR. SE ESSAS PALAVRAS FOREM DE ALGUMA FORMA LEVADAS EM CONTA, NA HORA DE MONTAREM A PAUTA DAS PRÓXIMAS REUNIÕES, ENTÃO EU NÃO TENHO DÚVIDAS QUE UM DOS TÓPICOS A SEREM ABORDADOS É A MUDANÇA DO ATUAL RDPM. ESSE REGULAMENTO ARCAICO, QUE ESCRAVISA A TROPA E COLOCA NA MÃO DOS COMANDANTES UM PODER ABSOLUTO, QUE DISTOA TOTALMENTE COM O DISCURSO ATÉ AQUI EMPREGADO. SOMOS SUBORDINADOS E NÃO ESCRAVOS. QUANDO ISSO FOR ENTENDIDO, NÃO MAIS OUVIREMOS ORDENS AOS GRITOS, MAS PEDIDOS FEITOS DE FORMA CORDIAL, COMO CONVÉM A HOMENS DE VALOR E COM O MÍNIMO DE EDUCAÇÃO. VISTO QUE PALAVRAS COMO: POR FAVOR, COM LICENÇA, BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE, POR GENTILEZA, MUITO OBRIGADO, ETC. NUNCA SAIRAM E NUNCA SAIRÃO DE MODA.
ESTIVE EM TODAS AS PASSEATAS ANTERIORES E PRETENDO ESTAR NAS PRÓXIMAS TAMBÉM. NÃO SEI SE APENAS AS IDÉIAS DESSE SARGENTO DE POLÍCIA SEVIRÃO PARA ALAVANCAR ATITUDES FAVORÁVEIS A TROPA. NO ENTANTO, ME SINTO COMO AQUELE BEIJA-FLOR, QUE SABE QUE NÃO VAI APAGAR O INCÊNDIO DA FLORESTA, MAS QUE TEM A CONSCIÊNCIA DE ESTAR FAZENDO A SUA PARTE.
UM ABRAÇO A TODOS. QUE DEUS NOS ABENÇOE.".

Caro Sargento
Mesmo sendo provável que não lhe conheça, devo dizer que tenho orgulho em tê-lo em minha Corporação.

18 comentários:

Anônimo disse...

BOA NOITE A TODOS. SOU UM SOLDADO DE POLICIA E FAÇO DAS PALAVRAS DESSE NOBRE SARGENTO, AS MINHAS MINHAS PALAVRAS!!!! JUNTO SOMOS FORTES!!!!

Anônimo disse...

Major , temos que incluir em nossos manifestos um pedido de CPI em nossa instituição, vai ter gente pedindo baixa com 29 anos de serviço..um abraço...

Anônimo disse...

CPI neles...

Anônimo disse...

vamos passar a PM a limpo...

Anônimo disse...

Excelente comentário!
Também me sinto o tal beija-flor, mas não desistirei.

Dignidade já!!!!!

Anônimo disse...

Poderia aceitar a coerência, ponderação e fundamentação se conhecesse a pessoa; sem conhecer fica difícil atribuir tais predicados, da mesma forma que a este comentário.
E se eu for um interno do sistema carcerário, condenado por sentença transitada em julgado, ou alguém do serviço de informações "plantando" uma contra-informação, teria a mesma coerência, ponderação e fundamentação que o graduado autor do comentário?

JUNTOS SOMOS FORTES!

Anônimo disse...

CARO MAJOR, SE SEGURE NA CADEIRA!

E AGORA CABRAL?

http://amigosdapoliciacivil.blogspot.com/2008/02/indignao-dos-policiais-civis-do-rio-de.html

Quinta-feira, 7 de Fevereiro de 2008
INDIGNAÇÃO DOS POLICIAIS CIVIS DO RIO DE JANEIRO


