12/10/2008

Saúde, segurança, educação e algo mais... O Rio de Cabral!



8 comentários:

Anônimo disse...

Abstenção, Nulos e Brancos - As Vedetes Omitidas!

*Raymundo Araujo Filho 07/10/2008 (CMI)

A leitura dos números sobre o abstencionismo eleitoral (ausências, Brancos e Nulos), nos obrigam a fazer algumas reflexões.
Nestas últimas eleições municipais tivemos um fenômeno que, ao que parece, não interessa ser comentado por amplos setores do mundo político, notadamente aqueles que acreditam, ou participam dos processos eleitorais e de Divisão do Poder, sem uma crítica radical sobre as possibilidades do exercício de bons mandatos, sem a completa transgressão das perspectivas dos Partidos Políticos, quais sejam os da Conquista do Poder Institucional, e não a Organização e Mobilização Popular.

Relendo algo sobre a vida de Joseph Proudhon (anarquista histórico), está lá que ele decepcionou-se grandemente com a vida parlamentar que teve "pois isso me afastou das bases populares, enquanto perdia tempo fazendo leis que não seriam aprovadas, pela correlação de forças no parlamento, totalmente dominado pela burguesia emergente" (George Woodcok - História das Idéias e do Movimento Anarquista - LP&M).

Assim penso que a adesão a atividade parlamentar dentro das regras do jogo estabelecido a favor do sistema, é uma inconseqüência. Mas, creio que, pelo menos na atividade parlamentar, sob a égide de um partido Não Convencional, pode-se colocar o Povo DENTRO e não fora (como platéia) do Jogo Político.

Tentar fazer Leis que não serão aprovadas, manter a iniciativa em nome do Deputado(a) ou grupo inter partidário que chancela o Projeto, manter internamente no partido a estrutura hierárquica e de exercício individual e nominal do mandato, em NOME de um Coletivo, mas não exercido PELO Coletivo, são modelos ultrapassados e que ninguém mais quer chancelar. A história de traições pelo poder são muito maiores do que os comportamentos saudáveis. O Poder Corrompe o Homem, ou é corrompido por ele.

É angustiante para os que tem formulação política e inócuo para quem não tem formulação alguma (a grande maioria), ver a continuidade da estrutura Partidária em que lideranças são forjadas muito mais pela oportunidade de exposição, por motivos, às vezes, destituídas de profundo caráter ideológico, mas sim de concordâncias até morais apenas, gerando a produção de "medalhões" dentro dos Partidos, que passam a representar um conjunto heterogêneo em muitas questões, sem respeitar as instâncias Partidárias. E espero, sinceramente, que o Abstencionismo no segundo turno seja decisão nacional dos partidos que concorreram, à esquerda.

Não há mais motivos para entregar representação alguma nas mãos de quem quer que seja. Por isso tivemos o seguinte quadro eleitoral, largamente omitido e não comentado por quase ninguém, à direita e à esquerda!

Abstenções 820.236 (17,91%),
Branco 198.152 (5,27%)
Nulo 281.130 (7,48%)
TOTAL = 1.299.518 (30,66%)

Traduzindo: Praticamente 1/3 dos eleitores recusaram a oferta que fazem, os que querem fazer parecer, que este modelito falso representativo é o único caminho para a condução dos processos políticos. E isso é fato. E não é de pequeno tamanho. O Abstencionismo foi enorme.

Chamou-me a atenção que em municípios do Noroeste Fluminense, castigados pelo abandono administrativo e depauperação econômica, houve um abstencionismo enorme, tendo município com 77% de não comparecimento, brancos e nulos. E vários em torno dos 40% de abstenções.

Quando vemos que candidatos a Prefeitos, que se apresentaram como oposição ao Sistema, mal chegaram aos 3% em média de eleitores, a primeira conclusão que chego é que, na verdade, possíveis companheiros de caminhada contra o Sistema, queriam ver palavras pelo Voto Nulo, e não candidaturas quase santas, ou travestidas de. Quando não repleta de Messianismos e Palavras de Ordem perdidas na sujeira da profusão televisiva de massa.

