20/08/2008

O GOVERNADOR NÃO PARECE ESTAR PURO

Discurso - FLÁVIO BOLSONARO

Informações Básicas
Sessão: Ordinária
Expediente: Inicial

Autor do Documento: Sandra Varela/ALERJ
Data de Criação: 19/08/2008
________________________________________________________
Data da Sessão:
19/08/2008
Hora:
15:15
________________________________________________________
Texto do Discurso
O SR. FLÁVIO BOLSONARO - Sr. Presidente Dica,
"o Deputado Comte Bittencourt, que me antecedeu nesta tribuna, falou de uma das insanidades que tem cometido o governo do nosso Estado. E venho a esta tribuna para tratar de outra insanidade, quando o Governador Sérgio Cabral foi à grande imprensa atacar o Comandante Militar do Leste, do Exército brasileiro, General Cezário, insinuando que ele está sendo omisso na luta de trazer as Forças Armadas para ajudar no combate à criminalidade no Estado do Rio de Janeiro. Quem é o Governador Sérgio Cabral para falar da moral do General Cesário? Pelo que sei o Comandante Militar do Leste nunca respondeu a processo por enriquecimento ilícito, ao contrário do atual governador que, salvo engano, em 1998, quando era Presidente desta Casa, respondeu a um processo por enriquecimento ilícito e contou com a benevolência da Justiça Federal, na pessoa do Desembargador Federal Ney Moreira da Fonseca, que – veja a coincidência, Deputado Dionísio Lins! –, logo em seguida, veio a ser nomeado para um cargo na Agência Estadual de Serviços Concedidos, cujo salário não é tão mau assim e que, ainda por cima, é vitalício. Desta forma, vemos como uma mão lava a outra.
A pessoa, para criticar uma outra próxima a ela, deve, primeiro, olhar para seu próprio umbigo. Assim, deixo registrado este humilde apoio ao General Cezário que, certamente, entende muito mais de Segurança Pública do que o nosso governador.
A segunda insanidade de que venho tratar nesta tribuna diz respeito à nossa Polícia Militar. Estive, na semana passada, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PM, em Sulacap, para a formatura de 433 Soldados, que concluíram o Curso de Formação. Não foi surpresa para mim quando, ao ter seu nome anunciado na solenidade, o governador foi vaiado pelos familiares dos Policiais presentes. São cidadãos fluminenses que já estão com a paciência esgotada com o governador, que continua, até hoje, apenas na promessa de dar dignidade não apenas aos Policiais Militares, mas também aos policiais civis, aos Bombeiros, aos inspetores penitenciários, aos profissionais de Segurança Pública de um modo geral – estes, até hoje, continuam a receber salários miseráveis!
Como se não bastasse, ainda na solenidade de formatura no CFAP, o governo do Estado brinda os melhores colocados no curso de formação da seguinte forma: o primeiro colocado recebeu, das mãos do governador do Estado, o brilhante prêmio de uma TV CCE 21 polegadas; o segundo colocado, como recompensa por seu esforço, recebeu de brinde uma torradeira elétrica; e o terceiro colocado de um curso de formação de que participaram 433 Soldados, recebeu um 'kit infantil', do qual constava um trenzinho de plástico. Este é o tratamento que o governo estadual dá aos nossos Policiais! O que esperar da nossa Polícia?
Não é à toa que hoje está estampada na capa do Jornal O Globo a foto de um desses Soldados recém-formados pela Corporação dormindo, sentado na viatura. Mas o jornal não coloca por quê ele está ali dormindo: porque recebe um salário de fome e, por isso, é obrigado a cumprir uma dupla ou uma tripla jornada para complementar sua renda mensal. Ele sai, então, de um serviço de 12 horas ininterruptas, troca de roupa no Batalhão e vai fazer segurança particular, vai tentar defender o leite de suas crianças fora do quartel, já que o poder público não oferece um salário digno a esse Policial. É lógico que, no dia seguinte, ao voltar para cumprir sua jornada de trabalho no Batalhão, vai estar cansado.
É humanamente impossível exigir que Policiais Militares, hoje, principalmente as Praças, que estão na ponta da linha no combate aos criminosos, fiquem 12 horas impecavelmente atentos a tudo o que acontece à sua volta. Eles são constantemente maltratados pelo Estado – essa é uma das razões pelas quais nós, comumente e infelizmente, encontramos Policiais Militares que acabam repassando esse maltrato por parte do Estado aos cidadãos.
Ainda por cima, temos que engolir uma proposta de reajuste salarial de 8%, que significa algo em torno de 70 reais a mais por mês no contracheque desse Policial Militar flagrado hoje na capa do jornal O Globo. Isso mesmo: esse Soldado vai ter 70 reais a mais por mês em seu contracheque após muita luta, muitos meses de espera, muita negociação com o governo do Estado. Essa é a recompensa que ele tem por derramar o seu sangue pela nossa segurança. É revoltante!
Realmente, são insanidades cometidas pelo nosso governador do Estado os brindes conferidos aos melhores colocados no Curso de Formação de Soldados e esse reajuste de 8% que está sendo oferecido e que em breve será votado aqui, no plenário desta Casa. Cansei de ouvir pronunciamentos do então candidato Sérgio Cabral para Policiais e vários profissionais da área de Segurança Pública em que dizia o seguinte: 'o governo que diz que não tem dinheiro para dar reajuste aos seus Policiais é incompetente e é mentiroso'. Hoje vemos vários protestos, inclusive na internet, com a foto do Governador Sérgio Cabral com nariz de Pinóquio. Ora, estou apenas relembrando o que disse o nosso governador quando em campanha ao governo do Estado.
Sr. Presidente, fica registrado o nosso protesto. Vou terminar citando algo que já está na linguagem popular, não é o Deputado Flávio Bolsonaro que está dizendo: 'Em razão de todas essas insanidades, o governador não parece estar puro.'
Muito obrigado
." (grifos - e links - meus).