Indignação policial




Um grupo de policiais honestos e comprometidos em servir bem à sociedade vem a público denunciar, na nossa visão, um dos maiores escandalos e injustiças já cometidos e acobertados na instituição POLÍCIA CIVIL.
A população precisa e necessita de bons serviços por parte do servidor público. A POLÍCIA tem por obrigação investigar, proteger e garantir o bem estar e a ordem em geral.Como poderá haver respeito e confiança por parte da população sem esses princípios básicos? Hoje os órgãos de segurança são vistos com desconfiança, estão desacreditados. Uma criança ao ver um policial, seja civil ou militar, o vê com receio, é o retrato do medo.
O número de policiais em serviço é abaixo do necessário, equipamentos aquém do ideal, o salário vergonhoso para quem diariamente se expõe à morte, e o treinamento precário, ou melhor dizendo, nenhum. Por isso e por não aceitarmos fazer parte desses desmandos, um verdadeiro desprestígio a nossa INSTITUIÇÃO, é que resolvemos DENUNCIAR.
Há um enorme número de falsos policiais acobertados não se sabe por quem, prestando serviços como tal, e tomando o lugar de servidores que realmente deveriam estar ali, o que hoje não está acontecendo. Indivíduos despreparados, ignorantes no assunto que apesar de serem servidores, estão ocupando cargos e funções fora de suas qualificações técnicas, ou seja, tomando o lugar de um VERDADEIRO POLICIAL, apto a trabalhar. RESULTADO!!! Um péssimo serviço sendo prestado à comunidade, crimes insolúveis por falta de investigação adequada erros grosseiros cometidos diariamente e em muitos casos vidas sendo perdidas. É o mesmo que mandar um advogado realizar uma cirurgia cardíaca, qual seria o resultado? Certamente a morte do paciente.
É o que presenciamos hoje no município de ARARUAMA, na 2 ª CRPI e na 118º DP; no município de CABO FRIO, na 126ª DP; nas delegacias de RIO BONITO e SILVA JARDIM, e o que é pior ainda , a CRPI é a CORREGEDORIA da área e é a que mais possui funcionários da prefeitura em sua ESCALA DE SERVIÇO, é muito fácil de comprovar!! É uma vergonha!!
Quem estará encobrindo esta situação? A quem interessa os resultados? Que com certeza são os piores possíveis. Como um policial, assistindo a tudo isso está se sentindo? Qual o seu estímulo para o trabalho?
A população, ao ser abordada por um policial, tem o direito de exigir a sua identificação, principalmente tratando-se de um policial civil, por não usar fardamento, e em caso de dúvidas dirigir-se a delegacia mais próxima, mas se isso fizer, vai se queixar com quem, se as AUTORIDADES POLICIAIS são totalmente coniventes com esta situação.
Não estamos aqui pedindo aumento de salário , apesar do mesmo ser vergonhoso, estamos aqui exigindo RESPEITO por parte dos Srs. DELEGADOS DE POLÍCIA, que nos obrigam a conviver com este tipo de humilhação, e por causa dos baixos salários, nos ameaçam com transferências caso fizermos alguma reclamação quanto ao fato. Pois é muito mais fácil transferir o policial, para eles, do que devolver o funcionário da Prefeitura, é realmente humilhante!
É do conhecimento de todos, que somente por CONCURSO PÚBLICO, o cidadão pode tornar-se FUNCIONÁRIO PÚBLICO, mas a maioria desses funcionários cedidos, não prestaram CONCURSO para ingressarem nas PREFEITURAS, mais sim entraram PELA JANELA. Primeiro, Ingressaram nas PREFEITURAS depois são lotados nas DELEGACIAS DE POLÍCIAS. MUITO FÁCIL,não? Para quem não tem gabarito para ser aprovado em um concurso para a Polícia Civil. É vergonhoso, como um ser humano pode prestar-se a um “papel” desses, é uma lástima.
Passamos às Autoridades competentes, fotografias desses pseudo-policiais, relação de nomes, suas lotações, seus locais de origem, e funções que ocupam na Polícia Civil, sem nenhum preparo, bem como suas matrículas no Estado ou Município,, REGISTROS DE OCORRÊNCIA confeccionados e assinados por eles com as respectivas assinaturas dos Delegados de Polícia e mais uma série de documentos, todos feitos a assinados por esses falsos policiais e “SEUS DELEGADOS”. Documentos esses que comprovam a atuação direta dessas pessoas como policiais, configurando, no mínimo o crime de “Usurpação de Função Pública”, já que não são policiais nem de fato nem de direito.

SENÃO VEJAMOS:
1- GISELE ALVES DOMINGUES, oriunda da prefeitura de RIO BONITO, não prestou concurso para ingressar no funcionalismo público, ou seja, entrou pela “JANELA”, matrícula-008323-8, lotada no IML de Araruama, tem total acesso aos Laudos.
2- WALTER DA SILVA JÚNIOR, oriundo da UERJ, mat. 007098-7, lotado no IML de Araruama, inclusive, pasmem, é o responsável pelo setor, segundo a Perito Legista Dra. Kesley Couto de Castro mat. 257.591-8. Walter usa camisa com a insígnia da Polícia Civil, inclusive executando prisão. Também, indevidamente, dirige viaturas oficiais caracterizadas, o que obviamente não é permitido, vislumbrando a necessidade de autorização do Órgão Superior denominado Divisão de Transportes. Além do fato, que para sair com uma viatura oficial caracterizada, há a necessidade do competente preenchimento do Boletim de Missão Policial (BMP), o que somente pode ser executado por policiais.
3- ODAIR VICENTE, oriundo da prefeitura de RIO BONITO não prestou concurso para ingressar no funcionalismo público, sendo contratado e utiliza a mat., 00112-4, lotado na 2ª CRPI – Araruama - Usa a camisa da Polícia Civil para se identificar com os demais funcionário da Instituição. Também, indevidamente, dirige viaturas oficiais caracterizadas, o que obviamente não é permitido, vislumbrando a necessidade de autorização do Órgão Superior denominado Divisão de Transportes. Além do fato, que para sair com uma viatura oficial caracterizada, há a necessidade do competente preenchimento do Boletim de Missão Policial (BMP), o que somente pode ser executado por policiais.
4- BIANCA ALVES SOARES, oriunda da Prefeitura de RIO BONITO, não prestou concurso para ingressar no funcionalismo público, é contratada, utiliza a Mat. 00827-4, lotada como disse anteriormente na 2ª CRPI-Araruama, trabalhando no ICCE (Perícia Técnica) em Araruama.
5- DENISE NOGUEIRA,Oriunda da Prefeitura de Araruama, mat. 00615-7, lotada na 2ªCRPI-Araruama, no Setor Administrativo com total aaceso a documentos, inclusive os DISQUE-DENÚNCIA, que são todos de caráter confidencial .
6- ROSANE ALVES, oriunda do Estado, mat. 107.668-5, lotada no IML de Araruama há mais de 20 anos, é claro que tem total acesso aos Laudos.
7- ARILDO FERNANDES DA SILVA, oriundo da Prefeitura de Araruama, lotado no IML da 2ª CRPI há mais de 22 anos , pasmem, trabalha como papiloscopista, segundo a Dra. Kesley Couto de Castro, mat. 257.591-8, além do fato, conta mais de 71 anos de idade, não podendo mais, segundo a Constituíçõa Federal, trabalhar em serviço público, anotem a matrícula de Arildo, 00634-3. Respondam uma coisa. Como pode um cidadão que não é policial, imprimir e estudar as papilas dérmicas de um criminoso ou de um morto para a resolução de crimes, e o que é pior, trabalhando na Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, com um cargo de papiloscopista, termo esse exclusivamente policial, pois não consegui encontrar em nenhum dicionário da língua portuguesa o termo PAPILOSCOPISTA, e tendo o seu nome e Matrícula em uma Escala de Serviço, assinada por um Perito Legista. É muita humilhação para um policial!
8- CARLA MARCHON, oriunda da Prefeitura de Araruama, secretária de confiança do Coordenador da 2ª CRPI.