Nenhuma proposta dos candidatos de oposição "a esquerda" do que está aí foram ouvidas e são lembradas.
E tiveram a dimensão desse equívoco estratégico, no resultado eleitoral. Menos de 2% dos votos. Se isso não é ter se equivocado na estratégia....

Poderiam, por exemplo, se juntarem em uma coligação para defender o Voto Nulo, no horário eleitoral, lançando um candidato para ficar dizendo em suas aparições de 1 minuto que, ?embora candidato, respeita muito os partidários do Voto Nulo para Prefeitos?. E que as campanhas de candidatos ao parlamento tivessem parte de suas atividades de campanha e TODAS as inserções do Horário Gratuito, sendo apresentados coletivamente ao público. Teria sido a coqueluche eleitoral: Voto Nulo para Prefeitos e Campanha Coletiva para o Parlamento. Decerto, não seria esta fiasqueira que foi....

Dispensar a companhia de 30% dos eleitores que se abstiveram(tão heterogêneos quanto os que votaram), para ficar com menos de 2% (4% do total dos eleitores) dos que foram votar é, além de uma incongruência estatística, uma opção política equivocada.

Muitos com boa visibilidade nas suas cidades, em vez de concorrerem à Câmara, foram para o "sacrifício" de uma Campanha inaudível e invisível às Prefeituras, diminuindo na maioria das vezes, ou sequer alcançando a representação parlamentar no município. Coisa de analfabetos políticos. Ou políticos muito tradicionais, ainda.

Portanto, as grandes Vedetes não comentadas destas eleições, certamente que foram as Modalidades Abstencionistas que lograram chegar à bagatela de 30% dos eleitores aptos a votarem.

Se isso não for levado em conta, para a tentativa de se extrair e promover a maior politização possível deste fato, e levá-lo como arma contra o Sistema, principalmente se apoiado por fortes e independentes Organizaçãoe Mobilização Popular, quem sabe com uma estrutura Parlamentar horizotalizada e coletiva NO EXERCÍCIO DO MANDATO (revesamento de suplentes, divisão equânime e gestão coletiva das finanças e remunerações, projetos de Leis só com a chancela de subscrição popular, nenhum acerto com o Poder Executivo ou Composições Parlamentares, etc.).

Oposição aos Poderes Executivos e Mandatos De Costas para o Parlamenmto e de Frente para o Povo!

O Voto Nulo e Mobilizações Populares terão de ser armas utilizadas para mudarmos este País, no cenário das Eleições Executivas de 2010 (Presidência e Governos Estaduais). E que até lá, algum partido surja com as características próprias de Ação Parlamentar Popular e anti Poder Executivo, afinal, totalmente seqüestrado pelo Sistema.

Nunca é demais sonhar! E estarei disposto a participar de uma empreitada destas.

Anônimo disse...

Abstenção pode ser tiro no pé


Durante a ditadura, era comum o governo federal decretar ponto facultativo para esvaziar o Centro do Rio em dia de manifestação programada com antecedência.

Como era grande a concentração de servidores públicos federais no Rio de Janeiro, a medida visava evitar a adesão dos funcionários às manifestações.

Assim aconteceu numa 4ª-feira, 26 de junho de 1968. Muita gente ainda se lembra de que a medida do governo resultou em fracasso retumbante.

A classe média carioca reagiu. Estudantes, intelectuais, profissionais liberais, donas-de-casa e funcionários públicos tomaram o Centro do Rio, marcharam pela avenida Rio Branco, da Candelária até a Cinelândia, e a Passeata dos Cem Mil entrou para a história da resistência à ditadura.

O mesmo aconteceu numa 3ª-feira, 10 de abril de 1984.

Apesar do ponto facultativo decretado pelo governo do general Figueiredo, mais de um milhão de cariocas foram ao gigantesco comício das diretas, em frente à igreja da Candelária. Um oceano de gente estava ali só para pedir eleições diretas para presidente da República.

Lembrei destes dois episódios porque o governo do Estado do Rio decidiu marcar o dia do Funcionário Público, um feriado tradicionalmente móvel, para segunda-feira, dia 27, 24 horas depois do segundo turno da eleição para prefeito. (Ato do governador foi publicado ontem, no Diário Oficial do Estado)

Criou-se um feriadão, com uma eleição no meio, para fabricar uma abstenção monstro.

