28/09/2008

"O que está embaixo é igual ao que está em cima. E o que está em cima é igual ao que está embaixo"

Lembram-se da utilização de carro oficial, seguranças e credencial de serviço para a ida ao Maracanã da filha do delegado secretário de segurança do RJ?
Da utilização de helicóptero para a condução do... cabeleireiro da Sra. Cabral?
Da destinação de carros oficiais e motoristas da PM do RJ para militares atuando fora da PM do RJ?
Dos alardeados e insuficientes manuais de conduta policial e da ausência de publicidade quanto às taxas de elucidação de delitos por parte do Instituto de Segurança Pública?
Do Policiamento Fantasma da PM do RJ?
Da estranha impunidade ostentada pelo jogo do bicho, pelas empresas de ônibus e por tantos outros no RJ?
Da história das UPAs sem licitação?
Dos quase R$5.000.000,00 sem licitação para a FETRANSPOR?

24/09/2008

Qual é o preço?

Qual é o preço das convicções de um homem, de suas verdades... de sua palavra?
O preço da dignidade que ostenta?
A partir de que momento deve ceder diante da possibilidade de ocupação de um cargo, de percepção de gratificações, de pretensa ascensão profissional... do exercício do "poder"?
A partir de que momento deve passar da coerência cristalina aos ardis... à enganação?
Qual é o preço de um homem?
Quanto ele vale?
Não, não há preço...
Homens não têm preço!
Se têm preço, não são homens!

22/09/2008

A IMPUNIDADE É O CÂNCER DO RJ! MAS QUAIS SÃO AS SUAS VERDADEIRAS ORIGENS? SERIAM OS BOATOS DOS "HOMENS DA MALA" ALGO VERÍDICO?

ÔNIBUS DE EMPRESAS TRAFEGANDO SEM O DEVIDO LICENCIAMENTO E VIOLANDO REGULARMENTE A SINALIZAÇÃO, KOMBIS E VANS ATUANDO IRREGULARMENTE EM TRANSPORTE DE PASSAGEIROS, MOTOCICLISTAS TRAFEGANDO SOBRE O PASSEIO PÚBLICO COM PLACAS ENCOBERTAS OU MESMO AUSENTES, VEÍCULOS CIVIS E ATÉ VIATURAS TRAFEGANDO NA CONTRAMÃO DE DIREÇÃO, MÁQUINAS CAÇA-NÍQUEIS, ÔNIBUS "PIRATAS", PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO E, É CLARO, PONTOS DE JOGO DO BICHO EM PROFUSÃO REPRESENTAM ALGO CADA VEZ MAIS PRESENTE NO COTIDIANO DOS FLUMINENSES. ALGO CADA VEZ MAIS "NORMAL"!

A REAL POLÍCIA "INVESTIGATIVA" CIVIL DO RJ


21/09/2008

DESCONHECIMENTO, SOBERBA E DESPREZO PELA SOCIEDADE

Além de ser cediço que o tipo penal "usurpação de função pública" não tem aplicabilidade a agentes públicos, mas sim a particulares (Código Penal, capítulo II, "Dos crimes praticados por particular contra a administração em geral"), o ofício em tela parece desprezar também os interesses finalísticos da administração pública e a própria titularidade da ação penal, como que a querer fazer crer que interesses salariais de delegados de polícia, por mais legítimos (ou não) que sejam, podem se sobrepor à própria lei e ao bem comum. Não podem!
É lamentável, mas agindo de tal forma, talvez o grande legado da greve dos delegados de SP seja demonstrar que o verdadeiro papel a ser desempenhado por eles... a razão de ser de seus empregos, é o que menos fazem de fato; e não falo do registro de ocorrências, do acionamento de perícias ou da lavratura de meros termos circunstanciados ou autos de prisão em flagrante, pois isso tudo, como já vem sendo demonstrado, pode ser suprido ou mesmo feito de forma satisfatória e eficaz por outros agentes públicos.
Falo da ELUCIDAÇÃO DE DELITOS!

HÁ ALGUMA CHANCE DE DAR CERTO?


Se a sociedade ainda tivesse acesso às taxas de elucidação de delitos da Polícia Civil (a mesma que é retratada "fardada" na imagem supra) e, com maior imparcialidade e menor atraso, aos demais dados estatísticos alusivos à sua gestão (em ambos os casos, ocultados pelo pouco transparente e cada vez menos independente Instituto de Segurança Pública), a incompetência e a irresponsabilidade do delegado Beltrame ficariam ainda mais evidentes.
.

E QUANTO AO RJ? ONDE ESTÃO OS DIVIDENDOS DA DESGRAÇA SALARIAL DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E MILITARES? O QUE ESTÁ SENDO FEITO COM O DINHEIRO?


APRENDENDO COM SÉRGIO CABRAL FILHO


17/09/2008

NO RJ, POPULAÇÃO E POLÍCIA PERMANECEM ENTREGUES ÀS SANDICES DE UM SECRETÁRIO ALIENÍGENA, MILITARISTA, INCOMPETENTE, DISSIMULADO E IRRESPONSÁVEL


EM SC, O DIRECIONAMENTO DAS AÇÕES DA POLÍCIA MILITAR TEM POR FOCO O INTERESSE PÚBLICO E A SALVAGUARDA DO EXERCÍCIO DA CIDADANIA. LÁ, A PM FAZ O TC!