A Perícia, um setor dos mais importantes na investigação criminal, é uma vergonha, todos os motoristas das viaturas caracterizadas NÃO SÃO POLICIAIS, quando eu digo TODOS, quero dizer todos mesmo! Vejam!
1- JESSI, oriundo da Prefeitura de Araruama, mat. 00296-8, dirige viatura caracterizada da Perícia, anda com a camisa da Polícia Civil e armado.
2- JOSÉ RICARDO, oriundo da Prefeitura de Saquarema, mat. 014.281-0, anda armado, dirige viatura caracterizada da Perícia.
3- RICARDO FÉLIX DE SOUZA, sem vínculo oficial ("X-9"), embora o próprio se diz cedido da Secretaria Estadual de Saúde, mat. 504.435-9, constando isso na Escala de Serviço, porém seu nome não consta na no arquivo de funcionários cedidos da polícia civil, anda armado, dirige viatura caracterizada da Perícia e usa a camisa com a insígnia da Polícia Civil. Também, em 2005, "trabalhando em Investigações", figurou como testemunha na apreensão de entorpecentes no R. O. 1360/2005 da 124 DP-Saquarema, onde foi qualificado como sendo Policial Civil, pois apresentou uma Carteira Funcional da PCERJ com a matrícula 504435-9. Este Registro encontra-se no Acervo Cartorário da 2ª CRPI.
4- AGNELO CAMPOS BRASIL FILHO, oriundo da prefeitura de Saquarema, anda armado, dirige viatura caracterizada da Perícia, anda com a camisa da Polícia Civil para justificar sua arma.




Na Delegacia de Araruama, 118ª DP, temos o desprazer de encontrar a faxineira MARILENE, sem vínculo oficial, tomando depoimento em investigações, isso não é mentira!