Espero que os estrategistas da campanha de Eduardo Paes tenham calculado cuidadosamente todas as conseqüências deste ponto facultativo.

É manobra de altíssimo risco, que pode ter resultados inteiramente contrários ao que desejam seus autores.

Pode gerar nos cariocas uma brutal rejeição ao candidato, como nos tempos em que a ditadura tentava reprimir a livre manifestação da população.

Ou como reagiu a sociedade civil de todo o país, quando o então presidente Collor incentivou o povo a vestir verde e amarelo num domingo, para mostrar apoio ao governo, e a população vestiu-se de preto, de Norte a Sul do Brasil.

E finalmente, um detalhe preconceituoso. O candidato que se diz o preferido dos mais carentes quer beneficiar-se de um feriado que só a classe média e os ricos podem aproveitar, porque os pobres não têm dinheiro para sair da cidade.

Mas ai dos cariocas pobres que precisarem de algum serviço público fornecido pelo estado nesses três dias de feriado.

Vão dar com o nariz na porta.

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/luciahippolito/post.asp?t=abstencao_pode_ser_tiro_no_pe&cod_Post=131943&a=431

Anônimo disse...

ENTÃO MEUS CAMARADAS,AMIGOS INTELIGENTES,HOMENS E MULHERES DE BEM, VAMOS DAR UMA LIÇÃO NO PINOQUIO, GABEIRA NELES É 43.

GABEIRA,43

GABEIRA, 43

FORA PMDB

Anônimo disse...

GABEIRA TEM O MELHOR DESEMPENHO NO DEBATE DA BANDEIRANTES, ATÉ O MOMENTO A PESQUISA DA 80% A GABEIRA, O FILHOTE DE PINOQUIO ESTA SOOMENTE COM 17%.O POVO NÃO É BURRO NÃO,NÃO ADIANTA LULINHA, DILMINHA PINOQUIO E OUTROS PORCOS QUEREREM AJUDAR O FILHOTE DE PINOQUIO NÃO.

VAMOS PRACIMA DELES MEUS CAMARADS É 43 É GABEIRA.

VAMOS MOSTRAR AO PINOQUIO QUE TEMOS FORÇA E SOMOS INTELIGENTES É GABEIRA

Anônimo disse...

UM TOQUE DE ARROGÂNCIA ! UMA QUESTÃO DE DITADURA !


Hoje recebi um comunicado que um dos grandes lideres sindical de nossa empresa fora exonerado.
Busquei saber o porque e a informação é que o ilustre companheiro e guerreiro Valdemir da Rua Sacadura Cabral teria sido exonerado por simplesmente ter exercido seu direito democrático de não aceitar o Candidato do Governo do Estado como Prefeitável do Rio. Um toque de arrogância ou um questão de Ditadura ?

Ora companheiros , onde está a domocracia ? onde está o direito de ir e vir ? será que a direção da Cedae está perdendo o juízo ? será que nós temos que ser o que eles querem e não o que realmente precisamos ter como direito de expressão ? O que está acontecendo nesse Estado ? o que está havendo com todos ?

Acho que está na hora de o Sr. Presidente acordar e entender que nós somos trabalhadores e temos o direito de expôr nossa opinião com as coisas ! Nós temos o direito de parar de ser perseguido e temos o direito de opinar por nossos passos.Estão perseguindo sindicalistas ! Que horror ? Um toque de arrogância ou uma questão de Ditadura ?

Pelo que sei do Ilustre Sindicalista , guerreiro de luta , é que ele apenas expressou o seu direito Democrático em um`País livre e soberano e não nos confis da ditadura. Ou será que é apenas Uma toque de Arrogância ou uma questão de Ditadura ?

Cabral chamou os Cedaeanos de Vagabundos , esquecendo-se que nós estamos colocando em sua conta(empresa) U$ 1.000.000.000,00 todo mês debaixo de sol e chuva e não podemos negar que nossos trabalhadores estão (mesmo com essa dinheirama em caixa) sem uniformes , botas , viaturas , ferramentas etc.. .Enquanto as empreeiteiras.... Ele se esqueçe que antes de ser eleito fez um discurso em defesa da Cedae livre e agora tenta nos vender , nos demitir por qualquer espirro que se dá , e também não procura expressar um minuto de GRATIDÃO com aqueles que o elegeram. É só Chicotada e chute no trazeiro ? Ora governador , tem algo errado ! V.Excª não era assim ! Está pegando esses vícios com alguém que na verdade está tentando fazer com que sua candidatura de Vice-Presidente futura vá para o espaço. Será que isso é um toque de Arrogância ou uma questão de Ditadura ?