O MILITARISMO E A NECESSIDADE DE DISTINÇÃO ENTRE MODELO ORGANIZACIONAL E ETOS - A LIÇÃO (NO TERRENO) DO CEL NOVAES, DO E.B. E A OPÇÃO DOS EUA

(Jornal da Record, 15/09/08)
.
EM PENSAR COMO UMA ÚNICA RESPOSTA SINCERA E CALCADA EM BASES TÉCNICAS PODE EVIDENCIAR O QUÃO MAIS BEM DIRECIONADA DE QUE A POLÍCIA MILITAR (E MESMO A CADA VEZ MAIS FARDADA, ARMADA, BLINDADA E... MILITARIZADA - ETOS - POLÍCIA CIVIL) DO RJ ESTÁ A FORÇA FEDERAL PARA O DESEMPENHO DE ATRIBUIÇÕES QUE SEQUER LHES SÃO ORDINARIAMENTE PECULIARES.

CHEGO À CONCLUSÃO DE QUE O CORONEL NOVAES ESTÁ MUITO MAIS CAPACITADO PARA A GESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA DO RJ DE QUE SÉRGIO CABRAL FILHO (PMDB-15) E O DELEGADO JOSÉ MARIANO BENINCÁ BELTRAME.

FALANDO AINDA EM MODELO ORGANIZACIONAL E EM ETOS, PARECE QUE MESMO NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, O EXEMPLO DA ESPANHA, CHILE, FRANÇA E DO BRASIL (DO PONTO DE VISTA DO ETOS, RJ À PARTE), A OPÇÃO PELO PARADIGMA ORGANIZACIONAL MILITAR GANHA FORÇA NA ESFERA POLICIAL:

CLEYDE PRADO MAIA, MÃE DE GABRIELA (E UM POUCO DE NÓS OUTROS TAMBÉM)

15/09/2008

Ode aos homens de bem

Sei que por vezes pode parecer difícil... quase impossível.
Sei que há ocasiões em que as circunstâncias levam a acreditar que por maiores que sejam nossos esforços, nada (de bom) vai acontecer.
Sei que a luta travada é desigual e cruel.
Sei que as armas por nós utilizadas podem parecer ineficazes e que sequer conseguimos entender os mecanismos de funcionamento das deles.
Sei que pode até parecer que o mal está triunfando.
Mesmo assim (e por isso mesmo), peço que não se rendam... que não se acostumem com as iniqüidades, por mais recorrentes que sejam.
Peço que não desistam.
Peço que não se esqueçam que, como disse Martin Luther King, o que assusta não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons.
Peço que continuem a ter coragem... a coragem deles.
A coragem dos canalhas!

MOVIMENTO UNIFICADO DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS DO RJ


0,0001%!


10/09/2008

ESTRANHAS COINCIDÊNCIAS E SEMELHANÇAS

(SETV 2º edição - 30/08/08)


TALVEZ MUITOS AINDA NÃO SAIBAM, MAS POUCO ANTES DE SER EXONERADO DO CARGO SOB O PRETEXTO DE NÃO HAVER IMPEDIDO A REALIZAÇÃO DE PASSEATA POR MELHORIAS SALARIAIS, O COMANDANTE GERAL DA PM DO RJ INTERVEIO DE FORMA DECISIVA PARA QUE ISSO:

DESSE LUGAR A ISSO:


E TALVEZ TAMBÉM NÃO SAIBAM, MAS A LAVRATURA DE TERMOS CIRCUNSTANCIADOS PELA POLÍCIA MILITAR, A BEM DA ECONOMIA DE RECURSOS PÚBLICOS, DA MELHORIA DO VERDADEIRO E IMPORTANTE SERVIÇO DA POLÍCIA CIVIL, DA INTENSIFICAÇÃO DO POLICIAMENTO OSTENSIVO, DA REDUÇÃO DA SENSAÇÃO DE IMPUNIDADE E, ENFIM, DA MELHORIA DOS SERVIÇOS PRESTADOS À POPULAÇÃO, SERIA REINICIADA NO RJ, NOS MOLDES DO QUE JÁ OCORRE EM SANTA CATARINA (E EM DIVERSOS OUTROS ESTADOS DA FEDERAÇÃO), LOGO APÓS O CARNAVAL DE 2008.

A PROPÓSITO, TALVEZ AGORA ESTEJA MAIS CLARA A REAL MOTIVAÇÃO DE UM DOS MAIS ARDOROSOS ADVERSÁRIOS DA LAVRATURA DE TERMOS CIRCUNSTANCIADOS PELA POLÍCIA MILITAR...

DE ALGUÉM QUE LUTOU COM UNHAS, DENTES E, QUEM SABE, ATÉ COM OUTRAS "ARMAS" PARA QUE TODAS AS OCORRÊNCIAS CONTINUASSEM TERMINANDO NAS DELEGACIAS DE POLÍCIA...