Na Delegacia de CABO FRIO, 126ª DP, não é diferente, podemos encontrar funcionários das prefeituras tirando serviço de plantão na mesa, confeccionando Registros de Ocorrência, Registros de Aditamento, Registro de Extravio de Documentos, assinando pedidos de exame de corpo de delito, lavrando Termos de Declarações de pessoas envolvidas em Inquéritos Policiais (inclusive Inquéritos de natureza sigilosa), cumprindo Mandados de Prisão, operando ostensivamente nas ruas da cidade utilizando viaturas oficiais padronizadas e vestindo camisas com a insignia oficial da Polícia Civil e, evidentemente, portando armas de fogo, tanto as próprias como as de propriedade da instituíção, fazendo transporte de presos, despachando para o Delegado e outros serviço de natureza especificamente policial, tudo sob a gerência e mando dos Delegados. O número total desses "falsos policiais" na Unidade é de 25, dos quais, mais adiante, citaremos seus nomes, matrículas, funções que ocupam, e juntaremos suas fotografias e cópias dos documentos com as suas respectivas assinaturas e, inclisive, com as assinaturas dos “seus Delegados de Polícia”.
Em Cabo Frio, são os seguintes falsos Policiais:
1- PAULO CESAR MENDES REIS, da Prefeitura de Cabo Frio, matricula 975999-8, anda constantemente armado. Na 126 DP trabalha como Escrivão, toma depoimento e lavra os Termos de Depoimento. Confecciona Registros de Aditamento e Ocorrência, requisita laudos períciais, presta informações policiais em autos processuais e demais serviços investigatórios de atribuições eminentemente policial.
2- MAURO GOMES DA SILVA, da Prefeitura de Cabo Frio, matrícula 341669, tira plantão na Permanência atendendo ao público. Portanto, confecciona e assina os Registros de Ocorrências. Trabalhando em investigações policiais, executa todo tipo de atribuições adstrita à função policial.
3- ISRAEL DE SOUZA DE JESUS, da Prefeitura de Cabo Frio, matrícula 340860-0, chefia Carceragem da Delegacia, sendo responsável pela apresentação dos presos, bem como suas remoções para outras cadeias. Fora preso e autuado na Corregedoria de Policia, conforme RO 000395/1404/2007, em 03/08/2007, estando respondendo por crime de Usurpção de Função Pública; mesmo assim, continua exercendo as mesmas práticas criminosas com a conivência da atual autoridade policial.
4- ELIZABETH SODRÉ, da Prefeita de Cabo Frio, matrícula 1406. Trabalha no Setor de Investigações lavra Registros de Aditamente, função esta precípua de policial.
5- ROSANGELA MARIA ZANELI, da Prefeitura de Cabo Frio, matrícula 1157. Trabalha no Setor de Investigação, auxiliando a Elizabeth Sodré.
6- ISAIAS PEREIRA DE MELO, da Prefeitura de Arraial do Cabo, matrícula 1096. Trabalha da administração.
7- ANA PAULA PEREIRA SAMPAIO, da Prefeitura de Arraial do Cabo, matrícula 9258, trabalhando como Secretária do Delegado. Total acesso a documentos públicos de caracter reservado.
8- JAIDE FLORIANO, da Prefeitura de Cabo Frio, matrícula 975996-7, motorista da viatura oficial caracterizada do Setor de Homicídio e Entorpecentes.
9- GUILHERME ANTÔNIO SAMPAIO, da Prefeitura de Cabo Frio, matrícula 8753, sendo motorista de viaturas oficiais caracterizadas.
10- ADRIANA CONCEIÇÃO DA SILVA MAIA, da Prefeitura de Cabo Frio, matrícula 975853-5, secretaria do Chefe de Cartório.Tem total acesso aos Inquéritos Policiais, inclusive os de natureza sigilosa..
11- VANESSA SODRÉ DOS SANTOS, da Prefeitura de Cabo Frio, matrícula 976680-1, atendendo as parte no S. de Administração.
12- LÚCIA MACHADO GRAÇA, da Prefeitura de Cabo Frio, 976038-3, atendendo as parte no S. de Administração.
13- LIEGE TERRA WANZECK TEIXEIRA, da Prefeitura de Cabo Frio, matrícula 2076, atendendo na Delegacia de Mulher, onde toma Depoimentos das partes envolvidas.
14- ERALDO LUIZ DOS SANTOS, da Prefeitura de Cabo Frio, matrícula 10119, sendo motorista de viaturas oficiais e responsável.
15- ONDINA MARIA TRINDADE PERELÓ, da Prefeitura de Cabo Frio, matrícula 2915. Trabalha no Setor de Cartório e tem acesso aos Inquéritos Policiais.
16- PAULO CÉSAR NASCIMENTO ALVES, codinome “BUIU”, da Prefeitura de Arraial do Cabo, matrícula 1106. Trabalha no Setor de Cartório e tem acesso aos Inquéritos Policiais.
17- ALEXANDRE PESSANHA DA MATA, da Prefeitura de Arraial do Cabo, matrícula 76, sendo motorista de viaturas oficiais, inclusive as levando para casa deixando os Policiais sem veículo, além de portar fuzis de propriedade da PCERJ e armas convencionais próprias.
18- CONCEIÇÃO RODRIGUES CECILIANO, da Prefeitura de São Gonçalo, matrícula 224793-0, sendo secretária do Delegado. Total acesso a documentos públicos de caracter reservado.
19- CARLOS SÉRGIO POIAVA, da Prefeitura de São Gonçalo, matrícula 100366, sendo motorista do Delegado e anda armado.
20- JOANA DARCK A. PESSANHA, da Prefeitura de Niteroi, matrícula 02243442, sendo secretária do Delegado. Total acesso a documentos públicos de caracter reservado.
21- VERA LÚCIA PEREIRA SAMPAIO, da Prefeitura de Arraial do Cabo, matrícula 12624, exercendo na Delegacia função de faxineira.
22- MARILDA BRAGA COSTA, matricula 976293-5, guarda municipal, esposa do Paulo Cesar Mendes Reis.
23- GEILTON SIMAS VIANNA, matricula 83, agente administrativo da Prefeitura de Arraial do Cabo. Trabalha no Setor de Investigação preenchendo livros e confecciona Registros de Extravio de Documentos (REDs). Este, como é de conhecimento de todos,não possui uma conduta confiável. Pode um elemento desse trabalhar em uma Delegacia? Se é que podemos chamar a 126ª DP de Delegacia Policial.
24- GEORGIA DE TAL, sem vínculo oficial ("X-9"), despacha para Delegado e Chefia o Setor de Cartório ("ex-ofício"), exercendo total poder de mando sobre a Delegacia. Inclusive, podemos até dizer que esta Senhora é uma "Sub-Delegada", até porque o público acredita nisso, pois é Ela que libera os veículos recuperados e organiza a Unidade. Mostraramos os R.Os. com os despachos com a letra dessa "Senhora" e a assinatura do "seu Delegado de Polícia".
25- O vulgar "RATINHO", sem vínculo oficial ("X-9"), patrulha a cidade em viatura oficial e armado com arma própria e da Instituição, executando prisões a mando de "seu Delegado".

Também, no Setor de Perícia da 126ª DP-Cabo Frio existe vários servidores cedidos das Prefeituras usurpando Cargos Policiais, são eles:
1- "LUIZ CARLOS, vulgar “Bolinha”, dirige viaturas oficiais caracterizadas para o Setor de Perícia, usando a camisa com a insígnia da PCERJ, para justificar o porte de arma.
2- O vulgar “BIJU”, da Prefeitura de Cabo Frio, dirige viaturas oficiais caracterizadas para o Setor de Perícia, usando a camisa com a insígnia da PCERJ, para justificar o porte de arma.
3- “ANTÔNIO”, dirige viaturas oficiais caracterizadas para o Setor de Perícia, usando a camisa com a insígnia da PCERJ, para justificar o porte de arma.
4- "JANETE", atende as partes e distribui laudos, trabalhando interna.
5- "JUVENIL", da Prefeitura de Cabo Frio, dirige viaturas oficiais caracterizadas para o Setor de Perícia, usando a camisa com a insígnia da PCERJ, para justificar o porte de arma.