5 comentários:

MSC disse...

QUEM CONHECE O DEP. EST. FLAVIO BOLSONARO, SABE O QUANTO É SINCERO EM SEU PRONUNCIAMENTO.
ESPERAMOS, ENQUANTO CIDADÃOS E SINCERAMENTE, QUE O MESMO VENHA SE CANDIDATAR A GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.

Anônimo disse...

Triste e verdadeira realidade!

Anônimo disse...

O QUE O RECRUTA MALDITO TÁ FAZENDO RINDO PARA AQUELE PORCO? OS BOLSONARO SEMPRE DEFENDERAM OS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA E MERECEM O NOSSO TOTAL APOIO. QUEM TIVER DÚVIDAS ACOMPANHEM OS SEUS ATOS NO SITE DA ALERJ. AO CONTRÁRIO DE CERTO FANFARRÃO PERNETA QUE SÓ SABE FAZER MACAQUICE NA TV E NÃO FAZ PORRA NENHUMA PELA CLASSE. SE NÃO FAZ PARTE DA SOLUÇÃO, FAZ PARTE DO PROBLEMA.

Anônimo disse...

INFELISMENTE O RECRUTA ESTÁ RINDO PARA O GOVERNADOR POR AINDA NÃO SABER DA VERDADEIRA REALIZADA DA PMERJ, AGORA PARA ELE SERÁ TUDO DIFERENTE, SAIRÁ DO CONTO DE FADAS E ENTRARÁ NA MAIS PURA REALIZDADE. BOLSONARO NÃO TENHA MEDO E VENHA LOGO COMO CANDIDATO A GOVERNADOS A FINAL POR PARTE DO FUNCIONARIOS PUBLICOS TERÁ TOTAL, TOTAL APOIO.

Anônimo disse...

pois é meus companheiros de farda, mais um dia sem esperança, de indignação por ser odiado pelo governador, por ganhar uma mereca e não ver uma luz de salvação.. pior de tudo é não ter esperança que alguma coisa irá mudar, o que nos falta principalmente é a união.. é radicalizar, ir até as últimas conseguências ja imaginaram meus companheiros se paramos por 2 dias? o caus que será esse estado?temos que ter a força da população ao nosso lado nas proximas eleições podemos dar nosso recado ao cabral. regeitando os candidatos do 15 nois e nossos familiares pediremos que não votem nos candidatos do 15 um dia descobriremos que somos uma grande força.. e que so falta acordar para saber-mos o tamanho. espero sinceramente que o Bolsonaro seje o "salvador" que tanto esperamos.