Nós somos uma de uma linha dura de LUTA e não podemos permitir que qualquer um possa nos denegrir enquanto força Sindical e trabalhadores. Lutar pelo direito do cidadão é o nosso dever , é a nossa convicção e não vamos parar , nem que para isso tenhamos que seguir pelas ruas convocando o povo para luta. Tem algo errado e precisamos consertar.

Não posso negar que a Direção da Cedae procurou levantar nossa empresa , mais não posso negar que estão passando dos limites em perseguir trabalhadores. Não posso negar que estamos ficando a mercê do poder. Meus olhos uma vez piscaram , hoje estão se fechando ! Não acredito mais. Hoje percebo realmente que existe um toque de Arrogância nas coisas e está se tornando uma questão de Ditadura interna. Isso não é possível !

Porque não houve resposta na imprensa do Ex-Blog do Cesar Maia quando ele mesmo denúnciou o Contrato do Maracanã ? Porque não foram até o Deputado Comte Bittencourt e disseram para ele que iriam EXONERA-LO da Alerj pela denúncia postada no Site da Própria Alerj ? Porque não exoneram o Claúdio Humberto que sempre denúncia coisas em sua coluna ? Porque será que nós temos sempre que pagar o pato ? Será que foi porque nós não votamos direito para Governador em 2006 ? Ou será porque o povo está errando de novo no primeiro turno ?

Nós de Nível Universitário temos que tomar uma posição em defesa da classe, podemos dizer , menos faverável ,temos que nos unir contra tudo isso e fazermos uma avaliação do que está acontecendo , não podemos mais ficar de braços cruzados esperando amorte chegar. ASEAC , Associações , Sindicatos em fim todos nós temos que tomar uma posição , precisamos procurar o Governador sem barulho e termos uma conversa franca de eleitor e trabalhador para Governador e explicar que as coisas estã denegrindo para outras bandas e que não podemos mais trabalhar e produzir sob os chicotes dos soberanos do Egito porque essa era passou , não podemos nos deixar ser dominados pelo retorno de Hitler , Mussuline e outros tantos que ficaram na história como figuras desilustres no MUNDO.

Essa é minha indignação sobre o assunto e isso cada um tem que pensar bem no que pretende daqui para frente. Ou nos unimos e tomamos uma posição , ou então vamos continuar com os TOQUES DE ARROGÂNCIA em nossas vidas até 2010 ou então viveramos na cumplicidade da QUESTÃO DA DITADURA. Pense. Analise. Discuta. Lute. Ainda dá tempo.

Essa indignação será encaminhado ao Palácio Guanabara , TCE , MPE , MPT , ALERJ , CVM , e todos que estão nos ouvindo.

" BERRO SÓZINHO........MAS BERRO....SEI QUE VAIS ME OUVIR"

Anônimo disse...

Uma manobra entre o Eduardo Paes e o Presidente da Cedae Wagner Victer , em contrato assinado pelos dois no valor de R$ 15.300.000,00 , referente ao não pagamento de agua e os trocou por dois camarotes no Maracanã.

Um absurdo imenso onde a Imprensa comprada por Sérgio cabral não divulgou.

Anônimo disse...

As eleições tiveram seu primeiro momento, 51 novos vereadores, alguns ladrões de conhecimento geral entraram, bons vereadores ficaram de fora. Mas temos um quadro novo, um novo tempo. Um tempo que por momentos me assusta, mas continuo confiante na mudança.

Gabeira neles!

Anônimo disse...

Wagner Victer, QUE VERGONHA VC QUE É DA MAÇONARIA FAZER ISSO, PEDE PARA SAIR MEU IRMÃO TENHA VERGONHA, DEVOLVA SUAS LUVAS BRANCAS E AVENTAL,PEDE PARA SAIR PELA PORTA DOS FUNDOS.