Não podendo contar com o auxílio das autoridades policiais (Delegados) por serem em sua grande maioria coniveniventes com tais praticas; inclusive, assinando os Registros de Ocorrência lavrados pelos servidores espúrios.
Por tudo relatado e documentado, solicitamos às Autoridades de nosso Estado, as medidas urgentes para acabar com essas práticas criminosas, o que com absoluta certeza, melhorará a qualidade de nossa Instituição e o bom atendimento à população.
É preciso restituir a nossa dignidade e respeito junto à opinião pública, é PONTO DE HONRA.
Um policial respeitado e prestigiado por seus superiores, desempenhará suas funções de maneira séria e honesta, com isso, uma corporação bem vista por todos. Isso é um pedido de socorro, pedimos ao Sr. Secretário de Segurança Pública, à Promotoria e principalmente ao Sr. Governador Sérgio Cabral Filho, que acreditamos não ter conhecimento desses fatos, para que nos ajudem a acabar com essa vergonha e humilhação.





AGRADECIMENTO A COLABORAÇÃO
Os amigos da policia civil agradece aos colegas que estão colaborando conosco, informando e mandando fotos, através do nosso e mail: amigosdapoliciacivil@gmail.com. Há cerca de dois dias, fomos informados que na 59ªDP, a invasão de funcionários cedidos e de X-9 alcançaram níveis alarmantes, havendo muito mais desses “Parasitas” do que policiais lotados. Tal fato se estende na região, como na 54ª DP, 64ª, etc. Ao nosso ver, existe uma polícia dentro da POLICIA CIVIL, sendo esta, a dos X-9 e dos CEDIDOS, que só vão paras as ruas extorquir a população e MATAR. É por isso que nessas áreas quase não existe INVESTIGAÇÃO, só muita MORTE e reclamações por parte da comunidade e nós, Policiais Civis de direito é que levamos a culpa, pois eles dirigem as nossas viaturas, usam nossas insígnias, tão cobiçadas por eles, usam as nossas armas, fuzis e pistolas (que o Estado coloca a nossa disposição). Como nós policiais civis podemos permitir uma barbaridade dessas, resolvemos DAR UM BASTA. Pois como a população poderia imaginar que uma pessoa na direção de uma viatura caracterizada da Policia Civil, portando armas restritas não seria um policial em serviço. Nós temos o dever de proteger a população, porém, permitindo a invasão de desses “parasitas” estamos fazendo exatamente ao contrário, acabando de massacrar a população tão sofrida pela violência dos bandidos.
Portanto, é crucial BANIR esses maus elementos de nossa Instituição. Isso É PONTO DE HONRA.

Sobre os X-9
Os colegas estão confundindo INFORMANTES com X-9s. Com toda a humildade, não queremos aqui ensinar nada a ninguém, mas devido ao costume, existe colegas que confundem esses dois tipos de pessoas.
O informante é aquele que jamais quer entrar em uma Delegacia de Polícia, jamais quer entrar em uma Viatura caracterizada da Polícia Civil, e tão pouco quer ser visto com qualquer policial. O encontro do Policial com seu informante é absolutamente confidencial, e o policial sério e esperto jamais contará para nenhuma pessoa quem é o seu informante, nem mesmo para o seu parceiro, ele apenas chega com o serviço na D. P., com todas as informações possíveis, dada pelo seu informante, executa o trabalho, obtém o êxito, e todos ficam “FELIZES”, o Delegado fica feliz, a equipe fica feliz, o informante fica feliz e pronto para dar outro serviço. A única coisa que o verdadeiro informante exige do policial é o “ANOMIMATO”.
O X-9 é aquele que se chega em uma Delegacia, dizendo que tem um SERVIÇO, fornece algumas informações, a equipe vai até o local para executar o trabalho acompanhado do seu X-9, chegando lá não é nada daquilo. O nome do cara não é o que ele disse, o endereço não é aquele, nada é verdadeiro. O que ele queria na verdade era entrar em uma viatura CARACTERIZADA DA POLÍCIA CIVIL, era o seu sonho! Ele sentiu o gostinho! Ficou viciado, não quer mais parar! Depois pega uma amizade com o Policial Civil que tem bom coração... . A próxima meta do X-9 é andar armado, pois já conseguiu andar na viatura caracterizada. O X-9 noviço é muito bondoso, faz tudo aquilo que você pedir para ele, mas ele fica sempre dizendo que vai trazer um “trabalho bom”, mas esse trabalho nunca chega. O outro degrau que o X-9 almeja, pois ele vai devagar, é sair em uma OPERAÇÃO POLICIAL segurando um FUZIL. Quando você Policial Civil deixa um X-9 portar um AK-47 em uma Operação, pois esse fuzil é o sonho de qualquer GUERREIRO, todos querem portar um AK-47, naquele momento você o transformou em um HOMOSEXUAL, pois literalmente ele fará tudo para você, quando eu digo tudo, quero dizer tudo mesmo! Quando ele conseguiu isso e a amizade dos demais Policiais da DP, ele não precisa mais de você. O X-9 fica desinibido, sai com todos os outros Policiais, em todas as Viaturas Caracterizadas, dirige essas viaturas, porta tranquilamente a própria arma e também as da Instituição. Ai é que ele começa a ficar PERIGOSO, sabe dos segredos, conhece tudo, já tem uma certa experiência, e inicia a sua CARREIRA , cometendo uma série de arbitrariedades, crimes e etc., e é você que leva a culpa de tudo, é NOSSA QUERIDA INSTITUIÇÃO que leva a culpa de tudo, pois o POVO, inocentemente, pensa que ele é um POLICIAL CIVIL, porquê o vê dirigindo uma Viatura Caracterizada da Polícia Civil, portando um AK, que você deixou, usando a nossa INSÍGNIA, que você deixou. No final, a culpa também é toda nossa por ganharmos um salário tão baixo, você não acha? Pois na realidade o que o X-9 quer é a nossa “CARTEIRA DE POLÍCIA”. É por isso que o X-9 fica alegre quando você perde a sua Carteira, se ele não pode tê-la, não quer que ninguém tenha também. Para alguém poder usar a nossa INSÍGNIA no peito, legalmente, só através de CONCURSO PÚBLICO, onde há uma disputa honesta. Policial, não deixe ninguém usar a nossa ÁGUIA no peito, só nós POLICIAIS CIVIS é que possuímos esta CREDENCIAL.

Anônimo disse...

Caro Amigo Sargento de Policia, meus parabens pela forma impecavel que descreveu o sentimento, que todo subordinado gostaria de expressar para seus "Comandantes Tiranos" é um grande orgulho saber que existem policiais como voce em nossa tropa. Um forte abraço de um amigo de farda.

Anônimo disse...

Major, quero começar dizendo que o que vou expor aqui, não tem a menor intenção de ir contra a todo o movimento que está sendo desenvolvido atualmente, porém é necessário fazer algumas colocações.
Primeiro, uma coisa que muito me intriga, é o fato de que todos esses coronéis que estão se opondo a atual cúpula da PMERJ, só agora estão falando em buscar melhores condições de trabalho para os policiais (leia-se aí principalmente os praças), e não pensaram assim quando estavam no poder! Digo isso, pois se assim fosse poderiam ter implantado algumas "pequenas" porém importantes alterações nas "condições de trabalho" dos policias, tais como: uma escala de serviço de pelo menos 24x72h, o fim do famigerado EXTRA, buscar a reformulação do RDPM (para que ao menos se aproximasse da CF/88), tentar evitar que os policiais quando escalados em interdições por exemplo, não ficassem JOGADOS de qualquer forma, e uma série de outras medidas que já diminuiriam o desgaste do policial em sua rotina.
Diante de tudo isso é que fica a minha pergunta: "Porque não tentaram fazer nada disso anteriormente?".
Volto a dizer major, que estou firme no propósito de dar andamento e apoio irrestrito ao movimento, mas tem coisa que é no mínimo estranha!!!

Minha respeitosa continência ao senhor, e JUNTOS SOMOS FORTES!!!!!


AL CFS/06

Anônimo disse...

Você se mostra mais uma vez que é um irresponsável e mesquinho.

Anônimo disse...

Você só ratifica que o con selho deve te expulsar da PM, pois um oficial superior jamais deveria insulflar a tropa como você faz.
MOLEQUE IRRESPONSÁVEL.

Anônimo disse...

Seu louco varrido.
Acorda disso, assim vc só se isola mais

Anônimo disse...

MINHA CONTINÊNCIA E MEUS RESPEITOS A ESTE ILUMINADO SARGENTO. ACREDITO QUE O QUE ELE DISSE COM TANTO BRILHANTISMO RESIDE NO ÂMAGO DE TODOS OS PRAÇAS. NÓS NÃO SOMOS AS FORÇAS ARMADAS, NÃO PODEMOS FICAR MAIS ATRELADOS A REGULAMENTOS ARCÁICOS.
PODE ATÉ NÃO ACABAR O MILITARISMO, MAS A EDUCAÇÃO , CAVALHEIRISMO E A CORTESIA DEVEM SER O MOTE ENTRE TODOS OS MILITARES, INDEPENDENTE DAS PATENTES.

NOVAMENTE, PARABÉNS AO SARGENTO.

MAJ PM RG 52.830 RODRIGUES disse...

Parabens pela postagens, estou apenas informando que estou de volta nos Blogg e solicito que me ajude a divulgar a informação abaixo:Transcrição da Parte

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO D O RIO DE JANEIRO
DIRETORIA GERAL DE SAÚDE
POLICLINICA DA POLICIA MILITAR/CASCADURA

Do: MAJ PM SUB-DIRETOR ADM.
Ao: Sr CEL PM DIRETOR
ASSUNTO: Denúncia Sobre Negligência do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

PARTE

O signatário participa-vos que no dia 05 de fevereiro de 2008, terça-feira de Carnaval, por volta das 06:30 horas, este signatário percebeu a chegada de dois veículos em alta velocidade, seguindo pela Rua Baronesa do Engenho Novo sentido Rua Álvaro Seixas, pela contramão de direção, sendo que logo em seguida foi estacionado na calçada, nas proximidades da esquina da Rua Baronesa do Engenho Novo com Rua Maximiniano de Figueiredo, próximo a uma Industria de telas, o veículo Ford, de cor azul metálica, placa LNC7707RJ, enquanto outro veículo de cor preta ao qual não pode ser identificado pelo signatário aguardou ao lado com o motor ligado. Que em seguida desembarcou do veículo Ford/Fiesta, Placa LNC7707RJ, um casal de cor branca, estando o homem usando camisa de cor azul clara, boné de cor clara e bermuda, e a mulher usando bermuda jeans e blusa vermelha, que retiraram do porta malas alguns pertences e em seguida entraram no outro veiculo de cor preta que estava sendo conduzido por um homem de cor escura e camisa listrada e mantinha o motor do veículo ligado. Que em seguida o veículo preto saiu em alta velocidade pela Rua Maximiniano de Figueiredo, sentido Rua Dois de Maio, Engenho Novo. Que o fato ocorreu em fração de no máximo 05 (cinco) minutos e o signatário encontrava-se na janela da porta de ferro que dá acesso a varanda do segundo andar de residência onde reside, dificultando qualquer tipo de intervenção deste signatário no fato. Que de imediato realizou contato com a Sala de Operações do 3º BPM, através do Nextel nº55*1030*98, a fim de solicitar uma abordagem no veículo preto e conferência da placa do veículo Ford/Fiesta, azul metálico, de placa LNC7707RJ, ano 1999, Chassi 9BFNGZFHAYB2888686, a fim de conferir se era ou não registrado como roubado ou furtado. Cito que este signatário já providenciou a recuperação de cerca de 08 (oito) veículos nas proximidades da residência onde reside, diretamente ou indiretamente com a utilização de equipes de serviço do 3º BPM ou do extinto BPCHOQUE/GETAM, todos frutos de Roubos ou Furtos. Que apesar de saber através da consulta do PRODERJ, via Nextel nº 55*24*36801 de propriedade do declarante, constar “Restrição Policial, informe a Polícia” o que indica ter sido feito algum tipo de Registro de Ocorrência do tipo Roubo ou Furto, o mesmo não pode ser rebocado para o Pátio Legal devido ao fato do Sistema só permitir a utilização do Pátio Legal quando o policial militar estiver de posse do nº do Registro de Ocorrência e da Delegacia onde foi registrada, sendo que segundo os Operadores da Sala de Operação do 3º BPM durante o período de terça-feira dia 05 de fevereiro de 2008 até domingo dia 10 de fevereiro de 2008, o Sistema do PRODERJ se encontrar fora da Rede não permitindo que fossem obtidas as informações necessárias para a recuperação do veículo. Que durante o período de 06:30 horas de 05 FEV 08 às 18:00 horas do dia 09 FEV 08 este signatário manteve vigilância no veículo, mas que durante o período de 18:00 horas de domingo dia 09 FEV 08 à 02:00 horas do dia 10 FEV 08 este signatário esteve fora de sua residência e que ao retornar o veículo já havia sido levado do local.
Do exposto, este signatário participa-vos o fato narrado a fim de que seja encaminhado ao Sr. CEL PM CMT GERAL da PMERJ a fim de apurar se houve ou não falha no Sistema do PRODERJ ao qual poderia prejudicar o serviço de recuperação de Autos Roubados e Furtados, e caso seja confirmado o problema, a fim de que seja cumprido o previsto nos incisos XXII – “é garantido o direito de propriedade” e XXXII – “o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor”, tudo do artigo 5º, do capitulo I, do Título II da Constituição Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988 e do Artigo 144 – “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: I- Polícia Federal; II- Polícia Rodoviária Federal; III- Polícia Ferroviária Federal; IV- Polícias Civis; e V- Polícias Militares e Bombeiros Militares”, encaminhar a presente participação com a devida informação da falha administrativa do Estado do Rio de Janeiro para os meios de comunicação para que o proprietário do veículo possa junto a um advogado avaliar se cabe ou não um processo de indenização pela perda de seu veículo e com isso ajudar ao Governo do Estado do Rio de Janeiro a corrigir as falhas que possam prejudicar a prestação de serviço de “Segurança Pública”.
Outrossim, informo-vos que a presente parte será divulgada no Blog deste signatário, de nome “A Polícia Militar como ela deve ser” para garantir que através da internet seja preservado o direito do cidadão, proprietário do veículo Ford/Fiesta, de cor azul metálica, placa LNC7707RJ.

Rio de Janeiro, em 11 de fevereiro de 2008.


EIMAR RODRIGUES PEREIRA
MAJ PM RG 52.830
muito obrigado, a principal finalidade da Polícia Militar é garantir os direitos do cidadão e dessa forma garantir a Segurança Pública e não ser escravo ou do Estado. Quando o Estado ou algum representante dele comete algum crime a Polícia Militar não deve se omitir ou ser conivente, deve sim conforme art 144 da Constituição Federal garantir o direito do povo, caso contrário não estamos em uma Democracia e sim numa "Ditadura Velada e Tirana".
contato-http://apoliciamilitarcomoeladeveser.blogspot.com/

Anônimo disse...

MAJOR WANDERBY, QUERO EXPRESSAR A MINHA GRATIDÃO PELO FATO DE O SR. TER PUBLICADO O MEU COMENTÁRIO. NA VERDADE, EU DIRIA MAIS UM DESABAFO DO QUE COMENTÁRIO, PORÉM, NUNCA IMAGINEI QUE SERIA PUBLICADO NO SEU BLOG. SAIBA QUE É RECÍPROCO O SENTIMENTO DE RESPEITO DESTE GRADUADO PELO SENHOR. APESAR DE NÃO CONHECÊ-LO, APRENDI A ADMIRÁ-LO. EM BREVE ESTAREI POSTANDO MAIS UM COMENTÁRIO, SOBRE OS HERÓIS QUE NÓS CRIAMOS. UM ABRAÇO, E QUE DEUS LHE ABENÇOE.

Anônimo disse...

OS HERÓIS QUE NÓS CRIAMOS.

O SER HUMANO TEM UMA CAPACIDADE INCRÍVEL DE GERAR DA NOITE PARA O DIA HERÓIS, QUE NA MAIORIA DAS VEZES NÃO PASSAM DE HERÓIS DE PAPEL. AS VEZES CHEGAMOS AO ABSURDO DE CONFUNDIR O TEMPO QUE ALGUÉM PASSA AO NOSSO LADO, COM A AMIZADE. ISSO TAMBÉM SE DEVE A CRIAÇÃO DE HERÓIS QUE SÃO NECESSÁRIOS AO NOSSO VIVER. QUANDO SE TRATA DO BRASIL, ESSA NECESSIDADE É AINDA MAIOR. DIGO ISSO, PORQUE SENTIMOS FALTA DE VERDADEIROS HERÓIS. NUM PAÍS, QUE PARA SER INDEPENDENTE, PRECISOU QUE UM ESTRANGEIRO DESSE O GRITO DE INDEPENDÊNCIA, NÃO É DIFÍCIL ENTENDER A NECESSIDADE DE HERÓIS. PORÉM, O QUE ENCONTRAMOS NA PMERJ E NO CBMERJ, SÃO HERÓIS DE PAPEL. HOMENS QUE COMPRAM COM O PODER COERCITIVO, O "RESPEITO" DOS SEUS SUBORDINADOS. ISSO PORQUE, NUNCA OUVIRAM FALAR QUE TUDO QUE ENVOLVE SENTIMENTO, NÃO PODE SER COMPRADO, DEVE SER CONQUISTADO. É ASSIM NO RELACIONAMENTO DE PAIS E FILHOS. MARIDO E MULHER,AMIGOS,ETC. EU NÃO POSSO SIMPLESMENTE EXIGIR O RESPEITO DOS MEUS FILHOS, EU PRECISO CONQUISTÁ-LO. O RESPEITO ADQUIRIDO PELA FORÇA É FORJADO, O ADQUIRIDO PELA CONQUISTA É REVESTIDO DE FIDELIDADE. O TEMPO, SENHOR DA RAZÃO, MOSTRARÁ QUE OS ELEFANTES PASSARAM A RACIOCINAR.

PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO, LEIA A SEGUINTE ILUSTRAÇÃO:

"CORAGEM RUMO AO SUCESSO"

Um treinador de circo consegue manter um elefante aprisionado, porque usa um truqe muito simples:
Quando o animal ainda é um filhote, ele amarra uma de suas patas num tronco muito forte. por mais que tente, o elefante não consegue soltar-se. Aos poucos, vai se acostumando com a idéia de que o tronco é mais poderoso do que ele. Quando adulto, é dono de uma força descomunal, porém, basta colocar uma corda no pé do elefante e amarrá-la num graveto que ele nem tenta libertar-se, porque se lembra que já tentou muitas vezes, e não conseguiu.
Assim como os elefantes, nossos pés estão amarrados em algo frágil,mas, como desde criança nos acostumamos com o poder daquele tronco, não ousamos fazer nada, sem saber, que basta um simples gesto de coragem para descobrir todo NOSSO PODER DE REALIZAÇÃO.

LIBERTE-SE DOS SEUS TRONCOS. USE SUA CORAGEM COMO UM CAMINHO PARA REALIZAÇÃO DOS SEUS SONHOS, DO SEU SUCESSO E A CAMINHO DA FELICIDADE.

OS ELEFANTES ESTÃO DESCOBRINDO, EM TEMPO, A FORÇA QUE TÊM. O GRITO DE LIBERDADE ESTÁ SENDO DADO A CADA DIA E ALCANÇANDO OS LUGARES MAIS REMOTOS. EM BREVE A NOSSA VOZ SERÁ A VOZ DE MILHÕES E MILHÕES, E ENTÃO, SABERÃO QUE O VALOR DA VIDA VAI ALÉM DO DINHEIRO. O HOMEM SE COMPLETA POR UM CONJUNTO DE SITUAÇÕES QUE PASSAM POR DIGNIDADE, RESPEITO,RECONHECIMENTO,ETC. ISSO TUDO SOMADO A UMA BOA REMUNERAÇÃO, FAZ O PROFISSIONAL DE POLÍCIA E DOS BOMBEIROS TRABALHAR COM A CERTEZA DE QUE AQUILO QUE ELE MAIS AMA(A SUA FAMÍLIA), ESTÁ AMPARADA.
ESSES SÃO MAIS ALGUNS PENSAMENTOS DESSE SARGENTO DE POLÍCIA, QUE É APENAS UM BEIJA FLOR TRABALHANDO NESSE INCÊNDIO. QUE DEUS NOS ABENÇOE.

Anônimo disse...

Maj Wanderby11

Com referência a este mesmo artigo, fiz um comentário no Blog do Cel Paúl e gosaria que o Sr. lesse, caso ele divulgue. Entretanto, vai aqui um complemento. O Sr., assim como eu, achávamos que o sistema estava certo. Que o regulamento deveria ser cumprido à risca. Fomos enganados pelo poder. Não acredito mais nas mesmas coisas. Me desiludi. Era tudo mentira, uma farsa. Fomos usados. Talvez tenhamos a oportunidade de nos conhecer na próxima reunião na sede da Associação. Até lá. Meus respeitos.

JUNTOS SOMOS FORTES

TEN PM

Anônimo disse...

Major Waderby , quero parabenizá-lo pelo espaço democrático, vejo que o Senhor é um oficial sensível aos novos tempos que já atingem a PMERJ, o fato de o Senhor abrir espaço para um praça expor sua opinião a respeito dos acontecimentos muito me alegra. Na verdade sempre fomos ignorados e, até pouco tempo era vedado a nós até o exercício máximo de cidadania (o voto). Mas os ventos da mudança sopraram e continuam soprando, e o Senhor sendo um homem inteligente sabe disso, e governo já percebeu que, qualquer manifestação sem a presença maciça de praças não surtirá grande efeito. Nós Praças temos interesses salarial e profissional, algumas possíveis mudanças no âmbito da Polícia Militar já atenuariam a nossa penúria e serviriam de alento para pleitearmos com os Senhores a questão salarial. Entretanto, vejo nos comentários pessoas contrárias ao espírito participativo, atacando a sua pessoa e fazendo ameaças, são esses tipos de "profissionais" que tornam a convivência na PMERJ infernal ao ponto de muitos evitarem demorar muito no interior de uma unidade. Continue aberto aos nossos pleitos e marcharemos com os Senhores.